Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 17/01/2016

BENFICA LEVOU MAIS TORCEDORES AO ESTÁDIO NO 1º TURNO

Ao término do 1º turno as estatísticas mostraram que o Benfica foi o clube que mais torcedores levou ao estádio como mandante (embora entre os arqui-rivais o Sporting tenha mandado um jogo a menos; ou seja, apenas 8 contra 9 mandos de Porto e Benfica).O time da Luz levou 406.145 torcedores em 9 jogos na Luz (média de 45.127 torcedores). Em 2º vem o Porto com 325.311 torcedores também em 9 jogos no Dragão (média de 36.145 torcedores). Em 3º aparece o Sporting que levou ao Alvalade XXI 297.776 torcedores porém em 8 jogos (média de 37.222 torcedores e superior a do Porto). Em 4º vem o V.Guimarães, seguido pelo Braga em 5º, Marítimo em 6º, Tondela em 7º, Boavista em 8º, V.Setubal em 9º, Arouca em 10º, Acadêmica em 11º, Rio Ave em 12º, Nacional em 13º, Paços de Ferreira em 14º, União em 15º, Belenenses em 16º, Moreirense em 17º e Estoril em último.

TAÇA DE PORTUGAL

A Taça de Portugal teve as suas quartas-de-final realizadas nesse meio de semana com os seguintes resultados e classificados:

16:00h - Gil Vicente 1x0 Nacional

16:30h - Rio Ave 3x0 Estoril

18:30h - Braga 2x0 Arouca – Com dois gols no segundo tempo o Braga venceu em casa o Arouca e ganhou vaga nas quartas-de-final onde enfrentara o Rio Ave.

20:30h - Boavista 0x1 Porto – Com um gol de Brahimi aos 24 minutos e uma grande defesa de pênalti de Helton (goleiro nessa partida) após bobeira dele mesmo e da zaga no 6º minuto de acréscimo, o Porto bateu por 1x0 o time axadrezado e evoluiu para as quartas-de-final da disputa, onde enfrentará o Gil Vicente.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 17ª jornada só foi concluída nessa segunda com o jogo Paços de Ferreira 2x1 V.Setubal, que garantiu a 5a posição aos castores nesse final de 1o turno. Antes porém, ao meio dia da Madeira, o jogo entre Nacional e Benfica (interrompido no domingo aos 7 minutos por conta do nevoeiro) que a princípio seria em outra data devido ao jogo do Nacional frente ao Gil Vicente pela Taça de Portugal na quarta, foi realizado e terminou com goleada benfiquista por 4x1 (com mais 3 gols de Jonas, artilheiro isolado da disputa com 18 tentos assinalados); o que garantiu o time da Luz empatado em pontos com o do Porto (40), mas perdendo o segundo posto para os dragões no critério do confronto direto onde o Porto venceu por 1x0 os encarnados no Estádio dos Dragões nesse 1o turno. O Sporting segue na liderança com 44 pontos.

Já a 18ª jornada, returno, teve os seguintes jogos:

Sexta-Feira (15/01)

20:30h – Sporting 2x2 Tondela - A zebra apareceu no inicio da 18a rodada do campeonato com o líder Sporting empatando em casa com o Tondela, lanterna da disputa, que abriu o marcador de pênalti aos 29 do primeiro tempo e que custou a expulsão de Rui Patrício (lance polêmico em que o goleiro chega primeiro que o atacante na bola e a corta com os pés para depois acontecer o choque). Mesmo com 10 em campo os leões viraram o marcador em 15 minutos no 2o tempo (Slimani aos 9 e Gelson aos 15), mas não contavam com o gol surpresa do Tondela a 5 minutos do término do jogo, que decretou o placar final de 2x2.

Sábado (16/01)

16:15h – Acadêmica 1x1 Paços de Ferreira

18:30h – Marítimo 0x1 União

20:45h – Estoril 1x2 Benfica

Domingo (17/01)

16:00h – Arouca 1x2 Moreirense e Rio Ave 1x2 Belenenses

18:15h – Nacional 2x3 Braga

20:30h – V.Guimarães 1x0 Porto –Com uma falha grotesca de Casillas, que aos 4 minutos soltou uma bola nos pés de um atacante vimaranense, o V.Guimarães venceu o Porto por 1x0, subindo para a 6ª posição na tabela e relegando o Porto ao 3º lugar, 5 pontos atrás do líder Sporting.

