Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - Cadaval

INTRODUÇÃO

Pertencente ao distrito de Lisboa, o concelho de Cadaval, abrange uma área de 174 km2, distribuída por 10 freguesias. Nos seus limites administrativos situam-se os concelhos de Alenquer, Azambuja, Bombarral, Caldas da Rainha, Lourinhã, Rio Maior e Torres Vedras.

O Concelho do Cadaval é uma região onde os vestígios da presença humana remontam à pré-história. A vila de Cadaval propriamente dita, que foi habitada pelos árabes durante a sua permanência na Península, recebeu foral em 1371, concedido pelo rei Dom Fernando.

Em 1895, a vila perde as prerrogativas de sede do concelho, que readquire no entanto três anos depois, a 13 de Janeiro, data que por este fato se transformou no Feriado Municipal.

COMO IR

Saindo de Lisboa pegar a A1 sentido Porto, entrando no nó de Aveiras de Cima até chegar em Cadaval.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

Também apelidado de “Varanda da Estremadura”, Cadaval constitui um importante pólo de atração turística, sendo as suas grutas e algares, a sua fauna e flora peculiares e a Real Fábrica de Gelo, monumento setecentista, alguns dos pontos de interesse a visitar, naquela serra. Cadaval insere-se na orla ocidental, sendo atravessado, de oriente a sul, pela Serra de Montejunto, área de Paisagem Protegida de âmbito Regional. Quanto ao patrimônio religioso os destaques são a Igreja de Nossa Senhora das Candeias e do Espírito Santo.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos os trabalhos em madeira, as cerâmicas, as porcelanas e as cestarias.

FESTAS E EVENTOS

- Os Desfiles de Marchas Populares (em Junho).
- As Tocatas de Verão (em Julho).
- O Festival Nacional do Vinho (em Outubro).

GASTRONOMIA

Destacamos os doces, como o pão-de-ló do Painho, o famoso doce das "vindimas", o mel de Montejunto e a pêra rocha.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Cadavale o endereço eletrônico é o (WWW.CM-CADAVAL.PT).