Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 03/04/2016
PORTUGAL 2x1 BÉLGICA
Ressentido da derrota semana passada frente à Bulgária onde nada deu certo, Portugal entrou a campo nessa quinta com uma equipe modificada em relação a que começou o jogo com os búlgaros, com Fernando Santos escalando de cara Rui Patrício, Raphael Guerreiro, José Fonte, Danilo, Cedric e André Gomes. Iniciada a partida os belgas tomaram conta da bola nos 15 minutos iniciais e só a partir dai foi que Portugal começou a se encontrar no ataque e criar jogadas ofensivas. E não demorou muito para o resultado começar a surgir. Aos 20 minutos, depois de 5 chutes a gol, Portugal abriu o marcador com Nani, após passe de André Gomes. O gol deu ânimo a seleção lusa que cresceu na partida, mandou bola na trave, e acabou bisando a 5 minutos do término da primeira etapa através de Cristiano Ronaldo, que iniciou a jogada numa cobrança de falta e depois apareceu na área para cabecear e vencer Courtois. Com algumas substituições na etapa final, Portugal diminuiu a pegada ofensiva, permitindo assim o crescimento da Bélgica, que acabou por descontar através de Lukaku aos 17 minutos, mas foi só. Vitória portuguesa na última partida antes da convocação final para os próximos amistosos preparatórios da equipe que representará o país na Euro da França ao meio do ano.
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 28ª jornada teve início nessa semana com os seguintes jogos:
Sexta-Feira (01/04)
Benfica 5x1 Braga (20:30h) - o time da Luz até tomou um sufoco nos minutos iniciais, chegando a levar uma bola na trave, mas a “cortesia” da zaga bracarense foi maior e não perdoada pelos donos da casa que no terceiro presente não desperdiçaram abrindo o marcador com Mitroglou aos 17 minutos. Dai para frente foi um passeio de bola, apesar do segundo gol encarnado ter nascido de um pênalti inexistente onde a bola tocou no braço do jogador bracarense que estava com ele colado ao corpo. Jonas fez o 2o e Pizzi o 3o ainda no 1o tempo. Para a etapa final, após passe de Jonas, Mitroglou fez o 4o do Benfica (e o seu 2o no jogo), e Samaris, em cobrança de falta, fez o 5o e último gol encarnado. Pedro Santos, aos 45, descontou para o Braga, de pênalti, marcado contra o Benfica depois disso ter acontecido pela última vez ha mais de um ano, ou seja, ha exatos 377 dias (o último pênalti assinalado contra o time da Luz foi na partida de 21 de março de 2015, em Vila do Conde, contra o Rio Ave, na qual o Benfica perdeu por 2x1).
Sábado (02/04)
Arouca 3x2 Acadêmica (16:15h)
Marítimo 2x0 Nacional (18:30h)
V.Guimarães 1x1 Boavista (20:45h)
Domingo (03/04)
União 2x2 V.Setubal (16:00h)
Estoril 1x0 Paços de Ferreira (17:00h)
Moreirense 0x1 Rio Ave (19:15h)
A jornada só termina nesta segunda-feira dia 4 de abril, quando as 19:00h o Porto recebe o Tondela; e as 21:00h o Belenenses recebe o Sporting.
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
BENFICA
Tal como já fez com outras equipes que patrocina, a Fly Emirates pintou em um de seus Boeings 777 a imagem de 6 jogadores do Benfica: Júlio César, Jonas, Gaitan, Luisão, Sálvio e Samaris.
Robben, um dos astros do Bayern de Munique, com uma lesão no adutor da coxa, deverá desfalcar por cinco semanas a equipe alemã, não enfrentando o Benfica nos dois jogos das quartas de final da Liga dos Campeões. O primeiro jogo acontece na próxima terça, dia 5 de abril, na Alemanha, e a partida de volta em Portugal dia 13 de abril.
ESTORIL
Numa campanha visando aumentar seu número de simpatizantes e atrair mais público aos seus jogos, a SAD do Estoril abrirá os portões para que todos que quiserem (tanto torcedores da casa quanto adversários) possam até o final da presente temporada, assistir aos jogos do clube praiano de graça no Estádio da Amoreira.
