Logo Lusanet
  Eventos da Portuguesa »

Estação Portuguesa Tiete

Abaixo o projeto de lei da Estação Portuguesa Tiete

PROJETO DE LEI Nº 201, DE 2006

Dá a denominação de Portuguesa Tietê à Estação Tietê da Linha 1 (Azul) do Metrô, no município de São Paulo.

A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo decreta:

Artigo 1º - Passa a denominar-se “Estação Portuguesa Tietê” a atual Estação

Tietê da Linha 1 (Azul), Norte-Sul, do Metrô de São Paulo.

Artigo 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICATIVA

A Associação Portuguesa de Desportos, clube fundado em 1920, na Capital de São Paulo, tem 86 anos de tradição na vida esportiva e social do nosso Estado e merece uma homenagem semelhante à que receberam outros grandes clubes cujas sedes estão localizadas junto a estações ou futuras estações do Metrô de São Paulo.

A tão querida Lusa nasceu a partir da necessidade de a Capital do Estado ter um clube que viesse a congregar imigrantes e filhos de imigrantes portugueses, gente que muito fez e ainda ajuda a fazer o progresso de São Paulo. De fato, a Portuguesa cresceu, chegou a ter um maravilhoso time de futebol em que brilhavam craques do porte de Djalma Santos, Brandãozinho, Julinho e Pinga, nos anos 1950, e depois deixou de ser uma simples equipe de 11 camisas, passando a ocupar uma área no bairro do Canindé, ao lado do Rio Tietê: era o terreno que o São Paulo Futebol Clube havia vendido à Lusa na época da construção do Estádio do Morumbi, no outro extremo da cidade.

Com o tempo, aquele terreno ganhou um estádio, que leva o nome do ex-presidente Osvaldo Teixeira Duarte, recebeu também um ginásio de esportes, um conjunto de piscinas, estacionamento e várias outras instalações, No auge, nos anos 70 e 80, a Portuguesa chegou a ter 70 mil associados. A exemplo do que ocorreu com inúmeros clubes nos últimos anos, por causa da crise econômica que atingiu todas as classes sociais brasileiras, o número de sócios caiu. E, em 9 de Abril de 2006, o time da Portuguesa, ao ser derrotado pelo Santos Futebol Clube por 2 a 0, caiu da Primeira Divisão do futebol paulista, a exemplo do que havia acontecido no Campeonato Brasileiro.

Esta situação não reduz a importância da Portuguesa de Desportos para o futebol brasileiro e para nosso Estado em geral. O clube, hoje presidido por Manuel da Lupa e tendo como presidente do Conselho Deliberativo o dirigente Mário Hélio Almeida Oliveira, simboliza glórias da colônia lusa e merece homenagem especial.

Por iniciativa de jovens torcedores da Portuguesa, que se conheceram por meio da ida aos estádios e do site de internet Lusanet, surgiu a idéia de se reivindicar a concessão do nome Portuguesa a uma estação do Metrô, uma das estações mais próximas. Como se sabe, existe a estação Itaquera Corinthians, na Linha Vermelha do Metrô, homenagem ao mais popular clube paulista, confirmada após a cessão de um terreno da Prefeitura para a agremiação, em Itaquera, para a construção de um centro de treinamento. Havia também projeto para a construção de um estádio, o que não vingou. Por sua vez, o Palmeiras ganhou o direito de ter seu nome ligado à Estação Barra Funda, da Linha Vermelha. E o São Paulo, antes mesmo de ser concluída a Linha Amarela, já foi homenageado, estando prevista para os próximos anos a Estação São Paulo Morumbi. O estádio da Portuguesa fica junto às Estações Armênia e Tietê do Metrô. Recorda-se que a Estação Armênia ganhou este nome em homenagem à colônia Armênia, pelo fato de estarem ali situadas duas igrejas da religião dos armênios. Antes, o nome era Estação Ponte Pequena. Já a Estação Tietê significa uma homenagem ao Rio que atravessa nossa Capital e nosso Estado, mas essa homenagem pode englobar também algo importante, como o clube Portuguesa de Desportos. Nada mais justo.

O Metrô de São Paulo é administrado pela Companhia do Metropolitano, empresa ligada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. Diante da importância da Portuguesa de Desportos para o Estado de São Paulo, e numa homenagem à sua valorosa colônia na Capital Paulista, peço aos meus nobres Pares a aprovação deste projeto de lei.

Sala das Sessões, em 10-4-2006

a) Afanasio Jazadji - PFL

Estação Portuguesa Tiete

Clique na Imagem acima e veja o vídeo da estação Portuguesa Tiete.

Mande sua mensagem de agradecimento ao deputado e ao governador por está conquista.

E-MAIL - programanavegarepreciso@zipmail.com.br