Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 11/10/2020

AMISTOSO PORTUGAL X ESPANHA

A Seleção Portuguesa teve uma mudança de última hora devido ao diagnóstico de COVID-19 no central José Fonte, que foi cortado e substituido por Domingos Duarte do Granada. Num jogo de muitas experiências, com domínio espanhol na primeira etapa, e português na segunda, Portugal e Espanha empataram na quarta-feira (07/10), no Estádio de Alvalade, que teve a liberação para que 2500 torcedores convidados assistissem o confronto. Portugal quebrou um recorde da Espanha que até então tinha marcado pelo menos um gol nas últimas 42 partidas disputadas e CR7 completou seu jogo de número 200 defendendo Portugal (166 pela seleção principal, 3 pela olímpica, 10 pela sub-21, 5 pela sub-20, 7 pela sub-17 e 9 pela sub-15).

Um dia após o encontro com a Espanha, nos rotineiros testes de COVID, Anthony Lopes acusou a doença e foi imediatamente cortado da seleção, sendo chamado Varela do V.Guimarães para a vaga.

PORTUGAL E ESPANHA ASSINAM PROTOCOLO PARA SEDIAREM JUNTOS MUNDIAL DE 2030

Os presidentes das Federações Portuguesa e Espanhola, Fernando Gomes e Luis Ribiales, assinaram na quarta-feira (07/10) um protocolo de intenções visando sediarem em conjunto o Mundial de 2030, embora a decisão final só ocorra no Congresso da FIFA de 2024, quando se prevê um mundial com 48 seleções (16 a mais do que nos moldes atuais). Além de Portugal / Espanha, Marrocos também pleiteia o sediamento, assim como também o deseja o consórcio "Argentina / Uruguai / Paraguai / Chile. O Mundial de 2022 terá o Catar como sede, e o de 2026 será sediado em parceria por México, Canadá e Estados Unidos.

SUPERLIGA PORTUGUESA

Devido aos jogos da seleção, a 4° jornada só volta no próximo final de semana, quando inclusive teremos o 1° clássico da temporada com o Sporting recebendo o Porto no sábado (17/10).

ÚLTIMAS NOTICIAS

Sporting

João Mário está de volta ao Sporting, 4 anos após ter sido vendido à Inter de Milão por 40 milhões de euros. O jogador assinou até junho do próximo ano, sendo que receberá os mesmos 3 milhões de euros que auferia na Itália, com a Inter bancando 2 e os leões 1 milhão.

Já Misic, meio-campista que na última temporada esteve emprestado ao PAOK, foi reintegrado ao plantel.

Rumo inverso tomou Wendel, negociado com o Zenit por 20,3 milhões de euros (e mais 4 milhões possíveis por metas alcançadas). O Sporting pagará 1 milhão 780 mil euros de comissões a empresários.

Benfica

Dyego Sousa, que estava emprestado pelo Shenzhen da China ao Benfica, rescindiu contrato e acertou sua ida para o Famalicão.

O Benfica contratou junto ao Barcelona, por empréstimo de uma temporada (com a segunda opcional), o jovem defesa central sub-20 da seleção francesa Todibo. Os encarnados pagam 2 milhões pelo empréstimo e ficam com a opção de compra por 20 milhões de euros.

Rio Ave

Depois de ficar uma temporada inteira parado, Fábio Coentrão retorna ao Rio Ave, onde atuou pela última vez antes dessa paragem.

Porto

O Porto emprestou até o final da temporada, e com opção obrigatória de compra, Danilo ao PSG, que paga no ato 4 milhões e mais 16 ao término do empréstimo.

Alex Telles é outro que sai em definitivo para o Manchester United por 15 milhões de euros e mais 3 possíveis por metas.

Em contrapartida chegaram Felipe Anderson que estava no West Ham, o zagueiro Sarr cedido pelo Chelsea, Nanu, lateral direito que foi destaque na vitória do Marítimo frente aos dragões semana passada e Marko Grujic, meio-campista emprestado pelo Liverpool.

V.Guimarães

Descontente com o não cumpimento do que lhe fora prometido pela direção, quanto à contratação de jogadores experientes e não apenas de jovens promessas, o técnico e ex-jogador da seleção, Tiago, apresentou na quinta-feira (08/10) seu pedido de demissão, após dirigir a equipe em apenas 3 partidas somando uma derrota, um empate e uma vitória. Jesualdo Ferreira e Bruno Lages são nomes cogitados.

Portugueses pelo Mundo

A Colombia de Carlos Queiroz, pelas eliminatorias do Mundial de 2022, bateu na sexta-feira (09/10) a Venezuela de José Peseiro, por 3x0. Como sempre falastrão, e já justificando um possível insucesso, Peseiro, em entrevistas após o jogo, já pediu paciência e um tempo maior para conseguir ajustar o selecionado.