Por: Emidio Tavares.
Manchetes da Semana - 01/04/2018
AMISTOSOS DE PORTUGAL: PORTUGAL 0x3 HOLANDA: FERNANDO SANTOS INVENTOU, MAS AINDA ERA PERMITIDO
Portugal e Holanda jogaram amistosamente nessa segunda em Genebra uma partida onde os holandeses entraram completos e os lusos, comandados por Fernando Santos, entraram com um time quase que totalmente reserva, numa invenção de Fernando Santos (que por agora ainda é permitida) que mandou a campo Anthony Lopes no gol; João Cancelo, Rolando, José Fonte e Mário Rui na defesa; Adrien Silva, André Gomes, Bruno Fernandes e Manuel Fernandes no meio-campo; Quaresma e Cristiano Ronaldo (única exceção ao time reserva). Com total desentrosamento e falta de ímpeto, Portugal levou na 1a etapa um verdadeiro "chocolate" dos holandeses que com objetividade e criatividade fizeram fácil 3x0 (Depay aos 12, Babel aos 32 e Van Dijk aos 45). Para a etapa complementar Fernando Santos resolveu por fim a invenção que menosprezou o adversário, fazendo entrar João Mário, André Silva, Gélson Martins e também Luis Neto e Gonçalo Guedes. Com as mudanças Portugal voltou a mostrar o futebol de campeão europeu acuando totalmente o adversário no campo defensivo com inúmeras jogadas de ataque criadas até os 16 minutos quando João Cancelo, que já tinha amarelo, foi expulso. A expulsão desanimou de vez o técnico luso tirando-lhe as esperanças de reverter o marcador; tanto que minutos depois ele tirou CR7 e fez entrar João Moutinho. E mesmo com um homem a menos Portugal dominou toda a segunda etapa com os holandeses lutando apenas para manter o placar que ficou inalterado até o apito final, quebrando um tabu de 1 ano de invencibilidade da seleção portuguesa (última derrota houvera acontecido nas eliminatórias visando o mundial, por 3x2 perante a Suécia a 28 de março de 2017). O resultado serviu de lição para que Fernando Santos não invente mais perante seleções fortes.
TAÇA DE PORTUGAL: SEMIFINAIS PARTIDAS DE VOLTA
A FPF definiu o dia 18 de abril como data para os dois jogos de volta da Taça de Portugal.
As 18:30h jogam Caldas x Aves em Caldas da Rainha (partida de ida nas Aves terminou com vitória do time da xasa por 1x0).
As 20:30h em Lisboa jogam Sporting x Porto (partida de ida no Porto terminou com vitória dos donos da casa por 1x0).
A finalíssima acontece a 20 de maio no Vale do Jamor.
SUPERLIGA PORTUGUESA TEMPORADA 2017/2018
A 28a jornada teve início nessa sexta com os seguintes jogos:
29/03 (Quinta-feira)
Aves 1x4 V.Setúbal (20:00)
30/03 (Sexta-feira)
Marítimo 4x1 Feirense (16:00h)
Rio Ave 2x0 Estoril (18:15h)
Boavista 1x1 Tondela (20:30h)
31/03 (Sábado)
Portimonense 4x3 Moreirense (16:00h)
Paços de Ferreira 2x0 Chaves (16:00h)
Benfica 2x0 V.Guimarães (18:15h)
Braga 1x0 Sporting (20:30h) - gol de Raul Silva aos 42 da etapa final e que afasta os leões da disputa do título e em risco de perder o terceiro lugar para o Braga, que com 64 pontos está a 1 ponto do Sporting, que por sua vez com 65 pontos está atras de Porto com 70 (embora com um jogo a menos) e Benfica com 71.
A jornada só termina na segunda-feira (02/04), quando as 20:00h o Belenenses receberá o Porto.
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Benfica
André Horta, meio-campista da seleção sub-21 que o Benfica comprou por 400 mil euros junto ao V.Setúbal em 2016 e atualmente atuava por empréstimo no Braga, foi negociado pelos encarnados com o Los Angeles da MLS por 5,6 milhões de euros, devendo rumar aos Estados Unidos ao final da temporada para assinar um contrato de 4 anos onde receberá anualmente 810 mil euros (67.500 mil euros mensais).