Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - CORUCHE

INTRODUÇÃO

Localizado na margem Sul do rio Tejo, o concelho de Coruche está integrado no distrito de Santarém e na sub-região da Lezíria do Tejo. Ocupa uma área de 1.113 km2, distribuída por oito freguesias. Faz fronteira a Norte com Almeirim e Chamusca; a Sul, com Vendas Novas e Montemor-o-Novo; a Leste com Ponte de Sor, Mora e Arraiolos; e a Oeste, com Salvaterra de Magos e Benavente.

O seu topônimo principal, de etimologia incerta parece derivar de "corucho", que designa um "cume" referindo-se possivelmente à encosta sobranceira à margem direita do rio Sorraia, onde existiu uma fortificação, destruída pelos mouros em 1180.

Dom Afonso Henriques conquistou-a aos mouros em 1166 e doou-a à Ordem de Avis, em 1176. Quatro anos depois, a vila voltou a cair em posse dos mouros e foi reconquistada definitivamente em 1182. Afonso Henriques encarregou-se então do seu povoamento e concedeu-lhe foral a 26 de Maio do mesmo ano. Dom Manuel I deu-lhe foral novo a 28 de Março de 1513.

COMO IR

Saindo de Lisboa pegar a Auto Estrada A2 sentido Santarém, depois a IC-1 até Coruche.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

O rio Sorraia, com um curso de aproximadamente 60 Km, confere ao concelho um importante recurso, sendo que no seu caudal abundam várias espécies, como bogas, carpas, barbos e bordalos. Esta riqueza piscícola tornou-o também local privilegiado para a prática da pesca desportiva. No concelho de Coruche destacam-se também os seus elementos patrimoniais como: a ponte da Coroa; o pelourinho de Coruche e as igrejas da Misericórdia e de Nossa Senhora do Castelo.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos os trabalhos em cortiça, a tecelagem, a olaria, além das cerâmicas e pinturas.

FESTAS E EVENTOS

- Festa de São Torcato (no 1º fim de semana de Junho).
- Festa de Nossa Senhora do Castelo (de 06 a 18 de Agosto).
- Aviflora – Exposição de Aves e Flores (em Novembro).

GASTRONOMIA

Destacamos a sopa de feijão frade de Couço, a açorda de bacalhau, a cachola com batatas e o cabrito frito.
Doces: o destaque vai para os bolos brancos, o arroz doce e os campinos do Sorraia.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Coruche e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-CORUCHE.PT).