Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 23/04/2017

O MELHOR DO MUNDO NOVAMENTE DECISIVO QUANDO É PRECISO

Cristiano Ronaldo, que até antes dos jogos com o Bayern tinha marcado apenas 2 gols na atual Liga dos Campeões, mostrou que decide nos momentos mais importantes. Marcou os 2 gols do Real na vitória na Alemanha, e nessa partida de volta na Espanha, embora o Real tenha perdido por 2x1 no tempo normal, foi o autor do gol de empate do time espanhol, e ainda de mais 2 gols na prorrogação que não só selaram a passagem do Real para as semifinais pela sétima vez consecutiva, como também o transformaram no primeiro jogador do mundo a atingir 100 gols só na Liga dos Campeões e agora 103 em todas as taças européias. Apesar da polêmica em relação ao possível impedimento em um ou dois gols num dos quais supostamente teria ajeitado a bola com o braço, Cristiano mostrou mais uma vez porque foi eleito pela 4a vez o melhor jogador do mundo, comparecendo e decidindo nos momentos mais importantes.

PINTO DA COSTA: O PRESIDENTE "VITALÍCIO" DO PORTO

Pinto da Costa completou nessa segunda-feira 35 anos como presidente do Porto, batendo todos os recordes mundiais no futebol em termos de longevidade a frente de um clube. Nesse período viu o Porto conquistar 58 troféus nas 1723 partidas que esteve como comandante, dentre as quais obteve 1160 vitórias e 318 empates (sofreu apenas 245 derrotas). Foram 3404 gols a favor e 1200 contra.

TAÇAS EUROPÉIAS - UEFA CHAMPIONS LEAGUE

REAL MADRID 4X2 BAYERN

Num jogo épico e decidido apenas na prorrogação mais uma vez o astro português e melhor do mundo, Cristiano Ronaldo, calou a boca de parte da imprensa (que insiste em menosprezar seu futebol) sendo decisivo na vitória do Real conseguida apenas na prorrogação após derrota no tempo normal por 2x1. Num pênalti de Danilo em Roben o Bayern abriu o marcador com Lewandowisky aos 8 do 2o tempo. Aos 31, em jogada iniciada por Casemiro que cruzou para a área, Cristiano empatou de cabeça, mas mal o Real comemorava o gol, numa confusão dentro da área, Sérgio Ramos fez contra e com isso a partida foi para a prorrogação. Perto do término dos 90 minutos regulamentares Vidal em jogada violenta recebeu o 2o amarelo sendo expulso de campo (embora em outro lance anterior a esse houvesse feito falta muito mais violenta sem sequer ser admoestado). Perto do final da etapa inicial da prorrogação, aos 14 minutos, Ronaldo recebeu uma bola dentro da área (em suposto impedimento), matando-a no peito (embora alguns tenham reclamado de mão na bola) e fuzilou fazendo o 2x2 para delírio da torcida do Real. Aos 5 minutos do 2o tempo da prorrogação, Marcelo fez jogada de gênio passando por entre 3 alemães e tocando de lado para a conclusão de Ronaldo, que fazia assim o seu terceiro gol na partida e o terceiro também do Real. A cereja no topo do bolo foi colocada por Asensio que a 3 minutos do apito final fechou o marcador com 4x2 para o Real, garantindo assim pela sétima temporada consecutiva o time madrilhenho nas semifinais da Liga dos Campeões. A nota triste do jogo ficou por conta da tentativa de invasão do vestiário da arbitragem (contida pela polícia) de 3 jogadores do Bayern: Vidal, Thiago Alcântara e Lewandowiski.

LEICESTER 1X1 ATL. MADRID

Depois de uma vitória magra por 1x0 na Espanha o Atlético de Madrid entrou com tudo para garantir a passagem as semifinais da disputa nessa partida de volta na Inglaterra, tanto que abriu o marcador, sofreu o empate, mas o segurou até o apito final garantindo vaga na próxima fase da Liga dos Campeões.

