Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - ALENQUER
INTRODUÇÃO
O concelho de Alenquer está integrado no distrito de Lisboa, ocupando uma área de 302 km2, distribuída por 16 freguesias. Está situado na margem direita do rio de Alenquer (afluente do rio Tejo), a cerca de 40 km a noroeste da capital. Faz fronteira a Sul, com os concelhos de Vila Franca de Xira, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço; a Leste, com o concelho de Azambuja e pelo rio Tejo; a Oeste, com Torres Vedras; e a Norte, com os concelhos de Cadaval e Azambuja.
A presença de vestígios arqueológicos atesta a presença de habitantes desde o Paleolítico. Foi conquistada aos mouros por Dom Afonso Henriques que, segundo a tradição, usou de uma artimanha para tomar o antigo castelo.
No reinado de Dom Sancho I, Alenquer foi doada à infanta Dona Sancha, passando a ser considerada “Casa das Rainhas”. Recebeu foral no século 18 mas, foi só no século passado, que o concelho tomou sua atual dimensão.
COMO IR
Estando em Lisboa, pegar a Auto Estrada A1 sentido Porto até Vila Franca de Xira. Em seguida pegar a IC2 até Alenquer.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
O turismo tem se desenvolvido no concelho de Alenquer, aproveitando os recursos naturais existentes, como a Serra de Montejunto e o diversificado e importante patrimônio arquitetônico e histórico, onde se destacam as ruínas do antigo castelo e a igreja de São Pedro.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos as Peças de Barro, os Mármores decorativos e a Cestaria.
FESTAS E EVENTOS
- A Feira Medieval (em Junho).
- A Feira do Campo (em Julho).
- A Feira do Vinho e Cavalo (em Setembro).
GASTRONOMIA
Destacamos a Tiborna, o Sarrabulho, o Burrego assado e o Cozido à Portuguesa.
Doces: a Torta da Abrigada, o Toucinho do Céu, os Castelinhos, o Doce de Vinho ou Uvada, o Arroz de castanhas piladas e o Pão de Ló.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Alenquer e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-ALENQUER.PT).