Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - POMBAL
INTRODUÇÃO
O concelho de Pombal encontra-se localizado no centro litoral português, distrito de Leiria, ocupando uma área de 626 km2. É limitado a Norte pelos concelhos de Figueira da Foz e Soure; a Leste pelo concelho de Ansião; a Sul, por Leiria e Ourém; e a Oeste pelo Oceano Atlântico.
Em 1161 Dom Gualdim Pais, mestre do Templo, construio o famoso castelo de Pombal, para treze anos mais tarde lhe conceder o primeiro foral. Dom Manuel renovou à vila os seus antigos privilégios, concedendo-lhe foral novo, datado de 1 de Junho de 1512.
Ao Marquês de Pombal que aí viveu entre 1777 e 1782 deve-se a organização da parte baixa da vila, bem como a promoção de vários melhoramentos da mesma e a construção de vários edifícios.
COMO IR
Saindo de Lisboa pegar a Auto-Estrada A1 sentido Porto. Passando por Leiria você deve pegar a entrada para Pombal.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
O concelho é rico em exemplos do património construído, sobretudo no que diz respeito à arquitetura religiosa, nas quais se destacam a Igreja do Cardal e a Igreja de S. Martinho, de fundação medieval; ainda em Pombal, o monumento que será o ex-libris da cidade é sem dúvida o seu Castelo, fundado por volta de 1160 por Gualdim Pais e que foi parcialmente destruído com as invasões francesas. É também bastante expressivo o centro histórico de Pombal.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos a Cestaria, a Tecelagem de Mantas, a Cerâmica pintada à mão e os Trabalhos em madeira.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa de São Martinho (a 11 de Julho).
- A Festa de Nossa Senhora das Neves (a 05 de Agosto).
GASTRONOMIA
Destacamos a Broa de azeite, as migas com sardinhas e o Bacalhau assado a lagareiro.
Doces: as Broinhas de Pombal e as Cavacas.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Pombal e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-POMBAL.PT).