Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - Alcochete

INTRODUÇÃO

Integrado no distrito de Setúbal, o concelho de Alcochete ocupa uma área de 128 Km2 distribuída por 3 freguesias. É limitado a norte por Benavente, a leste e sul por Palmela, a sudoeste por Montijo e a noroeste tem uma pequena faixa ribeirinha ao estuário do Tejo.

Com a reconquista cristã, Alcochete foi integrada no termo da Ordem de Santiago, sendo destes tempos o desenvolvimento da atividade da extração do sal, exportado para o sul da Europa, por via marítima.

A 17 de Janeiro de 1515, Alcochete recebe foral concedido pelo rei Dom Manuel I, num diploma conjunto que renova o foral de Aldeia Gallega do Ribatejo (de 1514) e confirma a categoria de Vila que Alcochete havia adquirido ao longo do século XV. Politicamente, as modas do último quartel do século XIX, com exacerbados movimentos municipalistas centralistas e descentralistas, levaram à perda da autonomia municipal de Alcochete a favor do município da Aldeia Galega (hoje Montijo), e que foi reestabelecida em 15 de Janeiro de 1898.

COMO IR

Saindo de Lisboa pela Ponte Vasco da Gama, além dos acessos à auto-estrada do Norte, IC 32, e a ligação à A2.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

A nível de patrimônio histórico, destacamos a Ermida de Nossa Senhora da Conceição dos Matos, a Igreja Matriz e o Pórtico do extinto Convento de São Francisco. A Reserva Natural do Estuário do Tejo é um local de abrigo para mais de 120.000 aves, com destaque para a comunidade de flamingos que, durante todo o ano, embelezam e dão cor a este local.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos os trabalhos realizados a partir de casca de ostra e as miniaturas de embarcações típicas do Tejo.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa do Círio dos Marítimos (no fim de semana da Páscoa).
- As Festas de São João Baptista ( em Junho).
- As Festas do Barrete Verde e das Salinas (no 2° fim de semana de Agosto).

GASTRONOMIA

Os destaques são a Caldeirada à fragateiro, as amêijoas alcochetanas, o ensopado de enguias, a massa de choco e os linguadinhos fritos.
Doces: as fogaças e o arroz doce branco.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Alcochete e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-ALCOCHETE.PT).