Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - VALPAÇOS
INTRODUÇÃO
O concelho de Valpaços está integrado no distrito de Vila Real e é limitado a leste pelo rio Rabaçal, a norte pelo concelho de Chaves, a oeste por Vila Pouca de Aguiar e a sul pelos concelhos de Murça e Mirandela. Abrange uma área de 539 Km2, distribuída por 31 freguesias.
Os primeiros documentos escritos que citam Valpaços datam do século XII. O próprio topônimo tem uma raiz claramente pré-nacional. A freguesia terá começado por ser um pequeno reduto habitado por nobres e famílias senhoriais, atraídas por um conjunto de privilégios tendentes a povoar aquela região tão próxima de Espanha.
Valpaços foi elevada a vila em 1853, através de decreto real de 26 de Março, assinado por Dom Pedro V, referendado pelo Marquês de Loulé. Em 1936, chegava finalmente a sua representação heráldica, agora revista para uma coroa de cinco castelos dado que passou a cidade em 13 de Maio de 1999.
COMO IR
Os principais acessos são pela Estrada Nacional 103 vindo de Bragança ou pela Estrada Nacional 213 vindo de Vila-Flor e Mirandela.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
A região Valpacense, de características vincadamente rurais oferece, um extenso conjunto de potencialidades e recursos turísticos que dão resposta à diversificada e cada vez maior procura do Turismo de Natureza. Aqui, somos surpreendidos pela riqueza etnográfica, paisagística, histórica, arqueológica e cultural. A nível de patrimônio histórico destacamos a igreja paroquial e o solar dos Morgados da Fonte ou de "São Francisco de Valpassos".
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos a tecelagem, as rendas e bordados.
FESTAS E EVENTOS
- As Festas da Cidade (em Agosto).
GASTRONOMIA
Destacamos o cabrito estufado, a feijoada, o cozido à transmontana e os enchidos: as lingüiças e as alheiras.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site do Municipio de Valpaços e o endereço eletrônico é o (WWW.VALPACOS.PT).