Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - Chamusca

INTRODUÇÃO

Integrado no distrito de Santarém e na sub-região da Lezíria do Tejo, o concelho de Chamusca ocupa uma área de 746 km2 distribuída por sete freguesias. Faz fronteira a Norte com os concelhos de Vila Nova da Barquinha e Constância; a Leste com, Abrantes e Montargil e a Oeste com Almeirim, Alpiarça e Golegã.

O topônimo principal do concelho deriva do português antigo "chamusca" que designa um "matagal usado para queimadas". Inicialmente, Chamusca estava integrada no concelho de Santarém, sendo que segundo o censo de 1527, a aldeia de Chamusca tinha 156 habitantes.

Durante o domínio espanhol pertencia à Casa dos Silvas, na pessoa de Rui Gomes da Silva, valido de Dom Filipe I. Este monarca concedeu a Chamusca os foros de vila, por influência do referido Rui Silva. Permaneceu nessa Casa até à Restauração, sendo que a partir de 1643 passou a integrar a Casa das Rainhas. Em 1833 foi criado o concelho da Chamusca.

COMO IR

Os principais acessos ao concelho de Chamusca são as estradas, especialmente as nacionais 118 e 243.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

Um dos locais de grande interesse é a aldeia do Arrepiado (na freguesia de Carregueira), edificada em declive que desce até beira-rio onde existem ainda dois cais: o cais militar e o cais de São Marcos. Outros pontos de interesse, são a Casa Rural Tradicional, a Igreja Matriz e a Igreja da Misericórdia.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos os trabalhos de cerâmica artística, latoaria, ferro forjado, trabalhos em couro e a restauração de móveis.

FESTAS E EVENTOS

- A Semana da Ascenção (em Maio).
- A Festa da Parreira (no 2° fim de semana de Julho).
- A Festa de Nossa Senhora dos Remédios (no 1° fim de semana de Setembro).

GASTRONOMIA

Destacamos a couve a souco com bacalhau assado, o ensopado de enguias, a açorda de sável, o cabrito assado à moda do Ribatejo, a caldeirada à fragateiro e a feijoada à Lavrador.
Doces: as trouxas de ovos, os queijinhos de amêndoa, os chamuscos, o arroz-doce e o toucinho do céu.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Chamusca e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-CHAMUSCA.PT).