Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 21/01/2018

TAÇA DE PORTUGAL

Os jogos das semifinais serão disputados em partidas de ida e volta nos dias 28/02 e 18/04, colocando frente a frente Porto x Sporting (jogo de volta em casa) e Aves x Caldas (jogo de volta em casa).

SUPERLIGA PORTUGUESA TEMPORADA 2017/2018

A 18 a jornada foi concluída na segunda-feira (15/01) com mais dois jogos: Moreirense 2x2 V.Setúbal (19:00h) e Estoril 1x0 Porto (21:00h), partida que terminou no 1o tempo com vitória parcial do Estoril e interrompida por problemas estruturais nas bancadas que levaram a invasão do gramado por parte da torcida do Porto. A data para a realização do 2o tempo desse jogo é 21 de Fevereiro e já com o aval da FIFA por ser data de jogos da Liga dos Campeões (embora o Porto não tenha jogo agendado para essa data).

Já a 19a começou nessa sexta-feira com os seguintes jogos:

Sexta-Feira (19/01)

V.Setúbal 1x1 Sporting (19:00h) – o Sporting vencia desde os 31 da etapa inicial, mas um pênalti de Coentrão nos acréscimos permitiu o empate aos donos da casa e a volta a liderança do Porto, mesmo com um jogo a menos.

Porto 1x0 Tondela (21:00h)

Sábado (20/01)

Marítimo 0x0 Belenenses (16:00h)

Benfica 3x0 Chaves (18:15h) - vitória encarnada com mais 2 gols de Jonas e 1 de Pizzi.

Portimonense 1x2 Braga (20:30h)

Domingo (21/01)

Aves 0x2 Paços de Ferreira (16:00h)

Feirense 1x0 Moreirense (16:00h)

Rio Ave 2x0 Boavista (18:00h)

V.Guimarães 3x1 Estoril (20:15h)

Critérios de desempate:

Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;

b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;

c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;

d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;

e) Maior número de vitórias em toda a competição;

f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Benfica

No último domingo o Benfica conquistou sua primeira Taça da Liga de Futsal ao bater por 5x2 o Sporting, atual bicampeão português e da Taça da Liga.

Embalo, atacante de 16 anos dos juniores do Benfica, está sendo negociado com o Leipzig da Alemanha por 20 milhões de euros (18 milhões e mais 2 milhões de metas).

Belenenses

Domingos Paciência foi demitido essa semana do Belenenses (embora ainda não tenha acordado a rescisão contratual) deixando a equipe na 11a posição com 19 pontos em 18 jornadas. Para o seu lugar assume o comando da equipe até o final da temporada o ex-jogador da equipe do Restelo, Silas, com possibilidade de extender o vínculo por mais um ano.

Sporting

Depois de uma passagem por Alvalade de 2013 a 2016 quando então rumou a China para defender o Tianjin Teda, Fredy Montero foi essa semana recontratado pelo Sporting.

V.Guimarães

Nessa quarta-feira cerca de 30 torcedores encapuzados invadiram o gramado onde ocorria o treino do V.Guimarães para protestar contra a péssima campanha da equipe chegando as vias de fato com os jogadores Hurtado e Tallo.

Porto

Majeed Waris, atacante de Gana que pertence ao Lorient da França, está sendo contratado por empréstimo até o final da temporada com preço do passe estipulado em 6 milhões de euros.

Portugueses no Exterior

Marco Silva foi demitido esse domingo do comando técnico do Watford. Depois de um bom início, a campanha do técnico luso foi decaindo, coincidência ou não, após um suposto interesse do Everton em sua contratação no final de 2017. A gota d'agua foi a crítica reiterada de Marco Silva a imprensa sobre a falta de banco por ausência de reforços e investimentos.