PORTO
Segundo as regras do fair-play financeiro da UEFA um clube não pode ultrapassar o limite negativo de 30 milhões de euros acumulados nas últimas três temporadas, ou seja, como exemplo o Porto que teve um prejuízo de 40.7 milhões a 3 temporadas, e um lucro de 19.3 milhões a 2 temporadas (déficit acumulado de 21.4 milhões), nessa temporada não poder ter um prejuízo superior a 8.6 milhões. Por isso mesmo dirigentes do dragão já estão pensando na venda de ativos para não serem surpreendidos em cima da hora.
Segundo jornais portugueses, a empresa de intermediação de contratos de jogadores e vendas denominada Energy Soccer, pertencente a Alexandre Pinto da Costa, filho de Pinto da Costa, já lucrou com o Porto quase 2 milhões de euros intermediando negócios envolvendo ex-atletas portistas como Rolando, Atsu, Quaresma, Álvaro Pereira, e até Casemiro.
SPORTING
Os torcedores leoninos que criarem frases com as palavras “pênalti”, “cartão vermelho” e “eterno rival” concorrerão a um vaucher que dará direito a jantar para 4 pessoas no valor total de 301 euros.
Jornais argentinos informaram que depois de recusar uma proposta inicial de 3 milhões de euros feita por representantes do Sporting pelo passe do meia atacante de 22 anos, Alan Ruiz, o Colon de Santa Fé acabou por ceder à segunda oferta, que chegou aos 5.3 milhões de euros, com o jogador devendo nas próximas horas assinar por 4 anos com os leões. Na verdade o jogador pertence ao San Lorenzo que o emprestou ao Colon com cláusula de opção de compra estipulada em pouco mais de 2.2 milhões de euros. Assim sendo o Colon, que já acionou a cláusula, lucrará mais de 3 milhões com a venda. A confirmação oficial da transação por parte do clube argentino aconteceu nessa sexta-feira quando em entrevista a uma rádio local o diretor Patrício Fleming garantiu, contudo, que o jogador só irá para o Sporting ao final da temporada. Seu irmão, Federico, que atua como meia-direita, também assinou por 4 temporadas, mas a princípio para atuar na equipe B onde será observado por Jorge Jesus.
BELENENSES
Mais um triste episódio da briga entre a presidência do Clube Belenenses (exercida por Patrick Morais de Carvalho), e a presidência da SAD do Belenenses (exercida por Rui Pedro Soares) foi levado "ao ar" nessa sexta-feira. Por não ter seu pedido atendido junto a SAD de recebimento de mais ingressos (além dos que lhe são de direito pelos estatutos) para o jogo com o Sporting, o presidente do Belenenses mandou cortar a luz do Estádio do Restelo no horário em que o time iria realizar o último treino visando o clássico; o que fez com que a direção da SAD levasse a equipe para treinar no Jamor, voltando posteriormente ao Restelo apenas para trocar de roupa e ainda com os atletas tendo que tomar banho frio e alguns nem podendo realizar tratamento médico de recuperação de lesões.
PORTUGUESES NO EXTERIOR
Reforçando a especulação de que Cristiano Ronaldo poderá deixar o Real no final da temporada (voltando possivelmente para o Manchester United), jornais espanhóis estamparam essa semana manchetes que dão conta da colocação à venda por 3 imobiliárias de Madrid da casa do craque luso (que tem 7 quartos, 9 banheiros, 2 piscinas, elevador, sala de cinema, ginásio e garagem e pela qual Cristiano pagou 5 milhões de euros em 2010), e também da casa de sua mãe.
Com o gol marcado nesse sábado na vitória em Barcelona do Real frente aos donos da casa por 2x1, Cristiano Ronaldo transformou- se no maior artilheiro em clássicos contra o time catalão, ultrapassando Raul. A vitória merengue quebra uma invencibilidade de 39 partidas do Barcelona.