Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - VINHAIS
INTRODUÇÃO
Integrado no distrito de Bragança, o concelho de Vinhais ocupa uma área de 695 Km2 distribuída por 35 freguesias. É limitado a Norte pela Espanha, a Leste por Bragança, a Sul por Macedo de Cavaleiros, a Sudoeste por Mirandela e a Oeste por Valpaços e Chaves.
O topônimo principal deste concelho poderá ter a sua origem no latim "vinatales", embora nada o confirme. Ainda uma outra explicação para o seu topônimo é dada pelo abade de Miragaia, sugerindo que o topônimo tenha origem na "produção principal desta freguesia e deste concelho que era o vinho, terra de vinhas ou vinhedos".
O "nascimento" da povoação de Vinhais surge no reinado de Dom Sancho II que manifestou a sua intenção de aí construir um castelo amuralhado e a 20 de Maio de 1253, recebeu foral de Dom Afonso III. Em 1369, Vinhais caiu em poder de Dom Henrique, de Castela, sendo de novo restituída a Portugal em 1371, pelo tratado de Alcoutim.
COMO IR
Os principais acessos são pelas EN-103, EN-206 e EN-316.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
O concelho de Vinhais é abrangido pelo Parque Natural de Montesinho, sendo uma das maiores áreas protegidas de Portugal e um dos recursos naturais mais importantes do concelho. A nível de patrimônio destacamos o solar dos Condes de Vinhais, o solar de Crespos e o Castelo de Vinhais.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos as colchas e meias de lã, os trabalhos de cestaria, nomeadamente os cestos de vime e os trabalhos em madeira.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa de Santiago (Julho).
- A Festa de Nossa Senhora da Assunção (Agosto).
- A Festa de reinados (Dezembro).
GASTRONOMIA
Destacamos os cuscos, o cabrito ou cordeiro à transmontana, os grelos cozidos com linguiça e o chouriço de pão.
Doces: o pudim de ovos e os sonhos de abóbora.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Vinhais, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-VINHAIS.PT).