Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - Torres Vedras
INTRODUÇÃO
É sede do mais extenso concelho do Distrito de Lisboa, com 407 km² de área, distribuídos por 13 freguesias. É limitado a norte por Lourinhã, a nordeste por Cadaval, a leste por Alenquer, a sul por Sobral de Monte Agraço e Mafra e a oeste pelo oceano Atlântico. Torres Vedras foi elevada à categoria de cidade a 2 de Março de 1979.
Foi nesta terra rodeada de vinhedos e protegida por uma colina onde está edificado o velho castelo, que teve lugar o concelho régio de 1413, onde ficou decidido o início da epopéia marítima. Foi também neste local que foi edificado o reduto defensivo daquelas que ficaram para a História como as Linhas de Torres, construídas para barrar a passagem das tropas de Napoleão Bonaparte.
Torres Vedras é um importante centro vinícola português. Quem passa por Torres Vedras ouve decerto falar do grandioso Carnaval, onde não faltam convidados especiais e desfiles de carros alegóricos.
COMO IR
Saindo de Lisboa, pegar a Auto-Estrada A8 sentido Bombarral percorrendo 41 km até chegar em Torres Vedras.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
A Nível de patrimônio destacamos o Castelo, as Igrejas de Santa Maria do Castelo e de São Pedro, as Capelas de Nossa Senhora do Ameal e de São Vicente, o Convento da Graça, o Castro do Zambujal e o Chafariz dos Canos de estilo gótico do século 14. Já no lazer destacamos o Golfe na Praia de Porto Novo e as Termas dos Cucos.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos a Cerâmica Artesanal, os Vitrais, as Casinhas em Gesso e Cabaças Pintadas.
FESTAS E EVENTOS
- O Carnaval.
- As Comemorações da Defesa das Linhas de Torres (em Outubro).
- O Festival das Vindimas (em Novembro).
GASTRONOMIA
Destacamos o Arroz de Matança, a Cachola de Porco, o Cabrito Assado no Forno e o queijo de Saloio.
Doces: os Pastéis de Feijão.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Torres Vedras e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-TVEDRAS.PT).