Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 12/03/2017

PORTUGAL COM APENAS 2 EQUIPES NA LIGA DOS CAMPEÕES DA TEMPORADA 2018/2019

Com a eliminação do Benfica da Liga dos Campeões e a eminente saída também do Porto, Portugal perderá nessa temporada o 6o posto no ranking para a Rússia (que como agravante ainda tem o Rostov e o Krasnodar na Liga Europa), o que tirará uma vaga para a disputa da Liga dos Campeões na temporada de 2018/2019, ou seja, ao invés de 3 vagas (duas diretas e uma terceira numa pré-eliminatória), terá apenas 2, sendo uma direta e outra numa terceira pré-eliminatória. Para a Liga Europa permanecem as 3 vagas. Desde a temporada de 2012/2013 Portugal colocava 3 equipes na Liga dos Campeões. Só mesmo a classificação do Porto para as semifinais, e mais a eliminação das equipes russas da Liga Europa poderia ainda manter Portugal com 3 vagas.

TAÇAS EUROPÉIAS

Parte dos jogos de volta da Liga dos Campeões aconteceu esse meio de semana com os seguintes resultados:

07/03- Nápoles 1x3 Real Madrid - bem que o Nápoles até fez 1x0 no 1o tempo, mas o poderio madrilhenho foi soberano e repetiu o placar do jogo de ida, virando o jogo na etapa final e garantindo vaga nas semifinais, com dois gols de Sérgio Ramos e um de Morata, após rebote de chute de Cristiano Ronaldo.

07/03- Arsenal 1x5 Bayern - da mesma forma o Arsenal até saiu na frente, mas com a expulsão de um jogador por ter cometido pênalti, colocou tudo a perder e viu os alemães repetirem o placar do jogo de ida sucumbindo novamente de forma vexatória por goleada.

08/03- Borussia Dortmund 4x0 Benfica - o gol sofrido logo aos 4 minutos, a oportunidade de empate perdida no início da etapa final, e os dois gols relâmpagos sofridos logo na seqüência por mera desatenção defensiva selaram a sorte encarnada que poderia ter sido outra visto que após o gol inaugural o Dortmund tirou o pé do acelerador. Para descontar com juros e correção monetária o pênalti perdido na Luz e outras tantas oportunidades Aubameyang fechou a goleada em 4x0 aos 40 minutos de jogo marcando seu terceiro gol na partida.

08/03- Barcelona 6x1 PSG - uma vitória épica, mas tremendamente manchada pela ajuda da arbitragem no 1o gol em completo impedimento, em dois pênaltis duvidosos, nos excessivos 5 minutos de acréscimo ao final do jogo e ainda no 6o gol também num suposto fora de jogo; isso tudo sem contar o pênalti sofrido por Di Maria aos 40 da etapa final, não assinalado pela arbitragem, mas reconhecido pelo zagueiro catalão. Aliás, o árbitro alemão que apitou a partida, Deniz Aytekin, está sob a mira do diretor técnico de arbitragem da UEFA, Pierluigi Colina, podendo ser punido e afastado por um bom tempo, e já preventivamente não apitando mais jogos das Taças Européias nessa temporada. Mesmo assim e apesar de toda essa ajuda ao Barcelona, o PSG não fez por merecer outro resultado, pois se acovardou do primeiro ao último minuto de jogo.

No dia 14/03 o Porto vai até a Itália enfrentar a Juventus precisando de no mínimo uma vitória por 2x0 para levar o jogo para a prorrogação (visto que perdeu em casa por 2x0). Teremos também nesse dia o Leicester recebendo o Sevilha e no dia 15 os jogos Mônaco x Manchester City e Atlético de Madrid x Bayern Leverkusen.

Já pela Liga Europa, em sua primeira mão das oitavas-de-final, tivemos os seguintes jogos envolvendo portugueses:

Rostov 1x1 Manchester United de José Mourinho.

Olympiakos (já sem o demitido Paulo Bento) 1x1 Besiktas de Quaresma.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 24ª jornada terminou na segunda-feira (06/03) quando as 20:00h o Estoril recebeu o Rio Ave e perdeu por 2x0.

