Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 20/03/2016
FALSA CONTUSÃO DE JÚLIO CÉSAR FOI PANO DE FUNDO PARA DIVERGÊNCIAS NA ASSINATURA DE NOVO CONTRATO
Caiu como uma bomba a afirmação feita num programa esportivo da TV SIC no último final de semana do diretor do Sporting, Augusto Inácio, de que o goleiro encarnado Júlio César foi afastado desde a partida contra o time de Alvalade não por contusão, como divulgou o Benfica, mas sim por divergências com a SAD do time da Luz sobre a forma de receber seus vencimentos no novo contrato que seria assinado, tendo o goleiro insistido em receber parte dos mesmos em suas empresas no Brasil, com o que o Benfica não concordou decidindo por afastá-lo com a justificativa de pano de fundo que estaria contundido. Nessa segunda, de uma forma não tão convincente, Júlio César veio a público através das redes sociais (onde até postou foto abraçado com o presidente Felipe Vieira) e da TV Benfica desmentir a notícia afirmando que só falta por a assinatura no contrato.
DEFINIDA A REDUÇÃO PARA 20 CLUBES NA 2a DIVISÃO
Dependendo ainda de ratificação por parte da Assembléia Geral da Federação Portuguesa, a Assembléia Geral da Liga aprovou essa semana a redução final para 20 clubes, a partir da temporada 2017/2018, da 2a Liga de Portugal. A redução de 24 para 22 na próxima temporada já estava acordada. Assim, na temporada de 2016/2017, irão descer 4 clubes da 2a para a 3a divisão (Campeonato de Portugal), porém apenas 2 subirão desta divisão para a 2a Liga. Contudo, na temporada 2017/2018, além da queda de 4 clubes da 2ª para a 3ª divisão e da subida de apenas dois desta divisão para a de cima, os segundos colocados de cada uma das duas séries da 3a divisão disputarão um play-off com os 17o e 18o colocados da 2a divisão para se definir quem disputa essa Liga. Por fim, a partir da temporada seguinte subirão dois clubes da 3a para a 2a, e cairão da mesma forma dois clubes da 2a para a 3a divisão.
SELEÇÃO CONVOCADA PARA AMISTOSOS CONTRA BULGÁRIA E BÉLGICA
Fernando Santos divulgou nessa sexta a lista dos convocados para os amistosos frente à Bulgária (dia 25 em Leiria) e a Bélgica (dia 29 em Bruxelas), sem as presenças de Moutinho, Coentrão e Tiago (jogadores contundidos ou que vieram de contusão recentemente). Eis os nomes: Goleiros: Anthony Lopes (Lyon), Rui Patrício (Sporting) e Eduardo (Dínamo de Zagreb) Defesas: Eliseu (Benfica), Cedric Soares e Jose Fonte (Southampton), Vierinha (Wolfsburgo), Rafael Guerreiro (Lorient), Bruno Alves (Fenerbahçe), Ricardo Carvalho (Mônaco) e Pepe (Real Madrid) Meio campistas: Renato Sanches (Benfica), Bernardo Silva (Mônaco), Danilo Pereira (Porto), Andre Gomes (Valencia), João Mario, Willian Carvalho e Adrien Silva (Sporting) Atacantes: Danny (Zenit), Eder (Lille), Nani (Fenerbahçe), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Quaresma (Besiktas) e Rafa Silva (Braga)
TAÇAS EUROPÉIAS
LIGA DOS CAMPEÕES
BENFICA PEGA BAYERN DE MUNIQUE NAS QUARTAS DA LIGA DOS CAMPEÕES
Aconteceu nessa sexta o sorteio das quartas-de-final da Liga dos Campeões e coube ao Benfica um dos mais fortes candidatos ao título, o Bayern de Munique, com o primeiro jogo acontecendo na Alemanha (5 de abril) e a partida de volta em Portugal (13 de abril). Os outros confrontos ficaram assim definidos: PSG x Manchester City, Barcelona x Atlético de Madrid e Wolfsburgo x Real Madrid. Os jogos de ida acontecem a 5/6 de abril e os de volta uma semana depois nos dias 12/13.