MÔNACO 3X1 BORUSSIA DORTMUND

O Mônaco do técnico luso Leonardo Jardim voltou a repetir a boa atuação na Alemanha e confirmou classificação, após 13 anos, para as semifinais com nova vitória (agora em casa) frente ao Borussia Dortmund, desta feita por 3x1, abrindo 2x0 logo de cara no primeiro tempo. Mais uma vez o destaque da partida foi o jovem craque Mbappé, fã incondicional e confesso de Cristiano Ronaldo.

BARCELONA 0X0 JUVENTUS

O Barcelona entrou a campo nessa quarta achando que a Juventus seria páreo fácil e superável como foi o PSG. Ledo engano, pois os espanhóis encontraram pela frente uma equipe com uma das melhores defesas de toda Liga dos Campeões e há muitos jogos sem sofrer gols, e ainda com um ataque rápido com Higuain e Quadrado sempre colocando em polvorosa toda defesa adversária. Ao final dos 90 minutos o empate sem gols serviu para ratificar o melhor futebol apresentado pelos italianos (que seguem na disputa) e também para "abaixar a bola" de alguns craques catalães que com o rei na barriga achavam ser insuperáveis.

Já pela Liga Europa, nos jogos envolvendo portugueses, o Manchester United, no jogo de volta, venceu na prorrogação por 2x1 o Anderlecht qualificando-se assim para as semifinais.

Já o Besiktas, de Quaresma, devolveu o 2x1 da partida de ida ao Lyon e levou a partida a prorrogação e disputa de pênaltis, na qual acabou perdendo para o time francês do goleiro português Antony Lopes que defendeu duas cobranças garantindo assim vaga na próxima fase.

No sorteio dessa sexta ficaram definidos os seguintes confrontos e datas de jogos de ida e volta das semifinais das Liga dos Campeões e Liga Europa:

Liga dos Campeões

02/05 – Real Madrid x Atl.Madrid

10/05 – Atl.Madrid x Real Madrid

03/05 – Mônaco x Juventus

09/05 – Juventus x Mônaco

Liga Europa

04/05 – Celta x Manchester United

04/05 – Ajax x Lyon

11/05 – Manchester x Celta

11/05 – Lyon x Ajax

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 29ª jornada só terminou nessa segunda quando às 20h o Nacional recebeu o Moreirense e perdeu por 1x0.

Já a 30ª jornada começou nesse final de semana com os seguintes jogos:

Sexta (21/4)

20:30h – Rio Ave 3x0 Arouca

Sábado (22/4)

16:00h – Maritimo 3x0 Belenenses

16:00h – Tondela 2x0 Nacional

18:15h – Estoril 3x0 V.Setúbal

20:30h – Sporting 1x1 Benfica – numa partida bem disputada o Sporting começou com pressão total para cima do Benfica, tanto que com 5 minutos abriu o marcador em cobrança de pênalti efetuada por Adrien Silva, após Éderson falhar bisonhamente ao tentar dominar bola recuada por Luisão dentro da área e derrubar Bas Dost. O gol deu moral aos leões que dominaram amplamente a etapa inicial. Para o 2º tempo Rui Vitoria colocou o Benfica mais a frente, pressionando os donos da casa de forma continua, tanto que como resultado dessa pressão, numa falta no lado esquerdo do ataque encarnado, Lindelof colocou no ângulo de Rui Patrício, que também colaborou fazendo golpe de vista. Empate justo embora tenha ficado por parte dos encarnados a reclamação de 3 penalidades máximas não assinaladas em lances nos quais o árbitro deixou a bola rolar, embora pudesse ter apontado no mínimo uma delas.

Domingo (23/4)

16:00h – Paços de Ferreira 3x1 Braga

18:00h – V.Guimarães 2x0 Boavista

20:15h – Porto 0x0 Feirense – mais um fiasco da equipe de Nuno Espírito Santo, que jogando em casa não saiu do zero com o limitado Feirense, permitindo ao Benfica manter os 3 pontos de frente, há 4 rodadas do final.

