Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - MELGAÇO
INTRODUÇÃO
Localizado no Extremo Noroeste de Portugal, no Alto Minho, o concelho de Melgaço encontra-se integrado no distrito de Viana do Castelo. Trata-se de um concelho bastante montanhoso que se estende desde as margens do rio Minho até à serra da Peneda, fazendo fronteira com os concelhos de Arcos de Valdevez e Monção.
Com uma área de 239 Km2, Melgaço abrange na sua área administrativa dezoito freguesias. Em 1170, Dom Afonso Henriques, tendo encontrado a povoação deserta, mandou-a povoar, e ordenou a reedificação do castelo. A 21 de Julho de 1181, o mesmo monarca concedeu-lhe foral e doou a Melgaço, a aldeia de Chaviães.
Este foral foi depois confirmado por Dom Afonso II, em 1219, e mais tarde por Dom Afonso III, a 9 de Fevereiro de 1261. Já a 3 de Novembro de 1513, Dom Manuel I outorgaria ainda outro foral à vila.
COMO IR
Saindo do Porto, pegar a AUTO-ESTRADA A3 sentido Braga, após percorridos 155 km chegamos em Melgaço.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
O concelho de Melgaço dispõe de uma grande variedade de opções de lazer, que vão desde as praias fluviais ao montanhismo, caça e pesca. Um dos locais bastante procurados são as termas do Peso, uma estância de cura, repouso e turismo, e o Parque Nacional da Peneda-Gerês que engloba as freguesias de Lamas de Mouro e Castro Laboreiro.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos os trabalhos em madeira, mantas e cobertores de lã.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa de São Brás (em Fevereiro).
- A Festa de Nossa Senhora da Visitação (em Julho).
- A Festa de Nossa Senhora dos Remédios (em Outubro).
GASTRONOMIA
Destacamos o cabrito assado no forno, as trutas abafadas e o arroz de cabidela.
Doces: Os pastéis mimosos, as migas doces e o arroz doce.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Melgaço, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-MELGACO.PT).