Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 19/03/2017

PORTUGAL CONVOCADO PARA DOIS JOGOS

Fernando Santos convocou nessa quinta a Seleção Portuguesa visando o jogo pelas eliminatórias do Mundial da Rússia contra a Hungria, dia 25 as 19:45h no Estádio da Luz e o amistoso contra a Suécia, dia 28 também as 19:45h no Estádio do Marítimo na Madeira.

Nani e Adrien Silva, contundidos, ficaram de fora. Em compensação Pepe e João Moutinho estão de volta.

Na mesma data do jogo com a Hungria acontecerão também os jogos Andorra x Ilhas Faroe e Suíça x Letônia, do grupo de Portugal, onde a Suíça lidera com 12 pontos, seguida por Portugal com 9 e Hungria com 7.

Eis a lista:

Goleiros

Antony Lopes (Lyon), Marafona (Braga) e Rui Patrício (Sporting)

Defesas

Bruno Alves (Cagliari), Cedric Soares (Southampton), Eliseu e Nelson Semedo (Benfica), João Cancelo (Valencia), Jose Fonte (West Ham), Luis Neto (Zenit), Pepe (Real Madrid) e Raphael Guerreiro (B.Dortmund)

Meias

Andre Gomes (Barcelona), Danilo Pereira (Porto), João Mario (Inter de Milão), João Moutinho (Mônaco), Pizzi (Benfica), Renato Sanches (Bayern) e Willian Carvalho (Sporting)

Atacantes

Andre Silva (Porto), Bernardo Silva (Mônaco), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Eder (Lille), Gerson Martins (Sporting) e Quaresma (Besiktas).

TAÇAS EUROPÉIAS

Nessa terça o Porto foi até a Itália enfrentar a Juventus e como previsto foi eliminado da Liga dos Campeões ao perder de novo, desta feita apenas por 1x0 (pênalti cometido no final da etapa inicial por Maxi Pereira que com a mão evitou o gol italiano e por isso foi expulso), apesar do empenho luso na etapa final e do comodismo dos donos da casa pelo placar vantajoso.

No outro jogo, o Leicester (que houvera perdido por 2x1 na Espanha) venceu o Sevilha por 2x0 e garantiu vaga a próxima fase.

Já na quarta, o Mônaco de Leonardo Jardim (que houvera perdido por 5x3 no jogo de ida na Inglaterra) recebeu o Manchester City, fez 2x0 no primeiro tempo, sofreu um gol aos 26 do segundo, mas teve forças e 6 minutos depois fez o terceiro gol que garantiu a vitória por 3x1 e classificação histórica para as quartas-de-final quebrando uma série vencedora do técnico Guardiola que nas 9 últimas temporadas levou por 8 vezes as equipes que dirigia (Barcelona, Bayern e Manchester City) sempre as quartas-de-final.

Já no outro jogo, o Atlético de Madrid (que houvera vencido no jogo de ida na Alemanha por 4x2) recebeu o Bayern Leverkusen, levou o jogo em ritmo de treino e confirmou a classificação para a próxima fase com um empate sem gols.

Com esses resultados teremos na próxima fase da Liga dos Campeões, Portugal representado por 9 jogadores (Cristiano, Coentrão, Pepe, Andre Gomes, Tiago, Renato Sanches, Raphael Guerreiro, Bernardo Silva e João Moutinho) e 1 treinador (Leonardo Silva).

Já pela Liga Europa, em seus jogos de volta das oitavas-de-final, tivemos os seguintes confrontos envolvendo portugueses:

Manchester United 1x0 Rostov (classificado o Manchester de Mourinho).

Besiktas 2x1 Olympiakos (classificado o Besiktas de Quaresma e Cia).

O sorteio da próxima fase ditou os seguintes confrontos que acontecerão a 13 de abril (jogos de ida), e 20 de abril (jogos de volta):

Anderlecht x Manchester United

Celta x Genk

Ajax x Schalke 04

Lyon x Besiktas

CONFRONTO DE GIGANTES NA LIGA DOS CAMPEÕES

No sorteio das quartas-de-final da Liga dos Campeões, realizado nessa sexta-feira e que definiu as datas de 11 e 12 de abril para os jogos de ida, e 18 e 19 para os jogos de volta, apenas o Atlético de Madrid sorriu um pouquinho mais aliviado, pois terá como adversário a equipe menos tradicional dos classificados, o Leicester, embora o jogo de volta seja na Inglaterra.

