Por: Lourenço Correia.
Destaque da Semana - ALVITO
INTRODUÇÃO
Situado no Baixo Alentejo e integrado administrativamente no distrito de Beja, o concelho de Alvito abrange uma área de 260 km2, distribuída por 2 freguesias. É limitado a norte por Viana do Alentejo, a leste por Cuba, a sul por Ferreira do Alentejo e a oeste por Alcácer do Sal.
Conquistada pelos Portugueses em 1234, em 1251 a povoação é doada a Dom Estêvão Anes, chanceler-mor do reino, por Dom Afonso III e pelos Pestanas de Évora. Em 1279 morre Dom Estêvão Anes, ficando a vila em testamento para a Ordem da Santíssima Trindade, a qual lhe concede carta de foral, idêntica ao de Santarém, a 1 de Agosto de 1280.
Tal foral viria a ser confirmado por Dom Dinis em 1283. Em 1387, Dom João I doa Alvito a Dom Diogo Lobo, em troca dos bons serviços prestados na batalha de Aljubarrota e na conquista de Évora aos espanhóis, ficando a vila ligada à história desta família ao longo de todo o período que durou o regime monárquico.
COMO IR
Saindo de Lisboa pela A2, seguindo para a A6 em direção a Évora. Depois, seguimos pela EN254 até Viana do Alentejo, depois pegamos a EN257 chegando em Alvito.
PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER
Alvito é uma curiosa vila Alentejana que conserva quase intactas as suas construções manuelinas, entre as quais avulta o castelo maciço e imponente. Vila Nova da Baronia, freguesia do Concelho de Alvito, apresenta passeios e história dignos de registro.
ARTESANATO E RECORDAÇÕES
Destacamos os artigos feitos em peles de animais.
FESTAS E EVENTOS
- A Festa do Barão (em Junho).
- A Festa de Nossa Senhora da Assunção (em Agosto).
- A Feira dos Santos (a 1º de Novembro).
GASTRONOMIA
Destacamos a Açorda de Cação, as Migas, o Ensopado de Borrego, o Feijão com Catacuzes e as carrasquinhas.
Doces: os Pastéis de Chila e Grão.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da Câmara Municipal de Alvito, e o endereço eletrônico é o (WWW.CM-ALVITO.PT).