Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 19/06/2016
EUROCOPA
RESPEITO EXAGERADO POR ADVERSÁRIO IMPEDE VITÓRIA DE PORTUGAL NA ESTRÉIA
Portugal estreou na Euro nessa terça em St. Etienne frente à Islândia, e só não venceu pelo respeito exagerado de seu treinador, Fernando Santos, para com o adversário que houvera se classificado num grupo em que a Holanda sucumbiu. Ao invés de entrar com um time totalmente ofensivo, com Quaresma e Éder ou Rafa no ataque, contra um adversário limitadíssimo em termos técnicos, embora com excelente vigor físico, Fernando preferiu deixar Quaresma no banco (só o fazendo entrar para atuar nos últimos 20 minutos de jogo), e nem ousou em começar com um atacante nato, optando porém por André Gomes e João Mário, jogadores mais de armação. Com isso e perante a verdadeira muralha armada pela defesa Islandesa, Cristiano e Nani, isolados nos extremos do campo, pouco produziram, a não ser numa jogada pela direita de CR 7 que cruzou em perfeição para o gol único de Portugal feito por Nani. Embora fossem inúmeros os chutes a gol, faltava criatividade ao ataque luso. No início do 2o tempo, num dos raros ataques da Islândia, Vieirinha não conseguiu cortar cruzamento vindo da direita e que resultou no gol adversário, que dai para frente não quis mais saber de futebol e se trancou de vez atrás. Empate pífio, mas principalmente por culpa de Fernando Santos que se acovardou frente a um adversário sem experiência alguma em campeonatos europeus.
CRISTIANO TREME, PORTUGAL BALANÇA E A VITÓRIA ESCAPA
Nesse sábado, agora com Quaresma no lugar de João Mário, e Willian Carvalho no lugar de Danilo, Portugal enfrentou a Áustria para o tudo ou nada, massacrando e criando inúmeras oportunidades de gol do 1º ao último minuto, mas todas incapazes de penetrar a meta do goleiro adversário. Cristiano, embora mais objetivo que na última partida, ainda não desencantou no torneio, falhando inclusive um pênalti sofrido por ele mesmo na segunda etapa, ao chutar a bola na trave. Sem o toque refinado das partidas preparatórias que antecederam a Euro, Portugal se deixou levar pelo nervosismo da falta de gols e por isso mesmo terminou mais um jogo sem vencer, ficando agora com apenas 2 pontos no grupo que tem a Hungria (próximo adversário português na quarta que vem), que empatou nesse sábado por 1 gol com a Islândia, liderando com 4 pontos, seguida por Portugal e Islândia com 2 e Áustria com apenas 1. Para não voltar mais cedo para casa Portugal tem de vencer os húngaros na quarta-feira próxima para não depender de ninguém e assim conseguir o 1º lugar (dependendo do saldo de gols caso a Islândia vença a Áustria) ou até mesmo o 2º posto.
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A superliga portuguesa da temporada 2016/2017 só terá inicio no próximo mês de agosto, arrancando no dia 13 (e terminando a 21 de maio de 2017), após a disputa da Eurocopa. Antes porém, a 7 de agosto no Estádio Municipal de Aveiro, Benfica e Braga decidem a Super Taça Cândido Oliveira, disputa que coloca frente a frente o Campeão Português e o Campeão da Taça de Portugal. Já a Taça de Portugal tem prevista sua decisão para o dia 28 de maio de 2017. A 2a liga, por sua vez, começa a 7 de agosto próximo e termina a 28 de maio de 2017.
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
PORTO
O desconhecido meio-campista de 23 anos, João Carlos Teixeira, formado no Braga e Sporting e que a cinco temporadas estava a serviço do Liverpool da Inglaterra, acaba de assinar contrato de 4 temporadas com o Porto. Porém, pelos mecanismos de solidariedade das regras da FIFA, o clube inglês pleiteia 300 mil euros de indenização por conta desses 5 anos em que o jogador vestiu a camisa inglesa.
O zagueiro Felipe, contratado junto ao Corinthians (75% do passe) por 6,2 milhões de euros, assinou por 5 temporadas e tem cláusula rescisória fixada em 50 milhões de euros.
A pré-temporada do Porto acontecerá na Alemanha, entre 15 e 28 de julho, na cidade de Kamen (local onde a Espanha estagiou no mundial da Alemanha em 2006 e também onde recentemente o Valência estagiou quando dirigido por Nuno Espírito Santo) onde acontecerão 4 amistosos com as equipes do Vitesse da Holanda, PAOK da Grécia, PSV (também da Holanda) e Bayern da Alemanha.