Para o Mônaco de Leonardo Jardim calhou o Borussia Dortmund, com o jogo de volta sendo no principado de Mônaco.

Para o Real o sorteio ditou uma das equipes mais fortes, o Bayern de Munique, embora o jogo de volta seja na Espanha.

E para o Barcelona outra pedreira, a Juventus da Itália, embora o jogo de volta também seja na Espanha.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 25ª jornada terminou nessa segunda-feira (13/03) quando as 18:00h o Nacional recebeu o Paços de Ferreira e empatou por 1 gol. E logo após, as 20:00h, o Benfica recebeu o Belenenses e goleou por 4x0.

Já a 26ª jornada teve início nessa Sexta-Feira:

Sexta (17 de Março)

Estoril 0x0 Boavista (20:30h)

Sábado (18 de Março)

Belenenses 1x2 Braga (16:00h)

Moreirense 1x1 Todenla (16:00)

Sporting 2x0 Nacional (18:15h)

Paços de Ferreira 0x0 Benfica (20:30h) – empate sem gols que recoloca o Porto na briga pelo título.

Domingo (19 de Março)

Marítimo 3x1 Arouca (16:00h)

Feirense 3x2 Chaves (16:00h)

Porto 1x1 V.Setubal (18:15h) – empate melancólico de um técnico limitado tal qual a equipe que dirige.

V.Guimarães 3x0 Rio Ave (20:15h)

Critérios de desempate:

Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;

b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;

c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;

d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;

e) Maior número de vitórias em toda a competição;

f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Benfica

O jovem ponta Leo Natel (20 anos), das categorias de base do Benfica, e que em julho passado foi emprestado ao S.Paulo, foi convocado ao meio dessa semana para compor a delegação do tricolor que jogou pela Taça do Brasil contra o ABC de Natal. Com a especulação no Brasil envolvendo um possível interesse do Palmeiras no jogador, a direção do tricolor já informou a SAD encarnada que exercerá a opção de compra do atacante (500 mil euros por 70% do passe do atleta que esta vinculado ao Benfica até 2020).

Sporting

Com os 2 gols marcados frente ao Nacional nesse sábado o atacante holandês Bas Dost assumiu (pelo menos provisoriamente) a artilharia visando a Bola de Ouro, como maior artilheiro da Europa, com 24 gols (um a mais que Messi, e Aubameyang; dois a mais que Belloti do Torino; e três a mais que Lewandowski do Bayern). Cavani do PSG, embora tenha 27 gols, fica atrás porque o coeficiente do futebol francês é inferior ao de Portugal, Espanha, Itália e Alemanha.

Porto

Com o aval do Porto (que o tem preso contratualmente até 2019) o atacante Walter, que tinha sido dispensado do Goiás, assinou com o Atlético Goianiense.

O Stoke City está disposto a pagar 10 milhões de euros ao Porto para ficar com Martins Indi, defesa por quem em 2014 o time dos dragões pagou 7,7 milhões.

Portugueses no exterior

Após 6 jogos a frente do Maccabi Telaviv com 6 vitórias consecutivas, a última esse sábado em casa por 3x0 frente ao Bnei Sakhnin, o técnico português Lito Vidigal já conseguiu chegar à liderança do campeonato Israelita, empatado com o Hapoel Be' er Sheva, ambos com 59 pontos.

O Movistar, do craque português de futsal Ricardinho, sagrou-se no último domingo campeão da Taça da Espanha ao vencer nos pênaltis o ElPozo Murcia.

Mais preocupado em poupar o Manchester para a Liga Europa o técnico Jose Mourinho não se abateu com a derrota da sua equipe ao meio dessa semana para o Chelsea por 1x0 e que lhe custou a eliminação das semifinais da Taça da Inglaterra.

O meia português Zeca, que atua pelo Panathinaikos tendo recentemente conseguido nacionalidade grega, foi convocado essa semana para defender a Seleção da Grécia contra a Bélgica no próximo dia 25 de março em Bruxelas.

O técnico português Pedro Caixinha estreou com goleada essa semana a frente do Glasgow Rangers vencendo em casa o Hamilton por 4x0 o que garante a 3ª posição no campeonato, embora muito longe do líder Celtic.