A jornada só termina segunda (24/04) quando as 20:00h o Moreirense recebe o Chaves.

Critérios de desempate:

Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;

b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;

c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;

d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;

e) Maior número de vitórias em toda a competição;

f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

Se ainda assim persistir a igualdade pontual entre apenas 2 clubes, os critérios de desempate passarão a ser os seguintes:

1. Realização de um jogo extra em estádio neutro designado pela liga;

2. Prorrogação de 30 minutos (dividida em dois tempos de 15) caso o jogo termine empatado nos 90 minutos regulamentares;

3. Cobrança de grandes penalidades caso o empate persista na prorrogação;

A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Benfica

A direção da Chapecoense divulgou na mídia brasileira essa semana ter sido convidada pelo Benfica a participar da próxima edição da Eusébio Cup que acontecerá em agosto desse ano.

Belenenses

Domingos Paciência (48 anos) foi anunciado essa semana como novo técnico do Belenenses até o final da próxima temporada. Sua última passagem por Portugal foi defendendo o V.Setúbal há mais de 2 anos.

Por não pagamento de direitos de formação, de débitos com as categorias juvenis e com taxas de arbitragem o Belenenses está proibido de registrar ou renovar contratos profissionais de futebol, pelo menos até que toda a dívida seja quitada.

Acadêmica

A Acadêmica já tem seu novo presidente que dará continuidade ao mandato iniciado há 10 meses, após a renúncia de Paulo Almeida na semana passada. Trata-se do agora ex-vice de futebol, Pedro Roxo (engenheiro de 37 anos), que lutara para trazer a equipe dos estudantes de volta à primeira divisão na próxima temporada visto que nessa matematicamente já é impossível.

Portimonense

Mesmo perdendo fora nesse domingo por 1x0 para o Acadêmico de Viseu, com a derrota em casa do Varzim por 4x0 para o Covilhã, o Portimonense garantiu antecipadamente sua volta à 1ª divisão portuguesa, da qual estava ausente desde 2011.

Portugueses no Exterior

A TV norte-americana Gol TV (detentora do canal Sport TV) comprou os direitos televisivos da Liga NOS (campeonato português) e passará a transmitir seus jogos em inglês e espanhol com previsão inicial de 150 jogos na temporada 2017/2018. A empresa espera com isso elevar seu nível de audiência que hoje está situado na casa dos 65 milhões de espectadores.

Após vencer por 3x2 o Al Rayyan essa semana Jesualdo Ferreira conseguiu levar o seu Al Saaad à final da Taça do Qatar que será disputada a 29 de abril.

A UEFA Youth League (Liga dos Campeões sub-19), que tem sua fase semifinal disputada em Nyon, na Suíça, apresentou surpresas. O Salzburgo da Áustria eliminou o poderoso Barcelona por 2x1 e o Benfica eliminou o Real Madrid por 4x2, garantindo assim uma final austro-lusa na 4ª disputa dessa competição, que teve o Barcelona com o 1º campeão (frente ao Benfica) e o Chelsea o vencedor nas 2 edições seguintes. A grande decisão ocorre na próxima segunda-feira, dia 24 de abril.

O técnico português do Shakhtar, Paulo Fonseca, deu passo decisivo para a conquista do título da Ucrânia, ao vencer nessa sexta por 1x0 o Dínamo de Kiev e elevar a 14 pontos a diferença para este que é 2º colocado nessa fase final de apuramento do campeão nacional ucraniano. Mais duas vitórias dão o título antecipado ao técnico português.

Mourinho perdeu dois jogadores importantes para as semifinais da Liga Europa, que com lesões ligamentares nos joelhos desfalcam o Manchester por meses. São eles Ibrahimovic (9 meses) e Rojo (4 meses).

Com o tempo de 02h25min.30seg. a portuguesa Jessica Augusto venceu nesse domingo a maratona de Hamburgo na Alemanha, garantindo também os tempos mínimos necessários para o Mundial deste ano que será disputado em Londres.