Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 23/10/2016

TAÇA DE PORTUGAL

Além da passagem dos 3 grandes para a próxima fase da Taça de Portugal, assim como também o Braga dentre outros, tivemos algumas surpresas como o Santa Clara eliminando o Rio Ave, o Real eliminando o Arouca e a Acadêmica eliminando o Belenenses. Nessa sexta ocorreu o sorteio da 4a eliminatória, que ditou como adversário do Braga na Pedreira o Santa Clara, do Benfica na Luz o time do Marítimo, como adversário do Sporting em Alvalade o Praiense, e como adversário do Porto, só que em Chaves, os donos da casa. Os jogos a princípio estão marcados para 20 de novembro. Os demais confrontos serão os seguintes:

Benfica Castelo Branco x V.Setubal

Real x Olhanense

Oriental x Leixões

Vilafranquense x Paços de Ferreira

Estoril x Cova da Piedade

Aljustrelense x Tondela

Varzim x Covilhã

Boavista x V.Guimarães

Torreense x Nacional

Feirense x Acadêmica

Vizela x Penafiel

Sanjoanense x Gil Vicente

TAÇAS EUROPÉIAS

SPORTING PERDE EM CASA E COMPLICA CLASSIFIÇÃO

Pela 3a jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Sporting (que até então tinha 3 pontos com 1 vitória e 1 derrota) enfrentou em casa nessa terça o Borussia Dortmund e decepcionou de novo perdendo por 2x1 e complicando a chance de evoluir na disputa para a próxima fase. Com Jorge Jesus ausente do jogo pela suspensão o comando ficou com Raul José que não conseguiu tirar a equipe leonina da apatia do 1o tempo, e que resultou no gol madrugador dos alemães através de Aubameyang numa bola alçada as costas de Ruben Semedo. Além da apatia, o Sporting não combatia e muito menos conseguia parar o ataque alemão com faltas, fraqueza que permitiu ao Dortmund ampliar com Weigi perto do intervalo. A entrada de Bruno César no 2o tempo deu um pouco mais de objetividade ao ataque luso que descontou com ele mesmo aos 22 minutos. E mesmo sem merecer o Sporting por pouco não chegou ao empate com Bas Dost que perdeu gol certo de cabeça. Derrota amarga que complica em muito a vida do Sporting.

No outro jogo do grupo o Real recebeu o Légia Varsóvia e goleou por 5x1.

A liderança do grupo continua com Real e Borussia Dortmund, ambos com 7 pontos, mas com os alemães à frente no desempate pelo saldo de gols. O Sporting continua em 3o com apenas 3 pontos, e o Légia em último sem pontuar.

No próximo dia 2 de novembro, já pelo returno, o Sporting joga fora contra o Borussia enquanto o Légia recebe o Real.

PORTO VENCE FORA E GANHA FÔLEGO

Por sua vez nessa 3a jornada da Liga dos Campeões o Porto (até então com apenas 1 ponto em 1 empate e 1 derrota) jogou também nessa terça, só que fora, contra o Brugge e venceu de virada por 2x1, o que lhe da fôlego na disputa. Contudo o 1o tempo portista foi sofrível, tanto que aos 10 minutos sofreu um gol, e por sorte não levou mais. Porém, com as entradas de Corona e Brahimi o que se viu foi outra equipe em campo, que equilibrou forças empatando a partida com Layun aos 23 minutos, e virando num verdadeiro lance de sorte com André Silva convertendo penalidade máxima no último minuto de jogo.

No outro jogo do grupo o Leicester recebeu o Copenhague e venceu por 1x0.

A liderança do grupo agora continua com o Leicester, isolado com 9 pontos, mas agora com Copenhague e Porto empatados na 2a posição com 4 (o Porto perde no desempate pelo saldo de gols). O Brugge continua na rabeira do grupo sem ponto algum.

No próximo dia 2 de novembro, já pelo returno, o Porto recebe o Brugge enquanto o Copenhague recebe o Leicester.

BENFICA VENCE FORA E AINDA ESTÁ NA LUTA

E por fim, encerrando a participação das equipes lusas nessa 3a jornada da Liga dos Campeões, o Benfica (até então com apenas 1 ponto em 1 empate e 1 derrota) jogou fora nessa quarta frente ao Dínamo de Kiev e venceu brilhantemente por 2x0 com gols de Sálvio aos 9 do primeiro tempo (em conversão de penalidade cometida pelo português Antunes no atacante Gonçalo Guedes) e Cervi aos 10 da etapa final, o que o recoloca na briga para a próxima fase. O Benfica dominou o jogo até o segundo gol quando então os donos da casa tentaram mais com os brios do que com a técnica mudar a história do jogo, mas sem sucesso e também porque Éderson não permitiu fazendo boas defesas.

