Logo Lusanet
  Confira as dicas, curiosidades e sugestões dos pontos turísticos de Portugal

Por: Lourenço Correia.

Destaque da Semana - VILA VELHA DE RÓDÃO

INTRODUÇÃO

O concelho de Vila Velha de Ródão está integrado no distrito de Castelo Branco, ocupando uma área de 330 km2, distribuída por quatro freguesias. Faz fronteira a Norte com o concelho de Castelo Branco, a Oeste com os concelhos de Mação e Proença-a-Nova; a Leste com a Espanha; e a Sul com o rio Tejo que o separa do concelho de Nisa.

O topônimo principal do concelho é composto por três elementos, sendo que o terceiro elemento "Ródão" é de origem e significado obscuro, talvez derivado de "roda". Relativamente aos dois primeiros elementos do topônimo "vila velha", "vila" parece ser de sentido territorial agrário enquanto que "velha" deve-se tratar de uma extensão absoluta do topônimo, não significando mais do que ancianidade do local, não existindo nas redondezas uma "vila nova" que permitisse estabelecer o termo de comparação.

Em 1189, Dom Sancho I doa à Ordem do Templo, na pessoa de Dom Lopo Fernandes, grande parte da herdade de Açafa que corresponderia ao termo atual dos concelhos de Vila Velha de Ródão e Nisa. Com a extinção da Ordem do Templo, Vila Velha de Ródão passa a pertencer à Ordem de Cristo. Em 1836, o concelho foi suprimido, sendo restaurado a 27 de Setembro de 1837, tendo sido de novo eliminado a 7 de Setembro de 1895 e restaurado definitivamente a 13 de Janeiro de 1898.

COMO IR

Os principais acessos ao concelho de Vila Velha de Ródão são as estradas IP2, ER 18 e ER 241.

PATRIMÔNIO, CULTURA E LAZER

As albufeiras das barragens de Fratel, no rio Tejo e da Pracana, no rio Ocresa, são propícias à prática de vários desportos náuticos. Além das albufeiras, são de se destacar no concelho: a praia fluvial de Azenha dos Gaviões, a zona de pesca da Carepa e a "fonte das virtudes", de água mineral termal. A nível de patrimônio, destacam-se a Estação Arqueológica da Foz do Enxarrique e os Castelos de Ródão e do Rei Vamba.

ARTESANATO E RECORDAÇÕES

Destacamos a tecelagem, a carpintaria, as artes decorativas, os bordados e a trapologia.

FESTAS E EVENTOS

- A Festa de Nossa Senhora da Piedade (em Maio).
- A Festa de Nossa Senhora do Castelo (em Agosto).
- A Festa da Senhora da Alagada (em Agosto).

GASTRONOMIA

Destacamos a sopa de peixe, os maranhos e os enchidos.
Doces: a tigelada, as filhós, as cavacas, as broas de mel e o arroz doce.

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, o endereço eletrônico é o (WWW.CM-VVRODAO.PT).