Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 11/06/2017
ELIMINATÓRIAS DO MUNDIAL DA RÚSSIA
CR7, O DONO DO JOGO, LEVA PORTUGAL A MAIS UMA VITÓRIA
Portugal foi até a Letônia enfrentar os donos da casa em busca de mais uma vitória nas eliminatórias pelo grupo B e que lhe permitiria encostar-se à líder do grupo com 3 pontos a mais, Suíça, que nessa rodada venceu fora por 2x0 as Ilhas Faroe. Os anfitriões até começaram bem criando algumas oportunidades, mas aos poucos Portugal cresceu e perto do final dos 45 minutos iniciais, após cabeçada na trave de Jose Fonte, abriu o marcador com Cristiano Ronaldo mergulhando de peixinho para pegar o rebote. Tal como terminou a etapa inicial, Portugal começou o segundo tempo, logo reforçado por Quaresma que aos 18 cruzou para o segundo gol de Cristiano. Minutos após, numa bobeira da zaga adversária, Cristiano aproveitou a sobra de bola e serviu Andre Silva para o gol que fechou a goleada de 3x0 na Letônia. No terceiro jogo do grupo, Andorra venceu em casa a Hungria por 1x0. A Suíça segue líder do grupo com 6 vitórias e 18 pontos, seguida por Portugal com 15 pontos em 6 jogos (mas com um saldo de gols muito maior que os suíços o que pode servir de vantagem no último jogo dessa fase que colocara líder e vice-líder frente a frente em Portugal) e Hungria com 7 pontos em 6 jogos.
PORTO QUEBRADO É PUNIDO PELA UEFA POR INCUMPRIMENTO DO FAIR PLAY FINANCEIRO
Por incumprimento do fair play financeiro a UEFA multou e puniu o Porto, além de colocar novas regras que se não forem cumpridas nas próximas 4 temporadas poderão levar o time dos dragões a punições mais severas e até exclusão das competições em disputa. Dentre as inúmeras regras e punições estão:
* uma multa inicial de 700 mil euros, mas que pode chegar a 2,2 milhões de euros (esse 1,5 de euros de multa complementar será abatido das receitas que o clube auferir nas competições da entidade) em caso de incumprimentos das novas determinações.
* limitação a inscrever nas competições da UEFA 22 e não 25 jogadores na temporada 2017/2018 e 23 jogadores ao invés de 25 na temporada 2018/2019.
* além de poder apresentar um déficit máximo de 30 milhões ao final de 2017, 20 milhões ao final de 2018 e 10 milhões ao final de 2019.
Em caso de cumprimento de todas as regras, ao final da temporada 2020/2021 a UEFA suspende as sanções ao Porto.
SUPERLIGA PORTUGUESA TEMPORADA 2017/2018
Pela primeira vez na história a Superliga terá sua largada num meio de semana, dia 9 de agosto, uma quarta-feira, principalmente pelo fato do calendário estar apertado por conta da Copa do Mundo na Rússia no meio do próximo ano, o que obrigará o fechamento antecipado das competições nacionais. O término da Superliga está agendado para 13 de maio, sendo que o encerramento da época futebolística em Portugal, que ocorre com a decisão da Taça de Portugal, se dará a 20 de maio. A disputa do 1º troféu da época ocorrerá a 5 ou 6 de agosto próximo, a Super Taça Cândido de Oliveira, que coloca frente a frente os campeões de Portugal e da Taça (no caso como o Benfica foi campeão dos dois torneios, o vice da Taça, V.Guimarães, será o adversário encarnado). Um pouquinho antes tem início a Taça da Liga, a 23 de julho.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Benfica
Os torcedores do Rio Ave não gostaram nem um pouco do acordo feito com o Benfica para recebimento da porcentagem que o clube tinha na venda do goleiro Éderson. Ao invés de receber os 12 milhões de direito, o clube de Vila do Conde aceitou receber 6.5 milhões de euros e mais os passes de Pele e do desconhecido Nuno Santos.