Já a 25ª jornada teve início nessa Sexta-Feira:

Sexta (10 de Março)

Arouca 0x4 Porto (20:30h) – com mais dois gols de Soares o Porto goleou por 4x0 o Arouca, que continua na sina de colecionar derrotas após a entrada do técnico Manuel Machado em substituição a Lito Vidigal que foi para Telaviv.

Sábado (11 de Março)

V.Setúbal 1x2 Feirense (16:00h)

Chaves 0x0 Braga (18:15h)

Tondela 1x4 Sporting (20:30h)- com 4 gols de Bas Dost (que ainda se deu ao luxo de desperdiçar uma penalidade máxima) o Sporting goleou o Tondela por 4x1.

Domingo (12 de Março)

Nacional x Pacos de Ferreira (16:00) – jogo transferido para segunda-feira a noite pois por falta de teto a equipe da cidade do móvel não conseguiu embarcar no sábado para a Madeira.

Boavista 3x0 Marítimo (16:00h)

Rio Ave 3x2 Moreirense (18:00h)

V.Guimarães 3x3 Estoril (20:15h)

A jornada só termina nesta Segunda-Feira (13 de Março), quando as 20:00h o Benfica recebe o Belenenses.

Critérios de desempate:

Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;

b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;

c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;

d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;

e) Maior número de vitórias em toda a competição;

f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Benfica

Caso o Benfica venda o goleiro Éderson, 50% do valor recebido será do Rio Ave, clube dono do passe do atleta antes do mesmo se transferir para a Luz.

O Benfica conseguiu vaga para a "Final Four" da Youth League dos Campeões (equivale à categoria sub-19) após vencer na Rússia o CSKA por 2x0 e se junta também ao Barcelona que eliminou o Porto em Portugal após vitória por 2x1. O time encarnado pega o Real Madrid (que eliminou o Ajax), enquanto o Barcelona enfrenta o Salzburgo. Os jogos dessa fase acontecem em Nyon na Suíça, de 21 a 24 de Abril.

Sporting

O dirigente leonino José Eduardo Bittencourt foi condenado a pagar 5400 euros de multa ao Estado e mais 10 mil euros a Marco Silva, ex-treinador do Sporting, condenado que foi por calúnia e difamação contra o atual técnico do Hull City.

Porto

O atacante Walter, que desde 2011 pertence ao Porto onde nunca se firmou (embora ainda tenha contrato até 2019), tendo sido emprestado a três clubes diferentes desde então, foi recentemente suspenso da sua última equipe, o Goiás, por agredir com uma cotovelada o goleiro Matheus durante um treino (fato que inclusive levou o agredido a prestar queixa na polícia). Perante isso a direção do Goiás resolveu romper o contrato e devolvê-lo ao time dos dragões.

Estoril

Depois de 3 meses no cargo o técnico Pedro Carmona foi demitido essa semana do Estoril e para o seu lugar foi contratado Pedro Emanuel, que em Dezembro passado abandonou o comando do Apollon Limassol do Chipre, após passagens por Acadêmica (onde venceu há alguns anos a Taça de Portugal) e Arouca.

Portugueses no exterior

Mesmo a varias rodadas na liderança do campeonato grego com alguns pontos de vantagem a frente do segundo colocado, e tendo conseguido evoluir para as semifinais da Taça da Grécia, Paulo Bento conseguiu bater um recorde negativo nas últimas três rodadas do campeonato nacional com três derrotas consecutivas (fato que não acontecia desde a temporada de 1995/1996) e que acabou lhe custando o cargo, visto que nessa segunda a direção do Olympiacos anunciou a sua demissão.

O técnico português Pedro Caixinha, campeão mexicano pelo Santos Laguna e que atualmente dirigia o Al- Gharafa do Catar acaba de se transferir por 3 temporadas junto com toda sua comissão técnica lusa para o Glasgow Rangers do futebol britânico após o referido time ter acertado o pagamento da multa rescisória do técnico de Beja junto ao sheik dono do Al-Gharafa, que a princípio não queria liberá-lo.