Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - VILA DO CONDE
INTRODUÇÃO
O Concelho de Vila do Conde está localizado no Distrito do Porto, confrontando os seus limites com os concelhos de Póvoa de Varzim, de Vila Nova de Famalicão, da Trofa, da Maia e de Matosinhos, sendo banhado a Oeste pelo Oceano Atlântico. O concelho tem uma superfície territorial de 149 Km2, distribuída por 30 freguesias que se estendem pelas duas margens do rio Ave.
O território a que corresponde a atual área do concelho passou por um período de cultura castreja, começando depois do século III a.c. , a colonização romana. Villa do Conde teve seu apogeu nos séculos XV e XVI, com as descobertas e o comércio marítimo, sendo nessa altura fundada a alfândega, por Dom João II. Recebeu foral de Dom Manuel I, em 1516.
Em 1843 as câmaras de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim apresentaram uma nova proposta administrativa, em que Vila do Conde reclamou a anexação de mais 17 freguesias e propôs a cedência de Beiriz e Amorim. As disputas entre estes dois concelhos, relativamente à organização territorial, mantiveram-se até 1871, altura em que o concelho de Vila do Conde ficou definitivamente constituído como é na atualidade.
COMO IR
Estando no Porto pegar a Auto-Estrada A4 até Maia, em seguida pegar a nacional N13 até Vila do Conde.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
Como locais de interesse turístico destacam-se os extensos areais por toda a costa concelhia que no Verão se convertem em populosos acampamentos de banhistas, e nos quais se encontram os núcleo populosos piscatórios das Caxinas, de Poça da Barca, de Mindelo, de Vila Chã e de Labruge. A nível de patrimônio, destacam-se as Igrejas Matriz e de Santa Clara, além do Pelourinho.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos as Rendas de Bilros, as camisolas e barretes feitas de Lãs de Pescador, as Mantas e Tapetes de Tiras de Farrapos e as Miniaturas de Barcos.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa de São João (a 24 de Junho).
- A Feira Nacional do Artesanato (em Julho).
- A Festa de Nossa Senhora do Socorro (em Novembro).
GASTRONOMIA
Destacamos o cabrito assado, a pescada à marinheiro, o bacalhau e o marisco.
Doces: os doces conventuais, as empadas, os folos, os rosquinhos e os famosos pasteis de Santa Clara.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de VILA DO CONDE, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-VILADOCONDE.PT).