Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 17/01/2021

TAÇA DE PORTUGAL

A Taça de Portugal teve sua 4° eliminatória realizada na última semana com os seguintes resultados:

11/01 (terça-feira)

Marítimo 2x0 Sporting - vitória merecida do time madeirense, com destaque para Rodrigo Pinho (novo reforço encarnado), que marcou o 1° e fez a assistência para o 2° gol madeirense contra um Sporting que menosprezou o adversário através das mudanças feitas por Rubem Amorim que colocou um time misto em campo pensando que a fatura era certa. Na próxima fase os madeirenses pegarão o Estoril.

12/01 (quarta-feira)

Nacional 2x2 Porto (0x2 na prorrogação) - os dragões abriram o marcador, mas sofreram o gol de empate na sequência, levando a virada no segundo tempo quando logo a seguir o time madeirense teve um jogador expulso num lance polêmico. Faltando 2 minutos para o término do tempo regulamentar o Porto empatou, levando a partida para a prorrogação onde os dragões fizeram mais dois gols e ainda evitaram um gol do Nacional numa defesa de pênalti de Diego Costa. Os dragões enfrentam na próxima fase o Gil Vicente, que empatou por 2 gols no tempo normal com o Acadêmico de Viseu, vencendo na prorrogação.

Estrela da Amadora 0x4 Benfica - ao voltar à sua antiga casa, Jorge Jesus não encontrou dificuldades para bater por 4x0 o Estrela da Amadora, garantindo assim a vaga na próxima fase onde enfrentará o Belenenses SAD.

13/01 (quarta-feira)

Braga 5x0 Torreense - vitória tranquila dos bracarenses que na próxima fase enfrentarão o S.Clara.

14/01 (quinta)

Fafe 2x2 Belenenses SAD (0x1 na prorrogação) - os anfitriões chegaram a fazer 2x0, mas permitiram o empate do Belenenses a menos de 2 minutos do término do tempo regulamentar, o que levou a partida à prorrogação onde a equipe do Restelo conseguiu o gol da virada que garantiu vaga na próxima fase onde enfrentará o Benfica.

As quartas de final serão disputadas em partida única (27 a 29 de janeiro), já as semifinais serão em jogos de ida (09 a 11 de fevereiro) e volta (02 a 04 de março), com os vencedores das partidas abaixo se enfrentando:

(Braga/S.Clara) x (Gil Vicente/Porto)

(Marítimo/Estoril) x (Benfica/Belenenses SAD)

TAÇA DA LIGA

A SIC comprou os direitos de transmissão da "Final-Four" da Taça da Liga onde se enfrentaram Porto x Sporting às 19:45h do dia 19 e Benfica x Braga no mesmo horário no dia seguinte, com os vencedores disputando a grande final no próximo dia 23 em Leiria.

SUPERLIGA PORTUGUESA

A 14° jornada começou na sexta-feira com os seguintes jogos:

Sexta-feira (15/01)

Sporting 1x1 Rio Ave (18:30h) - jogando em seus domínios o Sporting, apesar de ter aberto o marcador, deu espaço ao Rio Ave e sofreu o empate, perdendo dois pontos preciosos.

Porto 1x1 Benfica (21:00h) - sem contar com Otávio contaminado pela Covid, o Porto recebeu o Benfica (que também teve 3 baixas pela pandemia, só que de membros da comissão técnica), numa partida extremamente violenta onde o Benfica teve ligeiro domínio, abrindo o marcador aos 17 minutos com Grimaldo, mas sofrendo o empate na sequência, com um gol de Taremi aos 25. O resultado persistiu até o apito final e Taremi, por entrada violenta em Otamendi, acabou sendo expulso no tempo complementar deixando o Porto com apenas dez elementos em campo por quase meia hora.

Sábado (16/01)

Paços de Ferreira 2x0 Braga (15:30h)

Tondela 3x1 Boavista (20:30h)

Domingo (17/01)

Nacional 0x1 Moreirense (15:00h)

S.Clara 1x2 Famalicão (17:30h)

Gil Vicente 0x1 Marítimo (20:00h)

V.Guimarães x Farense – Transferido para 17/02 devido à falta de condições do gramado (presença de muito gelo).

A jornada só termina nessa segunda-feira (18/01), com o Portimonense recebendo às 20:15h o Belenenses SAD.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Braga

Depois de ter perdido a final da Taça da Liga há uma semana para o mesmo Benfica, a equipe feminina do Braga deu o troco nas encarnadas na terça-feira (12/01) vencendo a decisão da Taça de Portugal por 3x1, a 1° da sua história.

Sporting

A COVID chegou a Alvalade e contaminou 3 jogadores leoninos: Neto, Nuno Mendes e Sporar.

Portugueses pelo mundo

Depois de vencer a partida de ida da semifinal da Libertadores por 3x0 na Argentina, o Palmeiras de Abel Ferreira sofreu muito na terça-feira (12/01) para garantir vaga na final, sofrendo 2 gols no 1° tempo, mais um no inicio do 2° tempo e que foi anulado por fora de jogo, além de ter duas penalidades máximas assinaladas contra si e anuladas pelo VAR, tudo isso mesmo com um homem a mais por pelo menos 30 minutos devido à expulsão de um jogador do River. Ainda assim o 2x0 garantiu o Palmeiras na grande final pela 5° vez na sua história e 21 anos após a sua última conquista.