Lusanet - Futebol Português
Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 06/05/2018

IRMANADOS, SPORTING E BENFICA DÃO TÍTULO AO PORTO

Sporting e Benfica fizeram nesse sábado um jogo de cumpadres no Alvalade XXI, com os encarnados dominando o 1o tempo, e com ambas as equipes mais preocupadas em não sofrer gol do que o fazer na etapa final. Melhor para o Porto, que com 4 pontos a mais que esses dois adversários (82 contra 78) antes do jogo que fará nesse domingo, já não poderá mais ser alcançado pelos dois que só terão mais um jogo (Sporting joga fora na Madeira frente ao Marítimo precisando fazer pelo menos um resultado igual ao do Benfica, que recebe o Moreirense, para ficar com o vice-campeonato que lhe garantirá vaga na 3a pré-eliminatória da Liga dos Campeões, visto que empatado em pontos com o Benfica se beneficia do empate com gols na Luz no 1o turno, no 1o critério de desempate). Com o título o Porto garante vaga direta na fase de grupos da Liga dos Campeões e um aporte aos seus cofres de no mínimo 40 milhões de euros.

SUPERLIGA PORTUGUESA TEMPORADA 2017/2018

A 32a jornada terminou na segunda-feira (30/04) com o Aves recebendo às 20h o Estoril e vencendo por 1x0.

Já a 33a começou nessa sexta-feira com os seguintes confrontos:

04/05 (Sexta-feira)

Braga 1x1 Boavista (20:30h)

05/05 (Sábado)

Belenenses 3x2 Portimonense (16:00h)

Tondela 1x4 V.Guimarães (18:15h)

Sporting 0x0 Benfica (20:30h)

06/05 (Domingo)

Moreirense 0x3 Aves (16:00h)

Estoril 2x1 V.Setúbal (16:00h)

Chaves 4x1 Marítimo (18:00h)

Porto 2x1 Feirense (20:15h)

A jornada só termina nesta segunda-feira (07/05), com o Paços de Ferreira recebendo as 20:00h o Rio Ave.

Critérios de desempate:

Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;

b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;

c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;

d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;

e) Maior número de vitórias em toda a competição;

f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sporting

Finalmente o Sporting oficializou a contratação até 2023 do jovem jogador do Atlético Mineiro, Marco Túlio, que abate 900 mil euros da dívida superior a 2 milhões que o time de Minas tem com o de Alvalade relativa a compra do antigo jogador leonino Elias, ficando o Sporting detentor de 70% do seu passe (e podendo adquirir os 30% restantes por mais 2 milhões até 31 de janeiro de 2022), e o Atlético de 10% do que exceder o valor dessa transação em caso de uma venda futura. A cláusula rescisória foi fixada em 60 milhões de euros.

Benfica

Um jornal árabe divulgou nessa sexta que uma proposta milionária poderá levar Rui Vitória a defender o Al-Hilal. Na mesma notícia o jornal afirma também que Marco Silva já foi contatado pelo presidente encarnado para dirigir a equipe da Luz.

Segunda Divisão

Na rodada dessa semana Nacional da Madeira (campeão) e Santa Clara dos Açores (vice) conseguiram antecipadamente vaga na primeira divisão portuguesa da próxima temporada.

Portugueses no Exterior

A imprensa brasileira está especulando que o craque madeirense Cristiano Ronaldo está ultimando detalhes para abrir em junho, durante o Mundial da Rússia, um restaurante português em Gramado, no Rio Grande do Sul, e inspirado nas receitas de sua mãe, que por sua vez dará seu nome ao recinto gastronômico: "Dona Dolores".

O zagueiro luso Rolando foi o herói do Marselha na quinta-feira (03/05) ao saltar do banco para entrar aos 11 minutos da 1a etapa da prorrogação na partida frente ao Arsenal e que garantiria vaga na finalíssima em Lyon esse mês frente ao Atlético de Madrid. O time francês, que houvera vencido a primeira partida em casa frente ao Salzburgo por 2x0, perdeu pelo mesmo placar nesse encontro de volta na Áustria, o que levou a decisão para a prorrogação. A oito minutos do término do 2o tempo da prorrogação, após cobrança de um escanteio (marcado equivocadamente para o Marselha), a bola alçada na área sobrou para Rolando que de chapa colocou no cantinho do goleiro austríaco fazendo o gol consagrador que carimbou o passaporte dos franceses para a grande decisão.

A história se repete para o atacante português Eder, que entrou os 35 minutos do 2o tempo e aos 40 fez o único gol do Locomotive de Moscou na vitória por 1x0 frente ao Zenit nesse sábado e que assegurou o 3o título nacional da equipe russa após um jejum de 14 anos.

Pela primeira vez na história do Estoril Open um tenista português, João Sousa, sagrou-se campeão derrotando nesse final de semana o americano Frances Tiafoe por 6-4 e 6-4.