Logo Lusanet
  Confira mais um capítulo da História de Portugal

Por: Nelson de Paula.

"Castelo de Alcobaça" - 01/12/2019

Sobranceira ao Mosteiro, localiza-se a torre de menagem, de planta retangular e com uma área de cerca de 30 m². Era também designada pelo “nome do Cardeal e homenagem”, sendo que Frei Manuel de Figueiredo referir-se-á, talvez, ao Cardeal D. Henrique. Possuía janelas nos alçados leste e sul e, no leste, ostentava uma imagem de Nossa Senhora da Pena encimando um brasão com quatro vieiras postas em aspa, que possivelmente terá pertencido ao Abade Frei Nicolau Vieira ou ao seu sobrinho, o alcaide Lançarote Gonçalves, nomeado em 1474.

A noroeste, entre a barbacã e o castelo, localiza-se a torre albarrã, também designada como "Torre dos Sete Sobrados", de planta quadrada, com uma área interna de cerca de 40 m² e ligava ao castelo por uma porta falsa, da qual hoje nada existe. No século XVIII, Frei Manuel de Figueiredo referiu que os vestígios que encontrou no local mostram que a torre ligava ao castelo também por um caminho subterrâneo.

À semelhança do castelo, a torre albarrã, e a torre de menagem foram edificadas com silhares de grés de grandes dimensões. A barbacã apresentava planta ovalada, com entrada localizada a sudeste, sendo reforçada, no lado oeste, por quatro cubelos, um dos quais de planta quadrangular, virado a sudoeste, dois semicirculares, a norte, e outro, de maiores dimensões, de planta quadrada e que ainda conserva uma seteira, virado a nordeste.

Os cubelos da barbacã estão estrategicamente localizados, no lado de mais fácil acesso. O conjunto teria duas entradas, uma junto à torre albarrã, que foi posteriormente fechada, em data indeterminada, e outra, projetada para a entrada da barbacã, entre a torre de menagem e o cubelo virado a nordeste, com porta arqueada, encimada por uma janela. A defesa era complementada ainda por um fosso, desaparecido.