Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - PORTEL

INTRODUÇÃO

Situado no distrito de Évora, do qual dista 40 Km, o Concelho de Portel nasceu a partir da doação de um herdamento, feito pelo concelho de Évora a Dom João Peres de Aboim, em 1258. Entre 1259 e 1260, sob a pressão diplomática do monarca Dom Afonso III, os concelhos de Évora e Beja procederam à demarcação do dito herdamento, vindo os seus limites e marcos a ser confirmados, por carta régia, a 12 de Outubro de 1261.

Poucos dias depois, o rei passava-lhe carta de couto, assumindo Dom João de Aboim a plena jurisdição sobre este território. A 18 de Outubro do mesmo ano, Dom Afonso III concedia-lhe a autorização para construir “castelo e fortaleza” no sítio que melhor lhe agradasse, dentro do termo.

Em 1510, Portel recebia nova carta de foral, à semelhança de outras tantas terras que foram contempladas pela reforma legisladora do rei Dom Manuel, através da qual se procurou a modernização e a revitalização da vida urbana.

COMO IR

Saindo de Lisboa, pegar a A6 direto até Évora, dela pegar a IP2 até Portel.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

O Concelho de Portel, está localizado entre a serra e a planície, onde o imponente castelo fundado no século XIII, domina o branco casario da vila. Portel assume hoje como “Capital do Montado” e porta de acesso a Alqueva, o maior lago artificial da Europa, formado pela Barragem de Alqueva. A nível de patrimônio histórico os destaques ficam por conta do Castelo, da Capela de Santo Antônio, das Igrejas Matriz, da Misericórdia e de Nossa Senhora do Socorro e das Ermídas de São Brás e São Pedro.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos os coxos, fontes e tarros todos feitos em cortiça, as colheres e os garfos de madeira e os azulejos pintados à mão.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa de Santa Ana (no 2º fim de semana de Agosto).
- A Festa de Santo Lenho (em Setembro).
- A Festa de São Julião (em Setembro).

GASTRONOMIA

Destacamos as migas, o cozido de grão de bico e dos pratos confeccionados à base de javali, coelho, lebre e perdiz.
Doces: os folhados com ou sem recheio de chila, o bolo de mel e o arroz doce.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Portel e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-PORTEL.PT).