Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 28/02/2016
CRISTIANO RONALDO É O ATLETA MAIS SEGUIDO NAS MAIORES REDES SOCIAIS
Segundo a empresa americana Hookit, responsável pelo levantamento de dados sociais e estatísticas do Facebook, Instagram e Twitter, Cristiano Ronaldo é o atleta mais seguido no mundo na somatória dessas três maiores redes sociais contabilizando hoje mais de 200 milhões de seguidores (109.7 milhões no Facebook; 49.6 milhões no Instagram e 40.7 milhões no Twitter), principalmente porque ganha a cada dia 135 mil novos seguidores. Nessa somatória de Ronaldo, o português deixa na fila monstros sagrados como Michael Jordan, Kobe Bryant, Le Bron James e outros que vem atrás na casa dos 187 milhões de seguidores.
TAÇAS EUROPÉIAS
LIGA EUROPA
PORTO PERDE DE NOVO E SAI DA LIGA EUROPA
Depois de perder na Alemanha por 2x0 o Porto recebeu nessa quinta o Borussia sonhando ainda com o milagre da classificação, mas a esperança que já era pequena se desfez de vez logo aos 23 minutos quando os visitantes fizeram o gol solitário da partida num lance de bate e rebate dentro da área onde Cassilas fez uma defesa milagrosa no primeiro chute e depois acabou por mandar a bola para suas próprias redes na recarga de Aubameyang. O Porto até chegou a dominar a partida em alguns momentos, mas nem mesmo a entrada no 2o tempo de Suk, Brahimi e Herrera serviu para que os dragões fizessem pelo menos o gol de empate. Despedida melancólica e completando a 10a derrota na temporada, algo que só aconteceu nos idos de 2004/2005.
JESUS NOVAMENTE DESPREZA LIGA EUROPA E SPORTING DIZ ADEUS
Depois de perder em casa por 1x0 o Sporting jogou nessa quinta na Alemanha tentando o sonho da classificação, mas nem a sorte e muito menos Jorge Jesus ajudaram. Jesus persistiu em manter Slimani e Bryan Ruiz no banco para demonstrar que não se interessa pela Liga Europa, mas sim pelo campeonato português. Com isso, aos 30 minutos, o Bayer Leverkussem fez 1x0 com Bellarabi e quando todos pensavam que a fatura estava liquidada, João Mário empatou o jogo aos 38 e fez o leão mandar em campo dai para frente, só não virando o marcador ainda na etapa inicial porque a sorte não estava ao lado de Carlos Mané que perdeu duas incríveis oportunidades claras de gol. Para o 2o tempo o ímpeto leonino cresceu mais ainda e quando mais se aproximava o gol da virada, novamente Bellarabi, num chute preciso no ângulo de Rui Patrício, fez o 2o gol do Bayern que praticamente aniquilou o Sporting. Aos 43 minutos Calhanoglu fez o 3o gol do Bayern e que fechou de vez o caixão verde e branco. Derrota por 3x1 que faz agora o Sporting pensar só no campeonato português.
BRAGA ASSUSTA, MAS GARANTE VAGA PARA A PRÓXIMA FASE
Jogando em seu estádio nessa quarta-feira diante do Sion e podendo até perder por 1x0 para ainda sim evoluir na disputa o Braga deu um susto em seus torcedores levando um gol logo aos 16 minutos. Porém, num lance de penalidade duvidosa, Josué empatou para a equipe bracarense aos 27 e quando tudo parecia se acalmar novamente os suíços marcaram (dois gols de Gekas) dois minutos após o gol luso. Com esse resultado a partida iria para a prorrogação, mas o Braga, logo aos 3 minutos do tempo final, tratou de igualar tudo com Stojilijkovic, serenando a partida e dando ânimo aos donos da casa que por pelo menos duas vezes perderam a oportunidade clara de virar o marcador. E no último lance do jogo, no 3º minuto de acréscimo, o Sion quase empata e elimina a equipe bracarense, com Ruefli acertando uma bomba, mas que felizmente bateu na trave e não entrou. Vitória suada do Braga que agora evolui para as oitavas de final da Liga Europa embolsando mais 750 mil euros, que somados aos 2.4 milhões pela entrada na fase de grupos, aos 1.56 milhões pelas 4 vitórias e 1 empate nessa fase, aos 500 mil euros pelo 1º lugar do grupo, e aos 500 mil euros por evoluir para os desesseis avos de final, perfaz um montante até agora de 5 milhões 710 mil euros; que podem ser engordados em mais 1 milhão caso o Braga evolua para as quartas de final.
