Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 11/09/2016

BENFICA É O 12o DA EUROPA COM MELHOR MÉDIA DE PÚBLICO EM CASA

O site polonês Stadium DB fez um ranqueamento dos clubes europeus que mais público levaram aos seus jogos como mandantes na temporada passada e o Benfica é o único dos lusos a aparecer nos top 20, na 12a posição, com uma média de público de 50.332 torcedores, superior em 7.752 torcedores em relação à temporada anterior. O Sporting aparece na 33a posição com média de 39.985 torcedores, também superior em 7.726 torcedores em relação à temporada anterior. O Porto aparece na 45a posição com média de 32.330 torcedores, média esta que também é superior a temporada anterior, só que em apenas 2.460 torcedores. O 1o do ranking é o Borussia Dortmund com média de 81.178 torcedores, seguido pelo Barcelona em 2o com média de 78.881, Manchester United em 3o com 75.279, Bayern em 4o com 75.000 e Real Madrid em 5o com 69.736.

ELIMINATÓRIAS DO MUNDIAL DA RÚSSIA

FERNANDO SANTOS SUBESTIMA ADVERSÁRIO E PERDE 1a OFICIAL POR PORTUGAL

O técnico Fernando Santos perdeu pela 1a vez um jogo oficial comandando Portugal, nessa terça na Suíça, para os donos da casa por 2x0, em partida válida pelas eliminatórias do Mundial de 2018 na Rússia. São 13 vagas na zona européia, disputadas por 54 seleções divididas em 9 grupos de 6 seleções cada, sendo que as vencedoras de cada um dos 9 grupos já garantem vaga direta no mundial, e as 8 melhores segundas colocadas fazem um play-off para definir as 4 vagas restantes. A derrota poderia até ter sido evitada caso Fernando Santos não menosprezasse o adversário entrando de cara com João Mário e Quaresma, que inexplicavelmente só foram a campo na etapa final quando o placar já estava definido, cedendo seus lugares para Bernardo Silva e João Moutinho, figuras apagadas e que nada acrescentaram na etapa inicial. Portugal até dominou nos primeiros minutos, quando porém surgiu o 1o gol suíço logo aos 23 minutos, numa cobrança de falta em que Rui Patrício espalmou de forma estranha uma bola para os pés de Embolo que abriu o marcador. O 2x0 aconteceu aos 30 minutos através de Mehmedi, num belo e indefensável chute de fora da área no ângulo da meta lusa. As maiores jogadas portuguesas de ataque no 1o tempo nasceram sempre dos pés do lateral Raphael Guerreiro. Para o tempo final, com as mudanças, Portugal até que pressionou, mas o máximo que conseguiu foi uma bola na trave de Nani a poucos minutos do fim da partida. Nos outros jogos desse grupo B Andorra perdeu em casa por 1x0 para a Letônia, e as Ilhas Faroe empataram sem gols em casa com a Hungria. Os próximos jogos de Portugal acontecem a 7 de outubro em casa contra Andorra, e a 10 do mesmo mês fora contra as Ilhas Faroe.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

O jogo atrasado da 1a jornada entre Nacional e Chaves na Madeira aconteceu no último domingo com vitória dos visitantes por 1x0. Já a 4a jornada voltou nessa sexta-feira dia 09 de setembro com os seguintes confrontos:

Sexta (9/9)

Arouca 1x2 Benfica (16:30h) - Jogando com inúmeros desfalques por contusão o Benfica foi até Arouca nesse sábado e não tomou conhecimento dos donos da casa, vencendo por 2x1, apesar de ter tomando um sufoco após os arouquenses terem conseguido seu único gol aos 12 minutos do tempo final quando os encarnados já venciam por 2x0. Terceira derrota em 4 jogos para o Arouca, que na temporada passada foi a surpresa da disputa ficando em 5o lugar.

Sábado (10/9)

Belenenses 2x1 Nacional (16:00h)

Sporting 3x0 Moreirense (18:15h) – sem dificuldades os leões golearam por 3x0 o Moreirense.

Porto 3x0 V.Guimarães (20:30h) – da mesma forma o Porto repetiu o placar leonino frente aos vimaranenses.

Domingo (11/9)

Paços de Ferreira 0x0 Estoril (11:45h)

Marítimo 0x1 Rio Ave (16:00h)

Braga 3x0 Boavista (18:00h)

Chaves 0x0 V.Setubal (20:15h)

A jornada só termina na segunda-feira, quando as 20:00h o Feirense recebe o Tondela.

