Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 03/07/2016
EUROCOPA
RETRANCA LIGHT CALA A IMPRENSA E PÕE PORTUGAL JÁ ENTRE OS 4 MELHORES DA EUROPA
Fernando Santos revolveu ousar um pouquinho mais nessa quinta, pelas oitavas-de-final da Liga Europa, colocando a campo contra a Polônia uma equipe ligeiramente mais ofensiva, com Renato Sanches logo de cara (ao invés de André Gomes, embora este estivesse contundido) no meio-campo luso ao lado de Adrian Silva (figura apagadíssima), William Carvalho e João Mário. Para a defesa, além de Rui Patrício, manteve José Fonte no miolo de zaga ao lado de Pepe (um mosntro em campo), e nas laterais Cedric e Eliseu (este mais por força da contusão de Raphael Guerreiro), e na frente Cristiano e Nani. Porém ninguém contava com o gol madrugador da Polônia antes dos 2 minutos de jogo, numa falha grotesca de Cedric (semelhante à de Vieirinha no 1º jogo) que não conseguindo cortar um cruzamento acima da sua cabeça permitiu a conclusão para o gol de Lewnadowiski. O gol deixou Portugal acuado durante metade do 1º tempo, quando então as coisas se assentaram até o gol de empate, surgido de uma tabela entre Nani e Renato Sanches, com a conclusão deste empatando o jogo para a equipe lusa, alias eleito pela UEFA pela segunda partida consecutiva o melhor em campo. Ainda na 1ª etapa o árbitro alemão, em cima do lance, deixou de assinalar penalidade claríssima em Cristiano Ronaldo que foi empurrado e agarrado dentro da pequena área. Para a etapa complementar Fernando Santos sacou Adrian (que já tinha amarelo) para a entrada de João Moutinho e depois João Mário para a entrada de Quaresma, o que fez Portugal atacar mais com inúmeras chances de gol desperdiçadas sempre por Cristiano Ronaldo. Posteriormente foi a vez de outro amarelado, William Carvalho (e que por acúmulo de amarelos está fora da próxima partida), sair para a entrada de Danilo. Na prorrogação o empate persistiu e a decisão foi para as penalidades máximas onde Portugal iniciou batendo com Cristiano que marcou. Na sequência a Polônia também fez o gol, e assim persistiu o empate até a 4ª cobrança, sendo que após Cristiano, bateram Renato Sanches, Nani, João Moutinho e Quaresma. Porém acontece que na penúltima penalidade máxima cobrada pelos poloneses brilhou a estrela de Rui Patrício que com a ponta dos dedos defendeu a bola chutada em seu canto esquerdo. Na 5ª, caso Quaresma convertesse a Polônia não teria mais condição de igualar o marcador e com paradinha e tudo o craque cigano luso acertou um petardo no alto do gol polonês convertendo a 5ª cobrança que coloca Portugal nas semifinais da disputa pela 4ª vez nas últimas 5 Eurocopas, calando a boca da imprensa marrom e racista que teima em menosprezar o futebol português. A semifinal acontece na próxima quarta, as 16h, contra o País de Gales, que eliminou nessa sexta a Bélgica por 3x1.
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A superliga portuguesa da temporada 2016/2017 só terá inicio no próximo mês de agosto, arrancando no dia 13 (e terminando a 21 de maio de 2017), após a disputa da Eurocopa. Antes porém, a 7 de agosto no Estádio Municipal de Aveiro, Benfica e Braga decidem a Super Taça Cândido Oliveira, disputa que coloca frente a frente o Campeão Português e o Campeão da Taça de Portugal. Já a Taça de Portugal tem prevista sua decisão para o dia 28 de maio de 2017. A 2a liga, por sua vez, começa a 7 de agosto próximo e termina a 28 de maio de 2017.
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
PORTO
Maicon foi finalmente negociado com o SãoPaulo que além de pagar 6 milhões de euros ao Porto, cedeu também 50% do passe de Lucão (zagueiro central) e Inácio (lateral esquerdo) aos dragões, ambos com chegada prevista em Portugal para integrar o time portista já na próxima semana.
Depois de conquistar em 11 temporadas defendendo o Porto (tinha ainda mais um ano de contrato) 7 títulos nacionais, 1 Liga Europa, 4 Taças de Portugal e 6 Super Taças, Hélton foi informado essa semana diretamente por Nuno Espírito Santo que não fará parte do plantel. Embora afirme que ainda tem condições de jogar por mais uma temporada, Hélton não descarta a hipótese de permanecer ligado a estrutura portista exercendo outra função.
Pelas regras de solidariedade da FIFA, como o Porto contou com Hulk dentro do período que prevê recebimento de dividendos (compreendido dos 16 aos 23 anos) em caso de transferências, mesmo não sendo o clube formador, receberá 1% do valor pelo qual o atacante acaba de ser negociado com o futebol chinês, ou seja, como o valor da transação foi de 55 milhões de euros, caberá aos dragões 550 mil euros.
SPORTING
Os novos reforços que o Sporting contratou recentemente, Alan e Federico Ruiz, irmãos argentinos e o lituano Spalvis, chegaram domingo passado a Lisboa.
Ao vencer domingo passado o Braga por 3x0 e não poder mais ser alcançado na classificação pelo Benfica, o time juvenil do Sporting sagrou-se campeão português da temporada.