LIGA EUROPA
BRAGA VENCE COM MÉRITOS, MAS ARBITRAGEM TAMBÉM CONTRIBUIU
Depois de perder para o Fenerbahçe por 1x0 no apagar das luzes da partida de ida disputada na Turquia, o Braga entrou a campo nessa quinta disposto a tudo para reverter a vantagem. Mas, diferentemente do que se poderia esperar, encontrou de cara um Fenerbahçe ofensivo e pressionando desde o apito inicial. Contudo o que os turcos não esperavam é que num lance de desmarcação em cima de Vukcevic o atacante Hassan (em posição duvidosa) abrisse o marcador para os donos da casa logo aos 11 minutos, empatando tudo. Dai para frente, animado com o gol, o Braga foi pra cima da defesa adversária, mas pouco criou, e ainda acabou por tomar um banho de água fria quando no último minuto do 1o tempo Topuk, aproveitando uma sobra de disputa de bola entre Van Persie e Boly, empatou para os turcos, que de novo retomavam a vantagem, e jogando agora para o Braga a responsabilidade de ter que fazer uma diferença de 2 gols para prosseguir na disputa. Na etapa final o time adversário comandado por Vitor Pereira tentou fazer o tempo passar, sem objetividade ofensiva e nem pressa. Foi quando aos 20 minutos aconteceu o lance mais polêmico da partida, com o árbitro assinalando penalidade máxima após o chute desferido por Josué dentro da área bater nos braços de Topal, que por já ter sido anteriormente advertido com cartão amarelo acabou sendo expulso revoltando todos do Fenerbahçe. Na cobrança do pênalti assinalado Josué não perdoou e fez o 2x1 para os minhotos. Mas ainda faltava um gol. E ele veio, cinco minutos depois, de um lançamento de Pedro Santos (que acabara de entrar a campo) para Stojilkovic, que chutando cruzado não bobeou e fez o 3x1. Dai para frente o Braga administrou o placar, colocou o time adversário na roda e ainda conseguiu a expulsão de mais dois jogadores turcos perto do final, que inconformados com os gritos de olé da torcida entraram violentamente nos jogadores bracarenses merecendo a exclusão da partida. E para fechar com chave de ouro a classificação merecida para a próxima fase da disputa, Rafa Silva, aos 38 minutos, carregou a bola desde o meio campo passando por vários adversários e chutou cruzado dentro da área para vencer o goleiro Demirel e encerrar o placar em 4x1 para o time luso, que agora enfrenta na próxima fase o Shakhtar Donets’k da Ucrânia, com o primeiro jogo acontecendo em Braga a 7 de abril, e o jogo de volta na Ucrânia a 14 do mesmo mês. Nos demais confrontos teremos: Villarreal x Sparta Praga, Atlético de Bilbao x Sevilha, Borussia Dortmund x Liverpool.
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 26ª jornada só terminou nessa segunda, quando as 20:00h o Benfica recebeu o Tondela e com mais dois gols de Jonas venceu por 4x1.
Já a 27ª jornada teve os seguintes confrontos:
Sexta-Feira (18/03)
Rio Ave 1x0 Marítimo (20:30h)
Sábado (19/03)
Sporting 5x1 Arouca (18:30h)
V.Setubal 0x1 Porto (20:45h)
Domingo (20/03)
Acadêmica x Estoril (16:00h)
Tondela 2x2 Belenenses (16:00h)
Nacional 3x2 V.Guimarães (16:00h)
Paços de Ferreira 0x0x Moreirense (16:00h)
Boavista 0x1 Benfica (18:15h)
Braga 2x0 União (20:30h)
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
BRAGA
Com a vitória bracarense essa semana, e classificação para a próxima fase da Liga Europa, Portugal ultrapassou a França no ranking de clubes (que conta para a distribuição de vagas nas Taças Européias) assumindo o 5o posto com 52.915 pontos, porém com os franceses logo atrás com 52.582 pontos.
BENFICA
Se conquistar o campeonato português Rui Vitória ganhará 500 mil euros de prêmio e seus 3 assistentes 50 mil cada um; exatamente metade do que recebeu Jorge Jesus na última temporada em que levou o Benfica ao título (Jesus faturou 1 milhão e cada um de seus assistentes faturou 100 mil euros).
Por críticas a arbitragem no jogo do Benfica frente ao Rio Ave ainda no 1º turno o presidente encarnado foi suspenso pelo Conselho Disciplinar da Federação por 23 dias e ainda punido com multa de 1020 euros.
Ainda sem revelar valores, o Benfica informou essa semana que prorrogou por mais dois anos o contrato do lateral esquerdo Eliseu (32 anos), que terminaria ao final dessa temporada.
Devido à contusão de Firmino, atacante do Liverpool, Jonas foi convocado novamente para a Seleção Brasileira após 4 anos de ausência atuando com a canarinho, onde jogou 8 vezes fazendo 2 gols. A chamada visa os jogos pelas eliminatórias do próximo mundial, contra o Uruguai dias 25 de março, e contra o Paraguai no dia 29 do mesmo mês.