Critérios de desempate:

Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;

b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;

c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;

d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;

e) Maior número de vitórias em toda a competição;

f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BENFICA

Especula-se que o Benfica dará um aumento salarial substancial ao zagueiro central Lindelof, pulando dos atuais 90 mil euros anuais (7.500 euros mensais) para perto de 1 milhão de euros por temporada (algo em torno de 83 mil euros por mês), em troca de uma elevação da cláusula rescisória hoje fixada em 30 milhões de euros.

O La Corunha, que detêm 30% do passe do zagueiro Sidnei, está disposto a comprar os 70% restantes e, portanto deverá pagar ao time da Luz o valor estipulado de 6 milhões de euros.

SPORTING

Sem ter contabilizado ainda os valores das vendas de João Mário e Slimani, o Sporting apresentou a bolsa de valores portuguesa seu balanço do período de 1 de julho de 2015 até 30 de junho de 2016, e que resultou num déficit de 32 milhões de euros, resultante principalmente da condenação final no TAS ao pagamento a Doyen de 15 milhões de euros relativos à porcentagem devida e não paga pela transferência de Marcos Rojo ao Manchester United.

BELENENSES

Carlos Martins, que tinha contrato com o Belenenses até 2017, em comum acordo com o clube do Restelo rompeu seu vínculo após 46 jogos e 5 gols marcados.

SELEÇÃO PORTUGUESA

Todos os 659 clubes europeus que tiveram jogadores convocados tanto para a fase final da Eurocopa da França quanto para a fase de eliminatórias dividirão um prêmio de 150 milhões de euros conforme definiu essa semana a UEFA, sendo que 50 milhões serão destinados aos clubes que forneceram jogadores para a fase eliminatória (mesmo que suas seleções não tenham participado da fase final), e 100 milhões aos clubes que forneceram jogadores para a fase final da disputa.

A seleção portuguesa sub-21, ao vencer nessa terça por 1x0 a Grécia, garantiu o 1o lugar do grupo 4 e a vaga para o europeu da categoria que acontecerá em 2017 na Polônia. No último campeonato europeu da categoria, disputado em 2015 na Rep.Checa, Portugal chegou à decisão com a Suécia sendo derrotado apenas na decisão por pênaltis.

OUTROS ESPORTES

As seleções de Portugal e Espanha de hóquei sobre patins sub-17 garantiram nessa sexta vaga na finalíssima do Europeu da categoria que acontece na Espanha ao vencerem nas semifinais respectivamente França (5x1 para Portugal) e Alemanha (6x1 para a Espanha).

Depois de conquistar a medalha de prata para Portugal nas paraolimpíadas de Pequim, Luis Gonçalves, atleta do Sporting, conquistou nessa sexta o bronze nas paraolimpíadas do Rio, na final dos 400 metros da classe T12.

PORTUGUESES NO EXTERIOR

Segundo a empresa européia Transfermarkt, Cristiano Ronaldo é um dos poucos jogadores que mesmo envelhecendo tem seu passe valorizado. Quando chegou ao Real com 24 anos em 2009 custou 96 milhões de euros, e hoje aos 31 anos tem sua cotação no mercado do futebol, diferentemente da maioria, valorizada em 14 milhões de euros, sendo cotado em 110 milhões de euros. No Real, em 348 jogos marcou 364 gols (1,04 gols de média por jogo).

Quaresma encontrou-se essa semana no Vaticano com o Papa Francisco presenteando o sumo pontífice com uma camisa personalizada da seleção portuguesa.

Cristiano Ronaldo não terá caras novas ao seu lado no ataque do Real porque sua equipe (juntamente com o Atlético de Madrid) foi condenada pelo TAS pela prática ilegal de contratação de menores, e punida com multa de 329 mil euros (a multa aplicada ao Atlético foi de 822 mil euros), além da proibição de contratar jogadores durante as duas próximas janelas de transferência.

Renato Sanches estreou nessa sexta na vitória do Bayern por 2x0 frente ao Schalke na casa do adversário.

Outro que foi relacionado para o jogo de sua equipe na 3a rodada do campeonato espanhol nesse final de semana, frente ao Osasuna, foi Cristiano Ronaldo, recuperado da lesão que sofreu na finalíssima da Eurocopa. E de cara o madeirense abriu o placar fazendo o 1o gol da goleada de 5x2 do Real. No outro jogo o Barcelona, jogando em casa contra o recém-promovido Alavés, perdeu surpreendentemente por 2x1.

No tão esperado confronto entre Mourinho e Guardiola, vitória do espanhol em Old Trafford por 2x1 nesse sábado.