Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - Maia

INTRODUÇÃO

O Concelho da Maia localiza-se na esfera central do distrito do Porto, na zona entre o litoral e o interior montanhoso, distando aproximadamente 17 Km da sede distrital. Este concelho tem como limites a Noroeste, o concelho de Vila do Conde; a nordeste, o concelho de Santo Tirso; a norte, o da Trofa; a oeste, o de Matosinhos; a Leste, o concelho de Valongo; a sudoeste, o do Porto e a sudeste, o de Gondomar.

A origem do topônimo "Maia" remonta a um velho castelo que em tempos existiu na freguesia de Águas Santas e que deu origem à denominação "Torre da Maia". Contudo um documento de 1045 refere um "Castro Amagia", termo que terá evoluído para o topônimo atual: "Maia".

Em 1304, as Terras da Maia foram integradas no termo do Porto, perdendo a autonomia administrativa e política que tivera até então. Dom Manuel concedeu foral à terra da Maia a 15 de Dezembro de 1519. Com as reformas administrativas iniciadas em 1836, transformou-se num concelho autônomo.

COMO IR

São várias as estradas nacionais que servem o concelho; temos a EN 107 que liga Maia e Ermesinde, a EN 318, a EN 13 e 14, a EN 107, a EN 105 e a EN 208. Situa-se perto do Aeroporto de Pedras Rubras e da A3 e A4.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

O concelho da Maia é bastante rico no que diz respeito a potencialidades turísticas e culturais, dispondo de várias infra-estruturas que impulsionam de algum modo este tipo de atividade. Assim, existem no concelho vários complexos desportivos e culturais, bem como vários pontos turísticos e monumentos que podem ser visitados como a Igreja de Águas Santas e os 8 Marcos Miliários.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos os brinquedos, a carpintaria, a cerâmica, a cestaria, a chapelaria, a confecção de trajes regionais, a escultura e a fabricação de instrumentos musicais e de sinos.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa do Senhor dos Passos (no Domingo de Ramos).
- A Feira do Barro e Artesanato (no 1º Domingo do mês de Junho).
- A Festa de Nossa Senhora do Bom Despacho ( na 1ª Segunda-Feira de Julho).

GASTRONOMIA

Destacamos o bacalhau à moda do Lidador, a sardinha de escabeche à moda da Maia e o cozido à portuguesa.
Doces: as broinhas de erva doce, o pão de ló, o pudim com Vinho do Porto e os ovos mexidos com amêndoa.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal da Maia, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-MAIA.PT).