SPORTING
Também o presidente leonino Bruno de Carvalho foi suspenso por críticas à arbitragem referentes ao jogo do Sporting contra o Tondela, também no 1o turno, por 19 dias. Como o mesmo houvera sido suspenso preventivamente à época por 20 dias, não terá que cumprir pena alguma agora.
Na recente renovação contratual com Adrien Silva e Rui Patrício o Sporting recomprou as porcentagens dos passes que os mesmos detinham, ou seja, o Sporting detinha 50% de Adrien e comprando os 30 que o jogador detinha passou a ter 80% dos seus direitos; e detinha 65% dos direitos de Rui Patrício comprando agora os 17,5 que ele detinha passou a ser dono de 82,5% de seus direitos.
Coates, ao assinar seu contrato com o Sporting, teve que aceitar uma cláusula que o impede de usar chuteiras vermelhas e chuteiras azuis (cores alusivas aos arquirrivais Benfica e Porto).
Visando ser ressarcido por supostas atuações danosas ao clube, o Sporting entrou com processos contra 9 antigos dirigentes leoninos pleiteando uma indenização que, somada, chega à casa dos 73.6 milhões de euros. Os processados são: Jose Eduardo Bettencourt, Godinho Lopes, Luis Duque, Carlos Freitas, Jose Filipe Nobre Guedes, Silva e Costa, Sousa Louro, Lino de Castro e Carlos Barbosa.
Numa campanha contra a pirataria dos produtos licenciados pelo clube, o Sporting entrou a campo nesse final de semana, contra o Arouca, com diversos nomes nas camisas dos jogadores grafados de forma incorreta justamente para chamar a atenção. O objetivo era mostrar que ter um produto ou uma camisa leonina parecida com a original, não é a mesma coisa que ter uma camisa oficial, e isso em todos os sentidos, não só os de salvaguardar os interesses do clube, como também de qualidade e garantia de procedência. Rui Patrício apareceu com seu nome grafado com duas letras s ao invés da letra c; Bruno Cesar apareceu com a letra z no sobrenome Cesar ao invés da letra c; João Mário apareceu grafado como João Dario; Gutierrez apareceu grafado como Guterres e Slimani teve seu nome grafado como Eslimani.
AROUCA
O Arouca irá ceder nesse final de mês 4 de seus jogadores a seleções nacionais. São eles: Gegé (Cabo Verde), Dabó (Guiné-Bissau), Mateus (Angola) e Velazquez (Venezuela).
Lito Vidigal, que tinha contrato até o final da próxima temporada, prorrogou seu vínculo com o Arouca até o final da temporada 2018/2019. Numa entrevista a mídia lusa o técnico arouquense disse que saiu do Belenenses porque o interesse dos dirigentes não era o mesmo que o dele, que queria transformar o clube do Restelo num time forte; dando nas entrelinhas a entender quer as contratações não visavam o bem do clube, mas sim o interesse de terceiros e até de empresários.
PAÇOS DE FERREIRA
O jovem jogador pacense de 19 anos, Diego Jota, cujo passe pertencia 40% ao time do Paços, 40% a Gestifute do empresário Jorge Mendes e 20% a um grupo de investidores, acaba de ser vendido ao Atlético de Madrid onde atuará até 2021 porém somente a partir da próxima temporada. Com isso o time da cidade do móvel embolsa 2,8 milhões de euros e ainda 10% de uma venda futura. Porém a última hora, o presidente da administradora do Paços, Rui Seabra, disse que ainda não está tudo definido, pois depende do jogador aceitar a proposta do Atlético ou de outros clubes interessados, e também de se oficializar no contrato uma porcentagem (não divulgada oficialmente) para o Paços em caso de uma revenda futura.
SELEÇÃO PORTUGUESA
A FPF definiu locais e horários dos jogos da Seleção Portuguesa contra Noruega e Estônia. O Estádio do Dragão será o palco do jogo contra a Noruega agendado para 29 de maio as 20:45h. Já o Estádio da Luz receberá a 8 de junho as 19:45h o jogo contra a Estônia.
A FPF apresentou nessa semana seu novo patrocinador e também da Seleção Portuguesa. Trata-se da multinacional da área de eletrônicos e telecomunicações, SAMSUNG. O contrato é de 3 anos.
PORTUGUESES NO EXTERIOR
Vitor Pereira recolocou no último final de semana o seu Fenerbahçe na liderança do campeonato turco, porém na conferência de imprensa ao final do jogo deixou claro que abandonara o país caso atentados, como os que vitimaram pessoas em Ancara naquele final de semana, voltem a acontecer.