Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - PINHEL

INTRODUÇÃO

Pinhel é um concelho do distrito da Guarda, localizado na região centro de Portugal. Ocupa uma área de 486 km2, distribuída por 27 freguesias. Faz fronteira a Norte com Vila Nova de Foz Côa e Meda; a Leste com Figueira de Castelo Rodrigo e com Almeida; a Sul, com a Guarda; e a Oeste com Celorico da Beira e Trancoso.

O território que corresponde ao atual concelho de Pinhel, terá sido ocupada pelos mouros, tendo sido reconquistada por Dom Afonso Henriques em 1179 que lhe deu carta de povoamento.

Durante o reinado de Dom Sancho I e numa conjuntura de incremento da vida municipal, Pinhel recebe o seu primeiro foral, atribuído em 1191 pelo prior da Ermida de Santa Maria de Riba Paiva. Não sendo um foral real, o próprio Dom Sancho I, o confirma em 1209.

COMO IR

Os principais acessos são pelas Estradas, especificamente a IP5 ligando Aveiro a Vilar Formoso, com saída na Guarda. Já da Guarda, você pode pegar a Estrada Municipal 221 até Pinhel.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

O concelho de Pinhel apresenta várias potencialidades turísticas, distribuídas pelas suas freguesias. Um exemplo é na freguesia de Ervedosa onde ressaltam a Igreja Matriz, o chafariz público, a capela de São Vicente e a Capela de São Sebastião. Existem outros locais de interesse turístico merecedores de referência: os moinhos de água e a margem do rio Massueme. Ainda de destacar no concelho de Pinhel é sem dúvida o seu castelo.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos as mantas, os tapetes de lã e a tecelagem manual de atoalhados.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa de Santo Antonio (a 13 de Junho).
- A Festa de Santa Bárbara (no 1º domingo de Agosto).
- A Festa de Nossa Senhora da Conceição (a 8 de Dezembro).

GASTRONOMIA

O principal destaque é o cabrito assado.

Doces: as orelhas-de-dom-abade.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Pinhel, e o endereço eletrônico é (WWW.CM-PINHEL.PT)