Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - MARINHA GRANDE

INTRODUÇÃO

Integrado no distrito de Leiria, o concelho da Marinha Grande, abrange uma área de 187 km2, distribuída por 3 freguesias. Encontra-se inserido na região da Estremadura e é limitado a norte e a leste por Leiria, a sul por alcobaça e a oeste pelo oceano atlântico.

A Marinha Grande é uma ocupação humana recente, se comparada com cidades vizinhas como Leiria e Alcobaça. Ela nasce com a iniciativa industrial de Guilherme Stephens, patrocinada pelo Marquês de Pombal, que associou a abundância de madeira e areia para criar a indústria do vidro.

Nascida com a Revolução Industrial, a Marinha Grande foi um dos grandes pólos dos movimentos políticos associados à emancipação do proletariado. O símbolo maior desta posição socio-política é o facto de a Marinha Grande ter tomado a dianteira na revolta de 18 de Janeiro de 1934 contra a II República, tendo sido aqui que as forças leais ao governo de Salazar encontraram maior oposição. A Marinha Grande foi elevada a cidade em 11 de Março de 1988.

COMO IR

A Marinha Grande é muito bem servida a nível de autoestradas: tem duas entradas para a A8 (Leiria - Lisboa) e é também servida pela A17 (Marinha Grande - Aveiro), que termina na A29 (Aveiro - Porto, pela Ponte da Arrábida).

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

Na Marinha Grande é possível visitar o Museu do Vidro (no Palácio Stephens), inaugurado em dezembro de 1998, que contem peças artesanais em vidro e funciona como museu municipal. Tal como outros municípios da região turística Leiria-Fátima, a vertente turística da Marinha Grande é voltada principalmente para o turismo balnear, nas praias de São Pedro de Moel e Praia da Vieira, sendo nesta última um dos poucos locais em Portugal onde é possível assistir à pesca através da Arte Xávega.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos os objetos em vidro, como garrafas, copos e peças de decoração.

FESTAS E EVENTOS

- As Festas da cidade (1° fim de semana de Junho).
- As Marchas de Santo Antonio (2° fim de semana de Junho).

GASTRONOMIA

Destacamos a Sopa de Bacalhau ou Sopa do Vidreiro e os Carapaus abertos.

Doces: os tradicionais bolos de pinhão.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site Câmara Municipal da Marinha Grande, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-MGRANDE.PT)