BENFICA
Um dos jogos que o Benfica fará em sua pré-temporada será contra o Sheffield do técnico português Carlos Carvalhal, a 20 de julho, no Estádio Hillsborough na Inglaterra.
Victor Andrade, jovem promessa que o Benfica contratou junto ao Santos, acaba de ser emprestado por uma temporada ao TSV Munique da 2ª divisão alemã.
O Benfica apresentou oficialmente nessa sexta o lateral Carrillo, ex-Sporting, com direito a posar para foto com camisa encarnada e tudo mais. O contrato é por 5 temporadas, mas não está descartada a venda do jogador visto que algumas equipes européias já se mostraram interessadas em seu concurso.
Celis, meia colombiano de 23 anos que defendeu a Colômbia na recém encerrada Copa America, é o novo reforço encarnado por 5 temporadas.
Já o atacante Benitez, do Lanus, embora não oficializado pelo Benfica, é dado como certo na Luz pela imprensa portuguesa. Por outro lado, a imprensa argentina tem divulgado que o Benfica o repassará por empréstimo ao Boca Junior por uma temporada.
BRAGA
O meia-atacante uruguaio Luis Aguiar (30 anos), que defendeu o Braga da temporada 2008/2009 até a temporada 2010/2011 e estava no Peñarol, acaba de assinar novo contrato com o time bracarense.
Tomas Martinez, meia argentino que pertencia ao River Plate, é o novo reforço do Braga por 5 temporadas.
MARÍTIMO
Dos mais recentes reforços do Marítimo, um é oriundo da Portuguesa de Desportos. Trata-se do ponta de lança Bruno Nunes (25 anos), recém dispensado pelo clube paulista, e que assinou com o time madeirense por 3 temporadas.
UNIÃO DE LEIRIA
O União de Leiria promoveu eleições à presidência no último final de semana e o candidato único, Paulo Sarraipa, não venceu. Isso porque dos 77 votos Paulo obteve apenas 22, sendo que os 55 votos restantes foram para a opção "não concordo com o único candidato", tudo porque a chapa opositora não conseguiu em tempo hábil criar uma lista para concorrer ao pleito que deverá ocorrer novamente em breve com novas datas e prazos para inscrições de chapas concorrentes.
LIGA DE CLUBES
Mais preocupado em receber o certificado de qualidade da Liga pela norma ISO 9001/2015 do que em resolver o imbróglio do caso Gil Vicente, o presidente Pedro Proença parece ter voltado atrás em sua postura inicial com relação à decisão da justiça, acatada pela Federação Portuguesa, de incluir de imediato o Gil Vicente na 1a divisão, falando agora que aquela decisão não era final nem houvera transitado em julgado, afirmando que por isso a Liga esperara o momento certo de tomar uma decisão final.
Algumas decisões foram tomadas pela Liga essa semana. Uma delas determina que se um clube mandante escolher jogar com um dos 3 grandes em outro estádio que não seja o seu, deverá fazê-lo também da mesma forma e no mesmo estádio com os outros 2 grandes.
A Liga também decidiu que a Taça da Liga será disputada na sua fase final em um quadrangular decisivo, e que todos esses jogos finais ocorram na cidade que acolherá a grande decisão.
E por fim decidiu proibir que dirigentes e ou representantes dos clubes participem regularmente de programas televisivos de debate esportivo, para não porem em causa as competições organizadas pela entidade.
Quanto às arbitragens, existe a possibilidade de que árbitros estrangeiros possam ser contratados para apitar alguns jogos na 1ª divisão portuguesa.
OUTROS ESPORTES
No último final de semana, ao bater por 6x3 a Itália, a Seleção Portuguesa de Futebol de Praia conquistou pela 7a vez a Taça Européia de Seleções.
PORTUGUESES NO EXTERIOR
Depois de duas vitórias consecutivas semana passada, uma fora por 4x0 contra a Ponte Preta, e outra em casa por 2x1 contra o então líder Palmeiras, Paulo Bento conseguiu tirar o Cruzeiro da zona do rebaixamento e levá-lo ao 9o lugar na tabela, com 14 pontos em 11 jogos. Porém, ao meio dessa semana nova queda na tabela com a derrota fora por 3x2 para a Chapecoense.
Embora sem a confirmação quer por parte do jogador, quer por parte do Valência, o presidente do Fenerbahce, clube dono do passe de Nani, afirmou na imprensa essa semana que o atacante luso será jogador do time espanhol que pagará 8,5 milhões de euros por sua liberação.
Cristiano Ronaldo teve nessa sexta-feira o 1º hotel de sua rede inaugurado na cidade do Funchal, Madeira. Trata-se do “Pestana CR7 Funchal”. O próximo hotel da rede CR7 será o de Lisboa, com inauguração prevista para o 3º trimestre deste ano, sendo que para o ano de 2017 estão previstas as inaugurações dos hotéis Pestana CR7 Madrid e Pestana CR7 Barcelona. No hotel Pestana CR7 Funchal foi investido, por enquanto, apenas 6% do montante destinado aos 4 hotéis iniciais da rede que é de 70 milhões de euros. Existe ainda uma previsão de recuperação do investimento estimada em 5 anos, o que para o ramo hoteleiro é recorde.
O filho do técnico Mourinho, José Mourinho Junior (15 anos), acaba de assinar seu primeiro contrato profissional, de dois anos, com o Fulham da Inglaterra.