Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - Mortágua
INTRODUÇÃO
O concelho de Mortágua está inserido na Região Centro, no extremo sudoeste do distrito de Viseu, sendo limitado a Norte pelos municípios de Águeda e Tondela, a Sul pelo de Penacova, a Leste pelo de Santa Comba Dão, a Oeste pelo de Anadía e a Sudoeste pelo da Mealhada.
Em inícios da nacionalidade, as terras do concelho de Mortágua encontravam-se na posse da coroa que mais tarde, fez a doação a instituições religiosas, a fidalgos ou a pessoas de influência local. Este foi o caso de Vasco Martins de Vila Nova que recebeu de Dom Sancho I o aforamento dos direitos reais no concelho.
Em 1192, Mortágua recebe o seu primeiro foral, passado por Dona Dulce, esposa de Dom Sancho I, mais tarde confirmado por Dom Manuel I, em 1514. Ao que se sabe, após a morte de Vasco Martins, o território passou de novo para a coroa, pelo menos até ao reinado de Dom Afonso III que doou a vila de Mortágua a Dona Teresa Fernandes de Seabra.
COMO IR
Saindo de Viseu pela IP3 até Santa Comba Dão e em seguida pegando a ER-234 até Mortágua.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
Banhado pelas águas da Albufeira de Agueira e pelas ribeiras de Mortágua e da Fraga e enquadrado pelas serras do Buçaco e do Caramulo, o concelho de Mortágua tem a oferecer belíssimas paisagens, sendo de destacar como principais pontos de interesse a barragem da Aguieira e a Praia Fluvial do Vau. A nível de patrimônio, destacamos o Pelourinho do século XVI.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos as louças de barro vermelho, a cestaria e artigos de vime, as gamelas de madeira, as mantas de trapos, a tapeçaria, as rendas e bordados e a tanoaria.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa da Irmandade (no 3º domingo de Julho).
- A Festa de São Lourenço (a 10 de Agosto).
- A Feira de Calvos (no 3º domingo de Outubro).
GASTRONOMIA
Destacamos a famosa xanfana.
Doces: As filhós de abóbora menina, o bolo rei, os sonhos e a broa de milho.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Mortágua, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-MORTAGUA.PT).