No sorteio realizado nessa sexta coube ao Braga o Fenerbahce do técnico português Vitor Pereira, com o 1o jogo acontecendo na Turquia a 10 de março e o jogo de volta em Portugal dia 17 do mesmo mês. Os demais confrontos da próxima fase colocarão frente a frente às seguintes equipes: Shakhtar x Anderlecht; Basiléia x Sevilha; Vilarreal x Bayern Leverkussen; Atlético de Bilbao x Valencia; Liverpool x Manchester United; Sparta Praga x Lazio e Borussia Dortmund x Tottenham
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 23ª jornada só terminou nessa segunda, quando o Sporting enfrentou as 20:00h em casa o Boavista e venceu por 2x0.
Já a 24ª jornada teve os seguintes jogos:
Sexta-Feira (26/02)
Nacional 3x0 Paços de Ferreira (20:30h)
Sábado (27/02)
Boavista 1x2 Rio Ave (16:15h) – com o primeiro gol do time de Vila do Conde sendo assinalado por Helder Postiga depois de cinco anos de seu último gol em Portugal pelo campeonato português, vestindo a camisa do Sporting em abril de 2011, frente ao Portimonense.
Arouca 0x0 Braga (18:30h)
Estoril 3x0 V.Setubal (20:45h)
Domingo (28/02)
Moreirense 1x2 Tondela (16:00h)
Marítimo 1x0 Acadêmica (16:00h)
Benfica x União (17:00h) – adiado de domingo para essa segunda as 19:45h porque a equipe do União não conseguiu levantar vôo da Madeira para o continente até a meia noite da véspera da partida conforme determina o regulamento.
Belenenses 1x2 Porto (19:15h)
A jornada só termina amanhã, dia 29 com o V.Guimarães recebendo as 20:00h o Sporting.
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SPORTING
Segundo um jornal português o Sporting além de premiar regiamente Jorge Jesus por metas alcançadas também o faz com os jogadores, que levam para casa (cada jogador do plantel) 5 mil euros por cada sequência de 5 jornadas na liderança do campeonato nacional. Já Jesus recebeu 200 mil euros pela conquista da Super Taça Candido Oliveira; e levaria mais 100 mil euros se conseguisse eliminar o Bayern Leverkussen classificando-se para as oitavas de final da Liga Europa. E caso conquiste o campeonato português embolsará mais 2 milhões de euros brutos como prêmio.
A cláusula rescisória de William Carvalho, em seu novo contrato, foi fixada em 45 milhões de euros, mas se alguma grande equipe européia aparecer com uma proposta de 35 milhões a vista levará o jogador, segundo um jornal português noticiou essa semana.
ESTORIL
As vésperas da virtual conquista do campeonato grego pelo Olympiakos o ex-treinador do Estoril e do Sporting, Marco Silva, foi homenageado pela torcida do time praiano que passou a denominar o setor no Estádio Antonio Coimbra da Mota onde costuma ficar de “Bancada Marco Silva”.
Portugueses no Exterior
Esse final de mês foi sombrio para os técnicos portugueses. O Porto do técnico José Peseiro foi eliminado da Liga Europa pelo Borussia perdendo as duas partidas, tal como aconteceu com o Sporting de Jorge Jesus igualmente eliminado dessa liga com duas derrotas para o Bayern Leverkussen. A Fiorentina do técnico luso Paulo Sousa também foi eliminada da Liga Europa, sendo goleada pelo Tottenham no jogo de volta na Inglaterra por 3x0. E o Olympiakos do português Marco Silva foi eliminado pelo Anderlecht da Bélgica com derrota na prorrogação por 2x1. Um dos únicos técnicos lusos que se salvou dessa derrocada foi Vitor Pereira, que conseguiu classificar o seu Fenerbahce para a próxima fase eliminando os russos do Lokomotiv, após vitória de 2x0 no jogo de ida na Turquia e empate fora por 1 gol na Rússia, pegando agora nas quartas de final o Braga.