Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - PALMELA
INTRODUÇÃO
Pertencente ao distrito de Setúbal, o concelho de Palmela possui 462 km2, distribuídos por 5 freguesias. Em 1147, com a expansão e subsequente ocupação territorial cristã, Dom Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, conquistou Palmela aos Mouros. Em 1185, concedeu foral à povoação e doou o castelo de Palmela aos Cavaleiros de Santiago.
Em 1323, Dom Dinis eleva Palmela à categoria de Vila. A 1 de Junho de 1512, Dom Manuel I concede um novo foral à Vila. Em 1755, o terremoto que trouxe a devastação a Lisboa, deixou também as suas marcas em Palmela.
O Concelho de Palmela foi extinto em 1855, sendo então integrado no de Setúbal. Só a 8 de Novembro de 1926 o concelho foi de novo restaurado, iniciando-se então uma nova etapa da sua história.
COMO IR
Saindo de Lisboa, pegamos AE2 em seguida pegamos a A12, depois a Estrada de Algeruz chegando até Palmela.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
O concelho de Palmela, localiza-se numa posição central da Península de Setúbal, entre três das mais importantes áreas protegidas nacionais (o Parque Natural da Arrábida, a Reserva Natural do Estuário do Sado e a Reserva Natural do Estuário do Tejo). A nível de patrimônio destacamos o Castelo de Palmela, a Igreja de Santiago e as Ruínas da Igreja de Santa Maria do Castelo.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos a Cerâmica, a Azulejaria e os trabalhos em pedra.
FESTAS E EVENTOS
- A Romaria de Nossa Senhora da Escudeira (em Agosto).
- A Festa das Vindimas (em Setembro).
- A Festa de Todos os Santos (em Novembro).
GASTRONOMIA
Destacamos a Sopa de Tamboril com poejos, a Sopa Caramela e o Coelho à Camponesa.
Doces: As Pêras cozidas em vinho, as Fogaças de Palmela e o Pudim de Abóbora.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Palmela e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-PALMELA.PT).