Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 11/10/2015
ELIMINATÓRIAS EURO 2016: PORTUGAL CARIMBOU PASSAPORTE PARA A FRANÇA
Jogando em Braga nessa quinta-feira e mesmo não dando show a seleção portuguesa fez o suficiente para conseguir sua sexta vitória consecutiva nessas eliminatórias e garantir vaga na Euro 2016 que ocorrerá na França. No principio da partida os dinamarqueses foram bem combativos e tentaram mais as jogadas de ataque, mas aos poucos Portugal foi entrando no jogo e dominando as ações. Para a etapa final, mais concentrado no objetivo maior que era a vitória, Portugal viu seu volume de jogo crescer, chegando ao gol da vitória marcado de forma brilhante por João Moutinho que aos 21 minutos deu um corte no zagueiro adversário dentro da área e mandou a bola no ângulo do gol dinamarquês. No decorrer do jogo Portugal mandou duas bolas nas traves (contra uma mandada pela Dinamarca), e ainda viu Rui Patrício fazer defesa milagrosa no final do encontro, garantindo a vitória lusa e carimbando o passaporte para a França. Com a classificação garantida (18 pontos com 6 vitórias e apenas 1 derrota, sem contar o jogo desse domingo com a Sérvia) Fernando Santos resolveu dispensar Cristiano, Tiago e Ricardo Carvalho, e convocou Ricardo Pereira do Nice, e Rui Fonte do Braga. Com mais essa classificação Portugal completa sua nona participação consecutiva na fase final da Eurocopa, feito até então só conseguido por Alemanha, Espanha, Itália e França.
PORTUGAL IMPARÁVEL
Já classificado, Portugal entrou a campo nesse domingo na Sérvia frente aos donos da casa com um time mesclado e sem responsabilidades; mas nem isso tirou a garra e superioridade técnica do time comandado por Fernando Santos, que aos 5 minutos abriu o marcador através de Nani, dominando amplamente a primeira etapa. Para a etapa final os sérvios resolveram atacar e acuaram Portugal na defesa, empatando o jogo e criando outras inúmeras oportunidades que porém não foram convertidas em gol. A poucos minutos do apito final João Moutinho fez outro golaço, garantindo a 7ª vitória portuguesa em 8 jogos (1 derrota para a Albânia, em Portugal, quando ainda Paulo Bento era o técnico), e fechando com chave de ouro a classificação para a Eurocopa na França ano que vem.
TAÇA DA LIGA
Mais alguns jogos da 2ª fase da Taça da Liga aconteceram nesse final de semana com os seguintes resultados:
Sábado
Atlético 0x2 Belenenses
Tondela 0x0 Nacional – vitória do Nacional, na decisão por pênaltis, por 7x6
Rio Ave 3x2 V.Guimarães
Domingo
Varzim 0x0 Arouca – vitória do Arouca nos pênaltis, por 4x3
Lembrando que restam ainda dois jogos para a conclusão dessa fase, sendo um nessa segunda, dia 12, entre Feirense e Boavista, as 20:00h; e outro no próximo dia 21, as 16:00h, entre Moreirense e V.Setubal.
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 8a jornada só volta dentro de 3 semanas, devido aos jogos das Eliminatórias da Euro 2016 e da Taça de Portugal.
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTICIAS
Sporting
O defesa Jefferson renovou seu contrato até 2020 e com cláusula rescisória fixada em 45 milhões de euros.
Porto
O estoque de camisas previsto para ser comercializado em um ano do goleiro Casillas esgotou em pouco mais de um mês, e agora um novo lote emergencial só chegará às lojas do Dragão em novembro.
Benfica
Se a FIFA seguir o exemplo da punição dada a Seleção da Malásia, que no jogo contra a Arábia Saudita viu seus torcedores, aos 43 do segundo tempo, jogar fogos de artifício para dentro do gramado inconformados com a derrota que estavam sofrendo em casa para os sauditas por 2x1, o Benfica poderá perder os pontos da partida em que venceu na Espanha o Atlético (onde torcedores encarnados jogaram fogos para dentro do gramado na comemoração do gol de empate feito por Gaitan), além de ter um jogo de mando com portões fechados e multa pecuniária. Os Malaios foram punidos com uma derrota de 3x0, multa de 36 mil euros e ainda obrigados a jogar uma partida em casa de portões fechados. Está tudo certo para que o jogo, pela 3a eliminatória da Taça de Portugal, entre Vianense e Benfica seja adiantado do dia 18 para o dia 16, e com novo palco: o Estádio Cidade de Barcelos. Já Vilafranquense x Sporting (na Amoreira), e Varzim x Porto jogam no dia 17.
Portugueses no Exterior
Com gastroenterite o goleiro Anthony Lopes foi cortado da seleção e para seu lugar foi chamado o veterano Eduardo (última convocação fora em 2014 sob o comando de Paulo Bento), que hoje atua no Dínamo de Zagreb.
Os técnicos lusos estão fazendo bonito na Europa. Enquanto Paulo Sousa mantém a Fiorentina na liderança do campeonato italiano, Marco Silva não faz por menos e também mantém seu Olympiakos liderando o campeonato grego com 6 vitórias em 6 jogos disputados.
José Peseiro foi apresentado nesse final de semana como novo treinador do Al-Ahly do Egito.