Por: Nelson de Paula.
"CASTELO DE SÃO FILIPE" - 04/01/2026
O Forte de São Filipe de Setúbal, também conhecido como Castelo de São Filipe ou Fortaleza de São Filipe, situa-se na cidade de Setúbal, no distrito de Setúbal, em Portugal. O forte foi construído por ordem de Filipe II de Espanha (Filipe I de Portugal), que testemunhou pessoalmente o lançamento da pedra fundamental da nova fortificação em 1582. Ergue-se numa posição dominante na margem direita da foz do rio Sado, com vista para o centro de Setúbal a leste e protegendo o acesso ao rio.
Batizada em homenagem ao rei durante a União Ibérica, a fortaleza foi projetada por Giovan Giacomo Paleari Fratino e teve como engenheiro-chefe o engenheiro militar italiano Filipe Terzi, que trabalhava para a Corte Real Espanhola. Foi concluída em 1600 sob a orientação de Leonardo Torreano, devido à morte de Terzi.
A fortificação do trecho de costa em torno de Setúbal remonta ao século XIV, com a construção ao nível do mar do Forte de Santiago do Outão, que tinha como objetivo controlar o acesso do rio Sado à vila medieval. Durante o reinado de D. João III, na primeira metade do século XVI, houve planos para expandir as defesas de Setúbal com a construção de um castelo, mas as dificuldades financeiras enfrentadas pela Coroa na época tornaram isso impossível.
Na época da Dinastia Filipina (1580-1640), Filipe II de Espanha ordenou a construção de uma nova fortificação numa colina adjacente à cidade, para reforçar a defesa de Setúbal. No entanto, estudiosos recentes argumentam que a intenção do forte era também proteger uma guarnição leal à Dinastia Filipina e fornecer uma clara demonstração do poder do rei espanhol, uma vez que o povo de Setúbal havia demonstrado considerável oposição ao domínio espanhol.
Durante a Guerra da Restauração Portuguesa, o forte foi a última parte de Setúbal a cair nas mãos dos portugueses. Entre 1649 e 1655, foi adicionada uma “bateria baixa” para fornecer defesa adicional contra navios no porto.
O Forte tem planta em polígono irregular, adaptada ao terreno acidentado, composta por seis baluartes irregulares, com paramentos em talude, rematados em cordão e parapeito pleno, integrando nos ângulos flanqueados guaritas poligonais, cobertas por cúpulas. Possui fosso e plataforma de tiro contínua, para mosquete, do lado de terra, com cerca trapezoidal, adossada a este, na encosta sobre o rio.