Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 28/02/2021

DECRETO LEI CENTRALIZA DIVISÃO DOS DIREITOS TELEVISIVOS DAS 1° e 2° DIVISÕES DE FUTEBOL

O conselho de ministros do governo português criou na quinta-feira (25/02) um decreto lei, que deverá entrar em vigor na época 2028/2029, obrigando uma centralização mais equilibrada das divisões entre as SADS dos direitos televisivos das 1° e 2° divisões de Portugal, que hoje chegam a ser até 15 vezes maior para as grandes SADS em detrimento das pequenas, fato que não ocorre em outros paises como Espanha, Itália e Alemanha, onde a diferença entre os que mais recebem e os que menos recebem não chega a 3 ou 4 vezes mais. A Federação Portuguesa de Futebol e a Liga tem prazo até o final da temporada 2025/2026 para apresentarem ao governo uma proposta modelo desta centralização. Os contratos já em vigor serão respeitados até o seu término.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL TERÁ ÁRBITROS ESTRANGEIROS NA PRÓXIMA TEMPORADA

Foi anunciado na última semana que na próxima temporada, a 1° divisão portuguesa terá árbitros estrangeiros apitando alguns de seus jogos, num esquema de intercâmbio com um país europeu não divulgado, que da mesma forma receberá os árbitros lusos. Nas partidas em que isso acontecer a equipe estrangeira de arbitragem será completa, com juiz, auxiliares e até equipe do VAR.

TAÇAS EUROPEIAS

LIGA DOS CAMPEÕES: PORTO

O Porto viajará no próximo final de semana para Turim, onde na terça-feira dia 09/03 irá enfrentar a Juventus, precisando apenas de um empate para seguir na disputa.

LIGA EUROPA: BRAGA DA ADEUS A LIGA EUROPA COM OUTRA DERROTA

Após derrota em casa na última semana por 2x0, o Braga deslocou-se até a Itália para a partida de volta frente a Roma e novamente não foi páreo para a equipe do técnico português Paulo Fonseca sendo derrotado desta feita por 3x1, dizendo adeus à Liga Europa.

LIGA EUROPA: BENFICA NAUFRAGA NO FINAL

Após empate por 1 gol em Roma, partida de seu mando, o Benfica enfrentou o Arsenal na última quinta-feira (25/02) na partida de volta disputada em Atenas, precisando vencer visto que o empate sem gols qualificava os ingleses. Mas aos 21 minutos foram eles a inaugurar o marcador através de Aubameyang. O gol não abalou os comandados de Jorge Jesus, que aumentaram a pressão e conseguiram empatar aos 43 ainda da etapa inicial numa cobrança de falta perfeita do jovem Diogo Gonçalves. A segunda etapa começou agitada com ambas as equipes procurando o gol, e com o Benfica aproveitando uma recuada errada de cabeça do jogador Ceballos para virar o placar com Rafa aos 16 minutos. Mas a vantagem durou apenas 6 minutos, pois aos 22 o Arsenal igualou de novo o placar através de Kieran. Jesus fez 3 substituições colocando a equipe mais ofensiva e com maior gás, mas a 2 minutos do término do tempo regulamentar, outra vez Aubameyang marcou, cabeceando sozinho atrás da zaga encarnada, e fazendo a nau encarnada naufragar na praia.

SUPERLIGA PORTUGUESA

A 20° jornada terminou somente na segunda-feira (22/02) quando à noite o Marítimo recebeu o Porto e foi novamente derrotado, desta feita por 2x1, com um gol de pênalti de Macedo (formado na base dos dragões) em cima de Francisco Conceição (filho do técnico portista) no último minuto da partida, convertido por Otávio.

