Lusanet - Futebol Português
Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - ALJEZUR

INTRODUÇÃO

Situado no distrito de Faro, o Concelho de Aljezur tem vestígios da era pré-histórica o qual atestam a importância deste concelho para povos como os mirenses. Aljezur foi fundada no séc. X pelos Árabes, que permaneceram longo tempo na região, deixando costumes e tradições que se mantiveram após a Reconquista Cristã.

A vila de Aljezur foi tomada aos mouros em 1249, reinado de Dom Afonso III, sendo o herói da tomada de Aljezur aos mouros o Mestre da Ordem de Santiago - Dom Paio Peres Correia.

Em 12 de Novembro de 1280, Dom Dinis concedeu foral a Aljezur. Foi lavrado em Estremoz e foi a primeira Carta de Foral concedida por Dom Dinis a uma terra algarvia. Em 1 de Junho de 1504, Dom Manuel reformou a Carta Diplomática de Dom Dinis e concedeu novo Foral a Aljezur.

COMO IR

Saindo de Lisboa, siga pela auto estrada A2. Ao km 104 apanhe a saída nº 9 até Grândola. Na rotunda, siga pela IC4 em direção a Sines. Em seguida pela Nacional 120 até Aljezur.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

Inserido na Costa Vicentina, o concelho de Aljezur, conta com uma orla costeira com mais de 40 Km de extensão, apresentando um clima mediterrânico com influência marítima. Paraíso dos pescadores, dos surfistas e praticantes de Bodyboard, assim como dos amantes da natureza. A nível de patrimônio os destaques ficam por conta do Museu Municipal, da Igreja da Misericórdia e do Castelo de Aljezur que foi erguido pelos árabes no século X.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos os trabalhos em barro, as mantas, tapetes e bolsas de trapos, as rendas, a cestaria, os trabalhos em vime, madeira e latão.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa dos Pescadores (no último fim de semana de Julho).
- A Festa do Banho 29 (feriado municipal de 29 de Agosto).
- O Festival da Batata Doce (em dezembro).

GASTRONOMIA

Destacamos o Feijão ou couvada com batata-doce, o arroz de mexilhão, a feijoada de búzios, o robalo cozido ou grelhado no carvão.

Doces: destacamos o bolo e o pudim de batata-doce, e os fritos, cobertos de uma calda de açúcar ou mel.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Aljezur, e o endereço eletrônico é (WWW.CM-ALJEZUR.PT)