Logo Lusanet
  Comentário sobre o Futebol Português

Por: Emidio Tavares.

Manchetes da Semana - 14/05/2017

BENFICA, DE “LAMBRETA”, VENCE VIMARANENSES E CONQUISTA TETRACAMPEONATO INÉDITO

Jogando na Luz para um público recorde nessa temporada (64.591 torcedores) o Benfica fez 5x0 no Vitória de Guimarães, a chamada “lambreta”, e conquistou com glamour seu tetracampeonato inédito com uma rodada de antecedência. Cervi aos 11 minutos (com direito a chapéu no goleiro e gol de cabeça quase sem ângulo), Raul Jimenez aos 16, Pizzi aos 37, Jonas aos 44 (com linda cavadinha no goleiro) do 1º tempo e aos 22 da etapa final foram os heróis desta brilhante conquista inédita dos encarnados que saíram do Estádio da Luz direto para festejar com a multidão em festa preparada antecipadamente na Praça Marques de Pombal.

PORTUGAL, ESPANHA, JAPÃO, CHINA, MÉXICO E USA NA COPA AMÉRICA DO BRASIL EM 2019

Notícias de última hora dão conta de que no recente congresso da FIFA no Bahrein, com anuência da FIFA, e ok da UEFA, CONFEDERAÇÃO ASIÁTICA e CONCACAF, por convite e sugestão da CBF e da CONMEBOL, as seleções de Portugal e Espanha (UEFA); Japão e China (Ásia); Estados Unidos e México (CONCACAF) participarão da Copa América de 2019 (organizada pelo Brasil), juntamente com as demais seleções da CONMEBOL.

TAÇAS EUROPÉIAS

Liga dos Campeões

JUVENTUS X MÔNACO: SEM SURPRESAS, TIME ITALIANO GARANTE VAGA NA FINAL

Como já era esperado, a Juventus, que jogando fora no jogo de ida fez 2x0 no Mônaco, repetiu a dose em casa, vencendo em ritmo de treino por 2x1, mas sofrendo um gol (algo que ainda não houvera acontecido nessa fase final da Liga dos Campeões). Mandzukic abriu o marcador aos 33 minutos; Dani Alves fez 2x0 aos 44 minutos num autêntico golaço e Mbappe descontou para os franceses aos 24 da etapa final. Com esse resultado a Juve garantiu vaga para a finalíssima que acontecerá no País de Gales.

ATLÉTICO X REAL: VITÓRIA COM SABOR AMARGO

Depois da derrota por 3x0 no jogo de ida o time do Atlético precisava entrar com tudo para tentar reverter esse placar elástico e assim o fez abrindo o marcador aos 12 através do zagueiro Saul que subiu mais alto que o seu marcador Cristiano Ronaldo fazendo um belo gol de cabeça. Quatro minutos depois pênalti assinalado para os donos da casa e convertido por Griezmann. Com 2x0 no placar e precisando de mais um gol para igualar tudo ou dois para garantir vaga na final, os donos da casa cresceram e acuaram o Real no campo de defesa, com o time de CR7 só voltando a equilibrar as forças nos minutos finais do primeiro tempo. E foi exatamente ai, aos 42 minutos, que Benzema fez a jogada mais brilhante de todo o jogo passando por 3 jogadores rente a linha de fundo e cruzando para chute de Tony Kross e rebote de Oblak, com a bola sobrando para Isco empurrá-la ao fundo das redes. O gol do Real foi uma verdadeira ducha de água fria nos colchoneiros, que agora voltavam a precisar de mais 3 gols para seguir na disputa. A etapa final mostrou um Atlético desesperado e um Real tranquilo apenas administrando o jogo e o placar que assim ficou até o apito final. Vitória amarga para o Atlético e derrota com sabor de vitória para o Real que completa a sua 3a presença na final nos últimos 4 anos e a 2a consecutiva. A grande decisão acontece a 3 de junho em Cardiff, no País de Gales, repetindo a final de 1998 na Holanda, quando Zidane como jogador atuava pela Juventus e saiu derrotado pelo Real.

Liga Europa

LYON X AJAX: FRANCESES QUASE CONSEGUIRAM UM MILAGRE, MAS DEU AJAX

Depois de perder na Holanda por 4x1 o Lyon recebeu o Ajax nessa quinta disposto a virar o marcador, porém um gol madrugador dos holandeses arrefeceu, mas não apagou, o ânimo dos donos da casa, que empataram e viraram a partida ainda na etapa inicial. Na etapa complementar o Lyon marcou de novo e colocou fogo no jogo até o último minuto; porém prevaleceu a calma e técnica do Ajax que soube segurar o placar para garantir vaga na final 21 anos depois de sua última participação numa decisão de taças européias.