Já a 21° jornada começou na sexta-feira (26/02), com os seguintes jogos:

Sexta-feira (26/02)

V.Guimarães 2x1 Boavista (20:30h)

Sábado (27/02)

Famalicão 0x0 Farense (15:30h)

S.Clara 3x0 Paços de Ferreira (18:00h)

Porto 0x0 Sporting (20:30h)

Domingo (28/02)

Portimonense 0x0 Marítimo (15:00h)

Tondela 1x0 Gil Vicente (17:30h)

Nacional 1x2 Braga (20:00h)

A jornada só termina na segunda-feira (01/03), quando às 19:00h o Benfica recebe o Rio Ave e às 20:15h o Moreirense recebe o Belenenses SAD.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Belenenses SAD

O Belenenses SAD, comandado em 51% de suas ações pela empresa Codecity teve sua primeira vitória nos tribunais quando no final da semana passada, o Tribunal da Propriedade Intelectual lhe deu ganho de causa no pedido para uso de nome, marcas e símbolo do Clube Belenenses. Porém como cabem vários recursos ainda, enquanto o processo não for julgado em última instância, a proibição do uso de nome, marca e símbolos do clube do Restelo permanece. O proprietário da SAD e da Codecity, Rui Pedro, em entrevista aos órgãos de imprensa se deu por satisfeito, garantindo tentar nos próximos dias um acordo final com o Clube Belenenses para sanar de vez na justiça comum, este imbróglio que se arrasta desde 2015.

Sporting

Os leões continuam na briga com o Sport-PE. O clube brasileiro até hoje não pagou o restante referente à compra do atacante André em 2016 (mais de 900 mil euros) e deverá ser punido pela FIFA, inicialmente ficando impedido de inscrever novos jogadores nos campeonatos que vier a disputar.

Por outro lado, quando da saida de Bruno Carvalho, que tinha acabado de contratar o técnico Mihajlovic, a nova direção leonina resolveu por bem dispensá-lo antes mesmo de assumir a equipe, pagando posteriormente ao mesmo, após brigas judiciais, os 3 milhões de euros da multa contratual, mas descontando 750 mil do fisco, o que levou o treinador a recorrer e ganhar no Tribunal de Lausanne, e consequentemente ter seus ativos (futuros prêmios de disputas de Taças Europeias) penhorados pela FIFA, embora ainda caiba recurso.

Benfica

Na temporada 2016/2017 a SAD encarnada chegou a cogitar a compra inicialmente do Charlton (hoje na 3° divisão inglesa), e posteriormente do Almeria (da 2° divisão espanhola), pelo qual o Benfica pagaria 29 milhões de euros por 94% das ações. Como não houve acordo nas comissões a serem pagas aos intermediarios, o Benfica desistiu da negociação e os clubes acabaram por ser vendidos a outros interessados.

O Benfica investiu nessa temporada 95 milhões 298 mil euros na contratação de 5 jogadores, incluindo gastos com intermediações e direitos de formação. O valor foi dividido da seguinte forma: 25.020 com Darwin; 22.005 com Cebolinha; 17.098 com Pedrinho; 16.017 com Waldschmidt e 15.158 com Otamendi.

Portugueses pelo mundo

O Shakhtar Donetsk do técnico português Luis Castro, garantiu vaga na próxima fase da Liga Europa após vencer novamente o Macabi Telaviv por 1x0 (na partida de ida a vitória foi por 2x0). O adversário será a Roma do técnico luso Paulo Fonseca.

Após vencer fora por 4x0, o Manchester United, do português Bruno Fernandes, garantiu vaga na próxima fase da Liga Europa com um empate sem gols frente ao Real Sociedad. O seu próximo adversário será o Milan.

Por sua vez o Tottenham, do técnico José Mourinho, garantiu também vaga na próxima fase da Liga Europa com outra goleada frente ao Wolfsberger da Áustria, desta feita por 4x0 (a primeira goleada foi por 4x1). O adversário será o Dínamo de Zagreb.

E por último, o Olympiakos do técnico português Pedro Martins, também evoluiu na Liga Europa, mesmo perdendo fora na última quinta-feira (25/02) por 2x1 para o PSV, visto que o venceu na partida de ída na Grécia por 4x2. O seu próximo adversário será o Arsenal.

Para poder contar com os jogadores que atuam no Reino Unido, a Federação Portuguesa de Futebol já cogita mandar o 1° jogo das eliminatorias frente ao Azerbaijão, inicialmente agendado para o Estádio de Alvalade, em outro país, em virtude das restrições impostas pelos britânicos devido à pandemia da Covid-19. Dentre as restrições, está a impossibilidade de que jogadores que atuam nas ligas inglesas, retornem ao Reino Unido, após terem atuado por suas seleções em jogos realizados em um dos 33 países incluídos na lista de risco britânica, da qual Portugal faz parte.