Ao emprestar Talisca ao Besiktas o Benfica estipulou um valor de 2,5 milhões pela cedência de 1 ano com possibilidade de aumentar por mais um ano o empréstimo mediante o pagamento de mais 2,5 milhões de euros, valores que poderão ser abatidos do preço final de 25 milhões de euros estipulados pelo atleta caso o time turco opte pela sua compra em definitivo.
A SAD encarnada confirmou nesse sábado a venda de Lindelof ao Manchester United por 35 milhões de euros e mais 10 milhões em possíveis metas alcançadas.
No ranking de clubes da UEFA divulgado essa semana o Benfica é o único clube português a figurar no "top 10", embora tenha caído da 6a para a 9a posição. O líder é o Real, seguido pelo Bayern em 2o e Barcelona em 3o.
Porto
Sergio Conceição, para romper contrato com o Nantes (que ainda duraria 3 anos), alegou que o faria de qualquer forma ficando ausente do futebol para cuidar de sua esposa que se encontra enferma em Portugal. Com o convite do Porto vislumbrou a possibilidade de cuidar da esposa sem ter que fazer uma pausa na carreira. Assim, após entendimento entre as equipes e o treinador juntamente com seus auxiliares, o Porto anunciou essa semana a contratação da equipe técnica chefiada por Conceição (por 2 temporadas), que se desliga em definitivo da equipe francesa.
O La Corunha será o adversário do Porto na apresentação aos sócios no Estádio do Dragão dia 30 de julho.
Sporting
A SAD leonina comunicou a bolsa de valores de Portugal que obteve um lucro de 35 milhões de euros no 3o trimestre da temporada 2016/2017.
Ruben Semedo foi negociado com o Villarreal da Espanha por de 14 milhões de euros, ficando o Sporting com direito a 20% do valor de uma futura revenda do atleta e ainda colocando cláusulas na negociação que impedem que a mesma venha a ser feita a Benfica e ou Porto.
A contratação de Battaglia pelo Sporting junto ao Braga por 3.5 milhões de euros, mais o passe de Esgaio em definitivo e o empréstimo do lateral Jefferson por 1 temporada está praticamente sacramentada visto que nessa quarta houve entendimento entre todos os envolvidos.
Bruma, que em 2013 foi negociado com o Galatasaray por 10 milhões de euros, poderá agora fazer entrar nos cofres leoninos mais 2 milhões de euros caso seja mesmo negociado, como se especula, com o Leipzig por 18 milhões de euros. Acontece que o Sporting fez constar no contrato de venda uma cláusula que lhe da direito a receber mais 25% de tudo que o Galatasaray receber acima dos 10 milhões que foram pagos por Bruma, logo dos 8 milhões excedentes o time de Alvalade terá direito a 2 milhões.
Braga
O atacante Dyego Souza, que houvera a época em que atuava pelo Marítimo (hoje é jogador do Braga) sido suspenso por 9 meses após agredir num amistoso em 2016 um dos bandeirinhas da partida e posteriormente, após vários recursos interpostos inclusive ao TAS, por apenas 6 meses por entendimento deste último tribunal, pena essa que terminaria agora em julho, recebeu a noticia essa semana de que o TRIBUNAL CENTRAL ADMINISTRATIVO DO SUL (órgão acima do TAS) anulou a última decisão, a pedido do Conselho de Disciplina da FPF, mantendo a pena inicial de 9 meses que dessa forma só o libera para o futebol em outubro próximo.
Federação Portuguesa de Futebol
Por agravamento de uma lesão muscular na coxa, João Mario está fora da Taça das Confederações e do jogo contra a Letônia. Ninguém será chamado para o seu lugar visto que 24 jogadores tinham sido convocados.