MANCHESTER X CELTA: UM SUSTO NO ÚLTIMO LANCE QUASE TIRA OS INGLESES DA FINAL

Depois de vencer o Celta por 1x0 na partida de ida em Vigo o Manchester entrou a campo nessa quinta a princípio com meio caminho andado rumo à vaga na final, mas não foi bem essa a tranquilidade que o time de Mourinho encontrou pela frente, apesar de Fellaini ter feito 1x0 para os donos da casa, resultado que perdurou até os 40 do 2o tempo quando os Espanhóis empataram e foram para o tudo ou nada num verdadeiro abafa que por pouco deu certo não fosse o furo de Guidetti do Celta, sozinho na cara do gol, no último lance da partida. A grande final entre Manchester United e Ajax está agendada para o próximo dia 24 deste mês, uma quarta-feira, em Estocolmo na Suécia.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 32ª jornada só terminou nessa segunda, dia 8, quando as 20:00h o Estoril recebeu o Chaves e venceu por 2x1.

Já a 33ª e penúltima jornada começou nessa sexta:

Sexta (12/5)

20:30h - Belenenses 1x1 Moreirense

Sábado (13/5)

16:00h - Arouca 1x2 Tondela

18:15h - Benfica 5x0 V.Guimarães

20:30h – Feirense 2x1 Sporting

Domingo (14/5)

16:00h – Chaves 2x2 Rio Ave

16:00h – Marítimo 1x1 Estoril

18:00h – Porto 4x1 Paços de Ferreira

20:15h – Braga 4x0 Nacional

A jornada só termina nesta segunda-feira, dia 15, quando as 20:00h o V.Setúbal recebe o Boavista.

Critérios de desempate:

Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;

b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;

c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;

d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;

e) Maior número de vitórias em toda a competição;

f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

Se ainda assim persistir a igualdade pontual entre apenas 2 clubes, os critérios de desempate passarão a ser os seguintes:

1. Realização de um jogo extra em estádio neutro designado pela liga;

2. Prorrogação de 30 minutos (dividida em dois tempos de 15) caso o jogo termine empatado nos 90 minutos regulamentares;

3. Cobrança de grandes penalidades caso o empate persista na prorrogação;

A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Benfica

O time encarnado conquistou nesse domingo sua 7ª Taça de Portugal de Futsal ao golear por 5x1 a equipe do Burinhosa.

Arouca

Jose Gomes, que há 7 anos deixou de ser adjunto do Porto para treinar equipes na Espanha, Grécia, Hungria e Países Árabes, acaba de assinar para dirigir o Arouca por 2 temporadas. Atualmente dirigia o Al Taawon da Arábia Saudita. Nenhuma grande conquista consta de seu currículo.

Portugueses no Exterior

O Oliveirense garantiu pelo 2º ano consecutivo vaga na final da Liga dos Campeões Europeus de Hóquei sobre Patins ao bater nesse sábado, por 1x0 (gol marcado no 1º minuto do 2º tempo da prorrogação), o Barcelona, em jogo disputado na cidade espanhola que sedia o torneio, Lleida. No outro jogo da semifinal, disputado também nesse sábado, Benfica e Réus disputaram a última vaga para a final, com vitória dos espanhóis na decisão por penalidades máximas. Nesse domingo, na grande final, o Réus saiu na frente, sofreu o empate ainda na etapa inicial, mas fez mais 3 no 2º tempo e garantiu o título sucedendo ao Benfica na conquista da Liga dos Campeões Europeus de Hóquei.

Com a derrota do seu Hull City nesse domingo por 4x0 para o Crystal Palace, Marco Silva não conseguiu evitar a queda de divisão da equipe que assumiu ao meio dessa temporada.

Jogando fora no play-off que dará a última vaga à 1ª divisão inglesa, o Sheffield Wednesday do técnico português Carlos Carvalhal empatou sem gols com o Huddesrfield. O jogo de volta em sua casa será na próxima quarta-feira. O vencedor desse confronto enfrentará o vencedor de Fulham e Reading que empataram por 1 gol também nesse domingo na partida de ida.