Pena foi o Nápoles, no outro jogo, ter perdido em casa para o Besiktas por 3x2, resultado este que coloca os turcos, agora com 5 pontos, a apenas 1 do líder italiano. O Benfica está em 3o com 4 pontos e o Dínamo em último apenas com 1.

No próximo dia 1o de novembro, entrando na fase de returno, o Benfica recebe o Dínamo enquanto o Besiktas recebe o Nápoles.

BRAGA EMPATA FORA E AINDA SONHA COM 2o LUGAR

Já pela 3a jornada da Liga Europa, o Braga (até então com apenas 1 ponto em 1 empate e 1 derrota) jogou fora nessa quinta-feira perante o Konyaspor e conseguiu um bom resultado empatando por 1 gol. Os donos da casa fizeram 1x0 com Milosevic aos 9 do primeiro tempo, mas sofreram o gol de empate do Braga aos 10 da etapa final assinalado por Hassan. Com os resultados o Braga ainda sonha com o 2o posto, precisando vencer no jogo de volta em Portugal a 3 de novembro os mesmos turcos, e ainda torcer para que na mesma data o Shakhtar (que nessa rodada goleou por 5x0 o Gent na Ucrânia) volte a vencer o Gent, mas agora jogando fora.

A liderança do grupo, e de forma disparada, é do Shakhtar com 9 pontos em 3 jogos, seguido pelo Gent com 4, Braga com 2 e Konyaspor com 1 ponto.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 8ª jornada da Superliga Portuguesa só voltou nesse final de semana com os seguintes jogos:

Sexta-feira

Paços de Ferreira 1x1 Nacional (19:00h)

Marítimo 1x1 Boavista (21:00h)

Sábado

Feirense 1x1 V.Setubal (16:00h)

Sporting 1x1 Tondela (18:15h) – mais uma partida apática do Sporting, que sofreu um gol aos 29 da etapa final e só conseguiu a igualdade ao 6º minuto dos acréscimos.

Porto 3x0 Arouca (20:30h) – sem muito esforço e com 2 gols de André Silva e 1 de Brahimi o Porto fez 3x0 em cima do Arouca assumindo a vice-liderança isolada da disputa e relegando o time arouquense a penúltima colocação.

Domingo

Moreirense 1x1 Rio Ave (16:00h)

Estoril 0x2 V.Guimarães (18:00h)

Belenenses 0x2 Benfica (20:15h) - vitória tranqüila que mantêm o Benfica na liderança isolada do campeonato, 3 pontos a frente do Porto e 5 a frente do Sporting.

A jornada só termina na segunda-feira, dia 24 de outubro, com o jogo entre Braga e Chaves as 20:00h.

Critérios de desempate:

Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;

b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;

c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;

d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;

e) Maior número de vitórias em toda a competição;

f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BENFICA

Luis Filipe Vieira ficará mais um mandato a frente do Benfica, isto porque foi o único inscrito para as eleições que se avizinham.

SPORTING

Jornais portugueses especulam que Gélson Martins terá seu atual contrato (que tem cláusula rescisória de 60 milhões e vencimentos mensais na casa de 8,3 mil euros) prorrogado para além de 2021 com elevação da cláusula e dos salários, que pulariam para 37,5 mil euros por mês.

O Sporting deve inaugurar nos próximos dias duas escolas de futebol na Colômbia, uma em Manizales e outra em Cartagena.

BRAGA

O time bracarense apresentou essa semana um resultado positivo em relação a temporada 2015/2016, mesmo sem ainda ter contabilizado a venda de Rafa Silva para o Benfica. O lucro foi de 2,1 milhões de euros (bem diferente das 2 últimas temporadas onde houve prejuizo de 1,3 e 2,3 milhões de euros). Além disso houve uma diminuição do passivo em 39%, caindo de 26,2 milhões para 16,1 milhões.

LIGA DE CLUBES

Pedro Proença, ex-árbitro e atual presidente da Liga Portuguesa de Clubes, foi eleito essa semana para a direção da Liga Européia de Futebol Profissional, em assembléia ocorrida essa sexta-feira em Zurique, fazendo parte agora de um quadro de 12 diretores da entidade presidida pelo sueco Lars-Christer Olsson.

FUTEBOL FEMININO

Na partida de ida do play-off de acesso uma vaga na Eurocopa 2017 de futebol feminino, Portugal empatou sem gols nessa sexta-feira jogando no Restelo contra a Romênia, e ainda desperdiçou uma penalidade máxima. O jogo de volta acontece na próxima terça-feira em Cluj, na Romênia.

PORTUGUESES NO EXTERIOR

Cristiano Ronaldo bateu mais um recorde na Liga dos Campeões, ao ser autor de passes para dois gols do Real na última partida frente ao Légia. Desse forma, com 31 assistências, Cristiano ultrapassa o então líder Giggs com 30 assistências e se transforma no maior passador da Liga maior da Europa.