Portugueses no Exterior
Após 9 anos de serviços prestados ao Zenit (em 2008 foi comprado junto ao Dínamo de Moscou), e de uma lesão que o afastou 9 meses dos gramados na temporada passada (embora tenha voltado a todo vapor após a recuperação) Danny anunciou essa semana que com o término de seu contrato com o time russo (que não optou por renová-lo) está se despedindo do Zenit agradecido pela forma como foi tratado ao longo de todos esses anos.
Cristiano Ronaldo e mais 7 jogadores do Real (Carvajal, Sergio Ramos, Marcelo, Casemiro, Toni Kross, Modric e Isco) foram indicados para a lista de 18 jogadores que compõe a Seleção da Liga dos Campeões da UEFA desta temporada.
Com os 2 gols marcados frente à Letônia, Cristiano Ronaldo se transformou no 3o maior goleador de seleções européias de todos os tempos, ultrapassando o então terceiro colocado Klose da Alemanha, que tinha 72 gols, e chegando a marca de 73 gols, dois a menos que o 2o colocado, Kocsis da Hungria com 75 gols, e 11 a menos que outro Húngaro, o monstro sagrado Puskas, que atingiu a marca dos 84 gols.
A TV portuguesa SIC divulgou essa semana que no último dia 8 deste mês o craque Cristiano Ronaldo foi novamente pai, desta feita de gêmeos, Mateo e Eva, e novamente recorrendo a uma barriga de aluguel.
Paulo Fonseca, campeão nacional pelo Shakhtar, foi eleito o melhor treinador da Ucrânia na recém encerrada temporada.
Vitor Pereira foi condenado na Grécia a 8 meses de prisão, com pena suspensa, por conta das provocações que fez a torcedores do AEK quando dirigia o Olympiakos em 2015, numa disputa da Taça daquele pais.
Leonardo Jardim, que recebe 1.5 milhões de euros por temporada no Mônaco (com contrato válido até 2019), foi sondado a prorrogar seu vínculo em troca de 4.5 milhões de euros brutos por temporada até 2020. Acontece que da China chegou uma proposta milionária ao treinador luso feita pelo Beijing Guoan, de 12 milhões de euros por ano em um contrato de 3 temporadas. A multa contratual para rompimento de contrato com o time francês é de 15 milhões de euros e os chineses já propuseram oito milhões por sua liberação. Mas o Mônaco não aceitou e convenceu Jardim a renovar com a promessa de que o time não será desfeito, mas sim reforçado.
Embora tenha renovado seu contrato com o Atromitos da Grécia, Sá Pinto resolveu rompe-lo para assinar com o Standard Liège da Bélgica, clube onde encerrou sua carreira de jogador.
Após 10 anos de serviços prestados ao Real Madrid o luso-brasileiro Pepe, de 34 anos, não foi convidado a renovar seu vínculo e, portanto despede-se do clube merengue com mensagem de dever cumprido e agradecimento aos torcedores publicado nas redes sociais. Especula-se que o zagueiro já tem tudo acertado com o PSG da França.
Além da conquista da Liga Europa, Jose Mourinho tem mais uma razão para estar feliz. A nova publicação da revista Forbes voltou a colocar o Manchester United como o clube mais valioso do mundo, ultrapassando depois de 4 anos o Real de Cristiano Ronaldo.
Por incentivo e pedido do governo português, os donos do Autódromo do Algarve iniciaram tratativas com os responsáveis pela Fórmula 1 objetivando colocar Portugal no circuito, se possível já em 2019. Embora muito usado para treinos e testes de equipes como Ferrari, McLaren, Willians e outras, o circuito nunca sediou um grande prêmio da F1, visto que os mesmos eram realizados no Autódromo do Estoril, que recebeu 13 deles sendo o último em 1996.
A Inter de Milão, de João Mario e por onde já passaram portugueses como Figo, Jose Mourinho, e outros, publicou nesse sábado em seu site uma foto montagem com os craques lusos que por lá passaram, em homenagem ao dia de Portugal, de Camões e das comunidades, e ainda com a mensagem: “Os portugueses também ajudaram a construir a história nerazzurri”.