Lusanet - Futebol Português
Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 22/04/2018

TAÇA DE PORTUGAL

Caldas vence no tempo normal, mas leva a virada na prorrogação

Caldas e Aves fizeram em Caldas da Rainha na última quarta o jogo de volta da semifinal da Taça de Portugal (no de ida em Aves os donos da casa venceram por 1x0). O Caldas, beneficiado por um gol contra, conseguiu levar a partida até a prorrogação onde porem sucumbiu levando dois gols dos visitantes, que assim carimbaram o passaporte para a grande finalíssima no Jamor a 20 de maio.

Sporting marca a 5 minutos do apito final, empata na prorrogação e vence nos pênaltis

No outro jogo das semifinais o Sporting devolveu o placar sofrido no Estádio dos Dragões na partida de ida, e numa noite inspiradíssima de Gelson Martins venceu no tempo normal com um gol de Coates aos 40 do 2o tempo, levando a partida para prorrogação, que por sua vez terminou empatada. Na decisão por pênaltis Marcano desperdiçou a primeira cobrança do Porto, e que foi crucial, pois os comandados de Jorge Jesus converteram todas e garantiram vaga na grande final do Jamor frente ao Aves.

QUATRO BATALHAS FINAIS E PORTO COM A MÃO NA TAÇA

Com a vitória frente ao Benfica na Luz no último minuto na rodada passada o Porto não só assumiu a ponta da tabela com dois pontos a frente do Benfica como também praticamente colocou a mão na taça visto que seus últimos quatro compromissos (o dessa semana e o das outras três rodadas) são mais fáceis que os do Benfica e até que os do Sporting (que ainda corre por fora), senão vejamos os jogos de cada um:

Porto=> recebe o V.Setúbal; joga fora com o Marítimo; recebe o Feirense e termina jogando fora com o V.Guimarães.

Benfica=> joga fora com o Estoril; recebe o Tondela; joga fora com o Sporting e termina recebendo o Moreirense.

Sporting=> recebe o Boavista; joga fora com o Portimonense; recebe o Benfica e termina jogando fora com o Marítimo.

SUPERLIGA PORTUGUESA TEMPORADA 2017/2018

A 30a jornada terminou na segunda (16/04) com o Rio Ave recebendo o Tondela às 20h e empatando por 1 gol.

Já a 31a começou nessa sexta com os seguintes confrontos:

20/04 (Sexta-feira)

Braga 2x0 Marítimo (20:30h)

21/04 (Sábado)

Paços de Ferreira 1x1 Belenenses (16:00h)

Feirense 2x1 V.Guimarães (18:15h)

Estoril 1x2 Benfica (20:30h) – partida emocionante onde o Benfica saiu na frente com Rafa aos 10, sofreu o empate do Estoril na etapa final, anulado legitimamente pelo VAR, mas que posteriormente marcou um gol legal com Haliche aos 18 minutos; e virou no 2º minuto de acréscimos com Sálvio que saltou do banco na etapa final para garantir os 3 pontos a equipe encarnada.

22/04 (Domingo)

Chaves 2x1 Portimonense (16:00h)

Tondela 3x0 Aves (16:00h)

Moreirense 2x1 Rio Ave (18:00h)

Sporting 1x0 Boavista (20:15h)

A jornada só termina amanhã, dia 23/04, com o Porto as 20:00h recebendo o V.Setúbal.

Critérios de desempate:

Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;

b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;

c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;

d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;

e) Maior número de vitórias em toda a competição;

f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sporting

Pela sua participação nessa temporada nas Taças Europeias, inicialmente na Liga dos Campeões e depois na Liga Europa, o Sporting faturou 20,45 milhões de euros (sendo 18,2 pela Champions e 2,25 pela Liga Europa).

No jogo semifinal da Taça de Portugal frente ao Porto o goleiro Rui Patrício bateu um recorde de 32 anos que pertencia ao veterano Vitor Damas ao completar 1201 minutos sem sofrer gols em campeonatos nacionais, sendo que o último sofrido ocorreu em novembro do ano passado frente ao Braga em Alvalade, no empate de 2x2. De lá para cá foram até agora 10 jogos sem sofrer gols, entre campeonato português e taças da Liga e de Portugal.

Marco Túlio, jovem atacante do Atlético Mineiro, pode chegar ao Sporting nos próximos dias, visto que o clube mineiro ainda tem uma dívida com os leões relativa à compra de Elias e que ultrapassa a casa dos 2 milhões de euros. O que não foi ainda definido nem oficializado é se o jogador vem para quitar toda essa dívida ou apenas parte dela, ficando o time brasileiro com parte de seu passe.

Após vencer por 6x1 o Gyor da Hungria na “Final Four” da Taça Européia de Futsal (UEFA) nessa sexta em Saragoça, o Sporting garantiu vaga mais uma vez na finalíssima deste domingo e de novo contra os espanhóis do Inter Movistar de Ricardinho, que venceram também nessa sexta o Barcelona por 2x1. Na decisão passada entre as mesmas equipes o Sporting perdeu para o mesmo Inter por 7x0.

Portugueses no Exterior

Com a vitória de 4x0 frente ao Bolton nesse final de semana, o Wolverhampton, equipe do técnico português Nuno Espírito Santos (que já tinha garantido semana passada o acesso antecipado à Premier League), sagrou-se campeão da 2ª divisão inglesa.