Lusanet - Futebol Português
Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - MOURÃO

INTRODUÇÃO

O concelho de Mourão está integrado no distrito de Évora, ocupando uma área de 278km2, distribuída por três freguesias. É limitado a norte pelo concelho de Alandroal, a leste pela Espanha, a sul por Moura e a oeste por Reguengos de Monsaraz. No período medieval há referências a Mourão, mas a sua titularidade apresenta-se como um elemento que se integra na indefinição de fronteiras entre os vários reinos resultantes da reconquista cristã.

O prior da ordem do Hospital, Dom Gonçalo Egas, concedeu a Mourão o seu primeiro foral em 1226 e Dom Dinis, confirmou-o a 27 de Janeiro de 1296. Este rei reconheceu, no encontro de Salamanca (de 1298), Dona Teresa Gil como senhora da localidade, passando Mourão para a coroa portuguesa após a sua morte.

No século XIX, a nova reforma administrativa levou à criação de novos limites concelhios, o que no caso de Mourão contribuiu para que este fosse extinto e anexado ao concelho de Reguengos de Monsaraz, pelo decreto de 24 de Outubro de 1853. Em 1861, o concelho de Mourão foi novamente restabelecido.

COMO IR

Saindo de Lisboa pegar Auto Estrada A4, em seguida pegar a Estrada Nacional 370 e depois a Estrada Regional 256 até chegar a Mourão.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

Mourão é concelho raiano da margem esquerda do Rio Guadiana, transformado no maior lago artificial da Europa. O parque da Mata de São Bento é uma área recreativa e de lazer, equipado com parque infantil e juvenil, parque de merendas, zonas ajardinadas, edifício de recepção e banheiros. A nível de patrimônio o destaque é o Castelo de Mourão, de onde se pode desfrutar de uma linda panorâmica da região.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

No artesanato os destaques são as cestarias, as rendas e bordados, além da confecção de artigos em pele e couro.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa de Nossa senhora das Candeias ( em Fevereiro).
- A Festa do Sagrado Coração de Jesus (em Junho).
- A Semana Cultural (em Julho).

GASTRONOMIA

Destacamos a Açorda de Cação, o Ensopado de Borrego, o Cozido de Grão, o Gaspacho e os Pezinhos de Coentrada.
Doces: O Bolo Rançoso, o Bolo Podre e o Bolo Real.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Mourão e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-MOURAO.PT).