Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - Vizela
INTRODUÇÃO
O Concelho de Vizela, localiza-se na região Norte, nas convergências das províncias do Minho e do Douro Litoral. Pertence ao distrito de Braga e tem por limites, a Norte, o concelho de Guimarães; a Leste, o concelho de Felgueiras; a Sul, o concelho de Lousada e a Oeste o concelho de Santo Tirso. Vizela possui uma área de 24Km2 distribuída por 7 freguesias.
O ano de 1361 foi o primeiro grande momento da história de Vizela, tendo esta alcançado a independência administrativa e formado, pela primeira vez, concelho próprio. Contudo, o concelho teve uma duração efêmera: 47 anos.
Depois de um certo período de adormecimento, as termas outrora criadas pelos romanos, renasceram e em 1873, é fundada a Companhia dos Banhos de Vizela. Em 1929, Vizela é elevada à categoria de vila, em plena ditadura de pré-Estado Novo. Mas foi somente em 1998, após várias batalhas políticas, que Vizela foi finalmente, elevada à categoria de Concelho.
COMO IR
Os principais acessos são pela EN-106 e pela EN-207.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
Vizela está intimamente associada à prática do termalismo. Aproveitando a qualidade terapêutica das águas, indicadas para doenças respiratórias, doenças de pele e reumatismos, o atual balneário termal foi construído em 1870. Para além das Termas, destacamos as paisagens naturais, como a obtida através do Santuário de São Bento das Pêras, passando pelo património histórico construído, como a Ponte Romana.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos os trabalhos em barro, como candeeiros, quadros e esculturas.
FESTAS E EVENTOS
- O Festival de Reis (em Janeiro).
- A Festa do Senhor das 5 chagas (em Maio).
- As Festas do Concelho (em Agosto).
GASTRONOMIA
Destacamos a vitela assada, os saborosos rojões e os mais variados pratos feitos com bacalhau.
Doces: o tradicional Pão-de-ló coberto, também conhecido como Bolinhol.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Vizela e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-VIZELA.PT).