Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - LEIRIA

INTRODUÇÃO

O concelho de Leiria é sede do distrito homônimo e ocupa uma área de 565 km2, distribuída por 29 freguesias. É limitado a Norte pelo concelho de Pombal; a Oeste pelo Oceano Atlântico e pelos concelhos de Marinha Grande e Alcobaça; a Sul pelos de Batalha e Porto de Mós; e a Leste pelos concelhos de Pombal e Ourém.

O topônimo principal deste concelho tem passado por várias interpretações relativamente à sua origem e significado. Assim, segundo alguns autores, o topônimo terá derivado de Lena-iria que significa "cidade de Lena"; outros, reportam a sua origem para a junção dos nomes Lis e Lena, os dois rios que banham a cidade.

Leiria passou pelo domínio dos Romanos e Mouros até cair nas mãos dos Cristãos, que em 1135, quando Dom Afonso Henriques tomou o seu castelo (então sob domínio dos Mouros) passaram a povoar as redondezas do mesmo até os recantos mais obscuros entre os Rios Lis e Lena. Recebeu seu 1º foral em 1142 e adquiriu a categoria de cidade a 13 de junho de 1545 (durante o reinado de Dom João III).

COMO IR

O principal acesso é pela auto estrada A1 tanto saindo de Lisboa quanto do Porto.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

Subordinada à presença do rio Lis e do seu afluente, o Lena, toda esta região se caracteriza quer pelos seus atrativos naturais, quer pelo seu patrimônio histórico. Uma das marcas deste concelho é sem dúvida a Mata Nacional de Leiria que se estende desde as areias da Marinha Grande até ao concelho de Leiria. Um outro importante recurso natural e turístico deste concelho são as termas de Monte Real, localizadas entre Leiria e a praia da Veira. Destacamos também a Casa Museu João Soares, o Museu da Fábrica de Cimento da Maceira Liz e o Museu de Leiria.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos os bordados, a cerâmica, a tecelagem e os trabalhos em pele e pedra.

FESTAS E EVENTOS

- A A Festa do Corpo de Deus (em Maio).
- A Festa de Santo Antonio (a 13 de Junho).
- A Festa da Nossa senhora da Encarnação (a 15 de Agosto).

GASTRONOMIA

Destacamos os enchidos e ensopados de borrego, o arroz de marisco, a caldeirada, o creme de camarão e a morcela de arroz.

Doces: a torta de laranja, o arroz doce, os bolos de pinhão, os ovos folhados, os carnudos e as brisas do lis.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Leiria, e o endereço eletrônico é (WWW.CM-LEIRIA.PT)