A jornada só termina, segunda, com o jogo Boavista x V.Setubal as 20:00h.

Critérios de desempate:

Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;

b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;

c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;

d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;

e) Maior número de vitórias em toda a competição;

f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto

Pinto da Costa recusou proposta de 18 milhões de euros feita pelo Nápoles pelos direitos do mexicano Herrera. Segundo o dirigente dos dragões, por menos de 25 milhões ninguém tira Herrera do Porto.

A imprensa espanhola divulgou essa semana que Lopetegui não abre mão de receber um centavo do contrato que tinha com o Porto e que lhe garantia, em caso de demissão, o recebimento dos salários até o término do vínculo em junho do ano que vem. Para agravar mais a situação os seus advogados exigem ainda os prêmios prometidos em caso de conquista na presente temporada dos títulos que o Porto disputa e que o espanhol se julgava competente para vencer (Campeonato Português, Taça de Portugal e Liga Europa). Em virtude desse impasse o Porto comunicou nessa sexta, a bolsa de valores de Portugal, a rescisão unilateral e litigiosa com o treinador espanhol, que dessa maneira recorrera à justiça comum para receber o que julga de direito.

Suk foi apresentado oficialmente essa semana pelo Porto tendo assinado contrato até junho de 2020 com cláusula rescisória de 30 milhões de euros.

Benfica

Jornais portugueses afirmaram essa semana que o Benfica está contratando até 2021 e por 2 milhões de euros, junto ao Partizan de Belgrado, o ponta de lança sérvio Saponjic, que inclusive já estaria em Lisboa para exames médicos e assinatura do vínculo. A oficialização ocorreu nessa terça porém por 1,5 milhões. Outra contratação veiculada seria a do jovem defesa central Kalaica, de 17 anos, que em final de contrato ao término da temporada com o Dínamo de Zagreb viria a custo zero e também por 5 temporadas, mas só ao meio do ano quando então inicialmente integraria a equipe B encarnada.

O zagueiro central Jardel será homenageado por uma escola de samba de Santa Catarina, que criou o enredo "Jardel: Guerreiro da Luz, da Bola, do Rio Tavares a Portugal, de Portugal a Floripa". Como estará em atividade com o Benfica, seus dois irmãos irão representá-lo no desfile do próximo dia 5 de fevereiro.

Portugueses no Exterior

Depois de na semana passada bater o recorde de vitórias consecutivas no campeonato (16), Marco Silva agora bate o maior recorde do campeonato grego em todos os tempos chegando ao 17o triunfo nesse domingo, 10 de janeiro, ao vencer com o seu Olympiakos o Levadiakos por 3x1.

E Cristiano Ronaldo repassou nessa segunda-feira a "coroa" de melhor do mundo a Lionel Messi, eleito o melhor da ultima temporada e completando assim sua quinta premiação como melhor do mundo após duas conquistas consecutivas do craque luso, que já venceu a disputa 3 vezes, mas dessa vez ficou em 2o superando por sua vez o outro concorrente Neymar, que ficou em 3o lugar. Os 3 finalistas receberam perto de 77% dos votos dirigidos a todos os que foram votados, ficando Messi com 41,33%; Cristiano com 27,76% e Neymar com 7,86%.

E novamente Cristiano foi votado para uma nova seleção do ano, desta feita a Seleção da FIFA de 2015, composta com os seguintes craques:Neur; Thiago Silva, Marcelo, Sergio Ramos e Daniel Alves; Iniesta, Modric, e Pogba; Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo.

Hugo Almeida rompeu amigavelmente essa semana o contrato com o Anzhi da Rússia e já assinou com o Hannover da Alemanha.

Depois de liderar por 4 dias o Rali Dakar o piloto português de motos, Paulo Gonçalves, acabou abandonando a prova nessa quinta-feira apos ser encontrado caído e desacordado, resultado de um tombo com sua moto, embora sem maior gravidade.