Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - Penamacor

INTRODUÇÃO

Localizado no distrito de Castelo Branco, o concelho de Penamacor está inserido no chamado "campo Raiano", característico pelos seus terrenos acidentados, de grande vocação florestal, sendo dominado pela Serra da Malcata. Faz fronteira a Norte com o concelho do Sabugal, a Sul com Idanha-a-Nova, a Oeste com o concelho do Fundão, e a Leste com Espanha. O concelho ocupa uma área de 556 km2, sendo composto por doze freguesias e pela vila de Penamacor, sede de concelho.

Provavelmente habitada por povos pré-romanos e certamente romanizada pelos latinos, as origens da história de Penamacor estão envoltas num mistério atribuído aos tempos antigos, dos quais quase nada se conhece. Desde a sua formação, o concelho de Penamacor quer pela sua dimensão quer pelos seus privilégios, foi um dos grandes municípios do país. Em 1510, Penamacor recebeu Foral Novo de Dom Manuel I, dado em Santarém a 1 de Junho.

Durante o reinado de Dom Manuel verificou-se uma grande afluência de judeus e cristãos-novos, vindos de Espanha e que contribuíram em grande escala para o desenvolvimento da economia local.

COMO IR

Saindo de Lisboa, pegar a Auto-Estrada A1 sentido Porto até Alcanema, depois pegar a IP6 até Sardoal e de la seguir até Penamacor.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

Penamacor possuí um patrimônio edificado de grande interesse turístico que vai desde as várias igrejas paroquiais disseminadas pelas freguesias, aos pelourinhos e castelo de Penamacor. A Serra da Malcata é o principal recurso natural deste concelho. Destacamos ainda o Museu Municipal de Penamacor dividido em três seções: a de arqueologia, a de etnografia e cultural.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos as tradicionais rendas pregadas no linho, as mantas de trapos, os arranjos florais com flores naturais e as miniaturas feitas em madeira.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa de Nossa Senhora do Incenso (Na segunda-feira após a Páscoa).
- A Festa de São Marcos (a 25 de Abril).
- A Festa de Santa Maria Madalena (a 22 Julho).

GASTRONOMIA

Destacamos o borrego à camponesa, o cabrito à beirã, a lebre à beiroa e as perdizes assadas.
Doces: As filhós, o arroz doce, as broas de leite e os borrachões.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Penamacor e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-PENAMACOR.PT).