Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - ELVAS

INTRODUÇÃO

Integrado no distrito de Portalegre, o concelho de Elvas ocupa uma área de 631 km2, distribuída por onze freguesias. Elvas é limitado pelos concelhos de Arronches a Norte, Campo Maior a Nordeste, Monforte a Sudoeste e por Badajoz a Sudeste. O seu topônimo tem a sua origem no termo celta "sego" que significa "vitória". Foram os romanos que iniciaram a construção do castelo, mais tarde reconstruído e ampliado pelos árabes.

Foi bastante longo o domínio dos romanos em Elvas e a atestá-lo há várias inscrições e moedas encontradas em muitas escavações da região. Em 1166, Elvas foi tomada aos mouros por Dom Afonso Henriques, no entanto acabou por ser reconquistada pelos mouros e só em 1230, Dom Sancho II que havia sido forçado a abandoná-la em 1226, a reconquistou passando definitivamente para a posse dos portugueses.

A história de Elvas está intimamente ligada à história da independência do país. Em 1336, o rei de Castela Afonso IX, sogro do rei português Dom Afonso, pôs cerco a Elvas, mas sem resultado, pois não conseguiu tomá-la. Restabelecida a paz entre os dois monarcas, perante a invasão da península pelos árabes, foi em Elvas que se concentraram vários contingentes de tropas portuguesas, os quais dali, seguiram para Castela, onde tomaram parte, na memorável batalha do Salado, em 28 de Agosto de 1340.

COMO IR

Saindo de Lisboa pegar a IP-7 sentido Setúbal até chegar em Elvas. Também pela EN-373 sentido Campo Maior.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

O concelho de Elvas está integrado na Região de Turismo de São Mamede, sendo vários os pontos de interesse a serem visitados na região, entre os quais se destaca como locais aconselháveis para a prática de Turismo de Natureza, a albufeira da barragem do Caia, onde se podem praticar várias atividades náuticas. A nível do patrimônio destaca-se a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, o Aqueduto da Amoreira e o Castelo de Elvas.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos os trabalhos em cortiça, verga, buinho, vime e madeira e os bonecos de trapos e trajes alentejanos.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa da Boa Fé (em Setembro).
- A Romaria do Senhor Jesus da Piedade (em Setembro).
- A Feira de São Mateus (em Setembro).

GASTRONOMIA

Destacamos o peru recheado, o ensopado de borrego, a sopa de tomate, os grãos com enchidos, as migas, a açorda de coentros e o gaspacho.
Doces: as filhoses e bolos finos, o coxo frito e a serica.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de ELVAS, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-ELVAS.PT).