SPORTING
A pré-temporada do Sporting acontecerá na Suíça entre 11 e 19 de julho onde 4 jogos preparatórios deverão acontecer. Além do jogo de apresentação e do jogo pelo Troféu 5 violinos o Sporting também deverá jogar contra o Vila Real na Espanha em final de julho, e posteriormente em início de agosto no Algarve contra o Betis e contra o Nice.
Petrovic, meia defensivo que atuava no Dínamo de Kiev, foi contratado por 4 temporadas e mais uma quinta opcional, com cláusula rescisória fixada em 60 milhões de euros. Ele vem como segunda opção depois do brasileiro Sandro, que atua na mesma posição e pertence ao QPR da Inglaterra, ter sido reprovado nos exames médicos por problemas no joelho.
O Sporting pode vender de agora em diante Slimani pelo valor que bem entender, isto porque o valor de 30 milhões fixado para sua venda obrigatória caso aparecesse interessados venceu nessa quarta, o que agora deixa o time de Alvalade livre para estipular valor pelo atacante.
BENFICA
André Gomes, meia que o Benfica vendeu por 15 milhões ao Valência a pouco mais de um ano, está despertando interesse de potências do futebol mundial, porém a princípio o Valência não abre mão da pedida inicial de 65 milhões de euros, isto porque o Benfica tem direito contratualmente a receber 25% do valor que exceder os 15 milhões pagos pelos espanhóis ao time encarnado numa futura revenda, ou seja, no caso do Valência realmente vender o jogador por 65 milhões o Benfica deverá receber 25% de 50 milhões que excedem os 15 milhões iniciais e que equivalem a 12,5 milhões de euros.
O Benfica anunciou essa semana a renovação por mais 2 temporadas do contrato com o atacante argentino Sálvio.
GIL VICENTE
A Assembléia Geral da Liga que estava agendada para esta quarta-feira, objetivando decidir a entrada do Gil Vicente no próximo campeonato e a fórmula de disputa do mesmo, ficou adiada para o próximo dia 15 de julho. Dos clubes presentes, 37 votaram pelo adiamento, 7 se abstiveram e 3 votaram contra o adiamento. Antonio Fiusa, presidente do Gil Vicente, abandonou a reunião revoltado e entrou nesse final de semana com uma providência cautelar na justiça comum contra a Liga de Clubes pedindo ressarcimento imediato por possíveis danos causados caso não seja incluído já na divisão maior de Portugal e justificando tal pedido baseado no parecer da federação portuguesa que o fez investir em gastos visando disputar a 1a divisão. Já o presidente da SAD do Belenenses por sua vez, ameaça entrar com uma ação contra a decisão que beneficiou o time de Barcelos.
ACADÊMICA
Com 567 votos dos 785 sócios que votaram no último final de semana, Paulo Almeida foi eleito o novo presidente da Acadêmica para os próximos 3 anos.
Costinha, ex-jogador da seleção e com passagens como técnico do Beira-Mar e Paços de Ferreira, foi noticiado essa semana pela imprensa portuguesa como novo treinador da Acadêmica.
PORTUGUESES NO EXTERIOR
O técnico Paulo Bento finalmente conseguiu levar o Cruzeiro a uma vitória sobre seu comando (visto que na vitória única até então, contra o Botafogo do Rio, não comandou a equipe do banco por ter sido expulso no jogo anterior), domingo passado contra o Atlético Mineiro, por 3x2, jogando fora e terminando a partida com apenas 8 jogadores em campo contra 10 do Atlético.
A imprensa italiana noticiou essa semana que Nani já acertou as bases salariais com a Inter de Milão por um contrato de 3 temporadas onde deverá receber 3,2 milhões de euros por ano (algo em torno de 265 mil euros mensais) restando porém o acordo entre o Fenerbahçe (dono do passe e que pede 8 milhões de euros) e a Inter, que pretende reduzir o valor incluindo jogadores na transação.
Raphael Guerreiro, lateral da seleção portuguesa e que estava atuando no futebol francês pelo Lorient, foi comprado pelo Borussia Dortmund que pagou 12 milhões de euros pelo seu passe. O contrato é válido até 2020.
Cristiano Ronaldo, na partida frente à Islândia, igualou Figo como recordista em partidas pela Seleção de Portugal (127). Já na partida frente à Áustria igualou os até então recordistas em partidas por Eurocopas, Van der Sar e Lilian Thuran, com 15 jogos cada um.
Renato Sanches, ao estrear na Euro frente à Islândia, bateu o recorde de Cristiano Ronaldo como o mais novo jogador luso a estrear numa Euro. Em 2004, na partida inaugural frente à Grécia, Cristiano estreou estando com 19 anos, 4 meses e 7 dias. Já Renato, frente à Islândia, estreou com 18 anos, 10 meses e 26 dias.