Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - Espinho

INTRODUÇÃO

Situado num dos pontos extremos do distrito de Aveiro, de cuja sede dista cerca de 50 Km, o concelho de Espinho é formado pelas freguesias de Espinho, Guetim, Paramos, Silvalde e Anta. Tem como limites, a Oeste o Oceano Atlântico, a Norte o concelho de Vila Nova de Gaia, a Sul o de Ovar e a Leste o concelho de Santa Maria da Feira.

Segundo a tradição, a origem do seu nome, terá justificação numa história ocorrida em tempos já muito longínquos. Conta a lenda que uma pequena embarcação que navegava junto à costa, naufragou devido ao mau tempo; sobreviveram à tragédia dois homens, espanhois, Eugênio e Márcio Esteves que, diz a lenda, se salvaram por terem feito a promessa a Nossa Senhora de construírem uma capelinha em sua honra se lhes possibilitasse a salvação.

Entretanto, os homens detiveram a sua atenção numa prancha de madeira, na qual se puseram a salvo: dizia um que ela era feita de castanho (madeira do castanheiro), mas o outro, peremptório no seu falar galego, garantia: "No! Es Piño!". E assim terá surgido o nome "Espinho". Quando sentiram chão firme, os dois homens tomaram o fato por milagre e construíram à beira-mar uma pequena igreja, a Capela dos Galegos.

COMO IR

Saindo do Porto pegar a Nacional 109 e depois de aproximadamente 20 km chega-se ao Espinho.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

Em Espinho a indústria do turismo desenvolveu-se ao longo de todo o século XX, constituindo uma das principais atividades, sobretudo com a criação do casino e de importantes unidades hoteleiras, que são relevantes atrações, a par da excelente praia e do campo de Golf do Oporto Golf Club (o mais antigo da Península Ibérica). A nível de patrimônio destacamos o Castro de Ovil e a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos a cestaria, os bordados, as miniaturas em madeira, os trabalhos em bambú, em vime e em verga, a tanoaria, a tapeçaria, e a fabricação de violinos.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa de São João (a 24 de Junho).
- A Festa de Nossa Senhora do Mar (a 1º de Agosto).
- A Festa de Nossa Senhora da Ajuda (em Setembro).

GASTRONOMIA

Destacamos a caldeirada vareira, o camarão à moda de Espinho, a açorda de marisco, a lagosta suada e o arroz de marisco.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Espinho, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-ESPINHO.PT).