Lusanet - Futebol Português
Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - CASTRO MARIM

INTRODUÇÃO

Pertencente ao distrito de Faro, o Concelho de Castro Marim, abrange uma área de 300 km2, distribuída por 4 freguesias. É limitado a norte e oeste pelo concelho de Alcoutim, a leste pela Espanha e a sul por Vila Real de Santo António e pelo Oceano Atlântico.

Castro Marim, foi conquistada aos Mouros por Dom Paio Peres Correia em 1242. Durante estas lutas da reconquista ficou gravemente fragilizada, tendendo a desaparecer devido a um grande decréscimo populacional. Devido a este problema, os primeiros monarcas concederam-lhe foros, privilégios, concessões e doações, iniciados por Dom Afonso III em 1277, confirmados e ampliados em 1282 por Dom Dinis, seu filho.

Na qualidade de situação defensiva e comercial privilegiada, Castro Marim voltou a ter Foral em 1504 por Dom Manuel I e passou a ter um papel fundamental na luta contra a pirataria muçulmana dada a sua proximidade com Marrocos, tornando-se a principal praça de guerra do Algarve após as obras de restauro que Dom Manuel I mandou fazer em 1509.

COMO IR

O principal acesso é pela Estrada Nacional 122 que passa por Alcoutim e Castro Marim.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

Uma pequena faixa do Concelho de Castro Marim estende-se até à costa, onde se localizam algumas das mais belas praias do Sotavento Algarvio com águas calmas e grande areal: são elas a Praia da Alagoa, a Praia Verde e a Praia do Cabeço. A nível de patrimônio, destacam-se as Igrejas de Santo Antonio e de Nossa Senhora dos Mártires; o Forte de São Sebastião e o Castelo de Castro Marim.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos as rendas de bilros e bordados, a cestaria, as artes decorativas em junco e a tecelagem.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa do Caracol (em Maio).
- A Feira do Artesanato (em Julho).
- As Festas Medievais (em Agosto).

GASTRONOMIA

Destacamos as frescas douradas, o robalo grelhado, as sopas de lampréia e enguias e o Gaspacho.
Doces: os doces de figo, as queijadas de amêndoa, o bolo de massa do Azinhal com canela e erva-doce e as típicas filhós.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Castro Marim e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-CASTROMARIM.PT).